Em poucos dias, a plataforma já emitiu cerca de 200 certificados e contabilizou mais de 900 matrículas em oito cursos diferentes.
A Mitsubishi Electric, uma das maiores companhias de automação industrial do mundo, moderniza sua área de treinamentos online, como parte de sua nova missão e compromisso ao completar 100 anos de existência. Recentemente, a companhia lançou uma plataforma de aprendizagem totalmente à distância, que chega para substituir a antiga seção de Cursos Online do site, além dos treinamentos presenciais (ProTrain).
A plataforma contará com três níveis de ensino, iniciante, básico e avançado. Todos os cursos do nível iniciante são inteiramente gratuitos, com duração média de duas horas. Em breve, serão disponibilizados novos treinamentos para os níveis básico e avançado, com duração entre 4 e 20 horas, todos com emissão de certificado.
Os estudantes terão até três meses para conclusão dos cursos após a inscrição e os conteúdos podem ser acessados de computadores ou dispositivos móveis.
Os temas do nível iniciante incluem as 7 linhas principais de produtos da companhia, como Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), solução Interface homem-máquina (IHM), Inversor de Frequência, Servo Acionamento, Dispositivos de baixa tensão, Gerenciamento e medição de energia e Robô industrial
De acordo com Fabiano Lourenço, vice-presidente da Mitsubishi Electric do Brasil, um dos entraves para a consolidação da Indústria 4.0 no Brasil é a falta de mão de obra qualificada. "As soluções e tecnologias de automação vieram para melhorar a eficiência dos processos no chão de fábrica, mas carecem de profissionais que consigam avaliar e usar dados de IoT, Inteligência Artificial e Big Data a favor da produção", avalia o executivo.
"A plataforma é uma oportunidade acessível e rápida de obter qualificação e melhorar as chances de uma boa recolocação profissional, em um cenário de alta demanda e poucas ofertas realmente atrativas", conclui o executivo.
A Mitsubishi Electric investe constantemente em inovação tecnológica para capacitar estudantes e profissionais de diversas áreas e níveis que se interessem pelo universo industrial. A empresa capacita, todo ano, cerca de 1.000 profissionais por meio de seus treinamentos e esse número deverá saltar consideravelmente com a nova plataforma. Para se inscrever, acesse mitsubishielectric.com.br/cursosonline
Sobre a Mitsubishi Electric Corporation
Com quase 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou receita de 4.462,5 bilhões de ienes (US$ 41,4 bilhões*) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2020. Para obter mais informações, visite: www.mitsubishiElectric.com
* Com uma taxa de câmbio de 107,70 ienes para o dólar americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 11 de maio de 2020.
Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil
No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.
PoCA completou dois anos em julho, com mais de 100 mil usuários
No mês de julho, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) comemorou dois anos de existência do Portal de Cursos Abertos (PoCA) e do site Inovaeh - Espaço de Apoio ao Ensino Híbrido. Nesse período, o PoCA alcançou mais de 100 mil usuários cadastrados, do Brasil e do exterior. Com a pandemia de Covid-19 e a prática do ensino e da formação a distância, o número de acessos ao PoCA também aumentou.
"Observamos que houve um salto de inscrições nesses últimos meses. Também reforçamos as divulgações dos cursos em vários canais e possivelmente isso gerou um aumento na procura", afirmam as pedagogas da Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas (CIPeF) da SEaD, Cleide Araújo, Ana Paula Rodrigues, Priscila Bianchi e Maria Angélica Zanotto, que coordena a equipe.
Segundo elas, na UFSCar, professores têm procurado o PoCA especificamente para planejarem suas atividades no formato remoto. "Além disso, recebemos diversas manifestações de outras universidades que querem firmar parceria conosco para poderem utilizar os cursos do PoCA nas formações de professores, alunos e colaboradores", destacam.
O PoCA oferta cursos gratuitos, na modalidade a distância, destinados à comunidade acadêmica e ao público em geral, com certificação, também gratuita. No momento, estão sendo oferecidos 42 cursos, distribuídos nas áreas de Docência em EaD, Educação, Gestão, Informação e Comunicação, Inclusão e Acessibilidade, Matemática, Sustentabilidade, e Tecnologias na Educação.
O Portal conta com mais de 103 mil usuários cadastrados de diferentes países, entre eles Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Tailândia, Índia, México, Chile e Moçambique. Até o final de julho, foram gerados 77.500 certificados. Atualmente, o curso de destaque nas redes sociais, com maior número de compartilhamentos, é o recém-lançado "Tradutor intérprete de Libras: prática e formação profissional". Já os cursos mais acessados são "Introdução aos estudos da Língua Brasileira de Sinais", com 10.677 usuários cadastrados, e "Educação Especial: histórico, políticas e práticas", com 9.308 cadastros. "Os cursos da série 'Docência em EaD' - Introdução ao Moodle; Planejamento pedagógico de disciplinas; e Desafios da avaliação - também estão no ranking dos mais procurados, em função do momento pelo qual estamos passando, que exige formação e capacitação dos professores, não somente da UFSCar, mas de todo o País", contam as pedagogas.
Inovaeh
Já o Inovaeh é um site (https://inovaeh.sead.ufscar.br) que funciona como um espaço de apoio ao ensino híbrido, com cursos e materiais sobre abordagens híbridas e práticas pedagógicas apoiadas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
"No Inovaeh preparamos um espaço, chamado Covid-19, onde disponibilizamos uma série de materiais destinada a docentes, estudantes e demais interessados, buscando apoiá-los em suas atividades de ensino e aprendizagem. Há orientações aos docentes para boas práticas no uso de TDIC e sugestões aos estudantes para organização dos estudos com essas tecnologias", explicam as pedagogas da SEaD.
Ambas as iniciativas - PoCA e Inovaeh - surgiram por meio de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). "Inicialmente, pensamos em um site, o Inovaeh, que hoje funciona como esse espaço de apoio ao ensino híbrido", dizem Araújo, Rodrigues, Bianchi e Zanotto, que tiveram a ideia de ofertar cursos também em outras áreas do conhecimento. "Essa ideia foi crescendo e começamos a discutir entre a equipe onde esses cursos ficariam abrigados e concluímos que o ideal seria criar um portal aberto", relembram. Assim, nasceu o PoCA, a plataforma que hospeda, além dos cursos do Inovaeh voltados ao ensino híbrido, formações em várias outras áreas.
Novas propostas
O recebimento de novas propostas de cursos no PoCA segue fluxo contínuo. "Estamos recebendo propostas das mais diversas naturezas, de docentes da UFSCar e de outras universidades que, especialmente em função da pandemia, entendem que esse período é propício para incentivar formações em temas específicos e que não exigem pré-requisitos", diz a equipe da SEaD.
Para enviar propostas, é necessário acessar o site (poca.ufscar.br) na opção "Como propor cursos", ler o regulamento e preencher as informações solicitadas. Caso necessário, a SEaD oferece apoio na produção de materiais didáticos, criação de banco de questões, edição da sala virtual no Moodle, além de suporte e orientação durante todo o processo de propositura.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail contato@poca.ufscar.br. Além de docentes e técnico-administrativos da UFSCar, podem propor cursos servidores de outras instituições de Ensino Superior públicas e privadas.
]]>Com o objetivo de cooperar para o desenvolvimento dos profissionais da construção civil e de colaborar para a transformação digital do setor, a Amanco Wavin ( amancowavin.com.br), marca comercial da Wavin ( wavin.com), uma das maiores empresas mundiais em tubos e conexões, e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) lançam, a partir de 14 de setembro, um curso gratuito sobre o uso da metodologia BIM em projetos hidráulicos. A expectativa é de que 1000 alunos sejam capacitados em todo o país, até o fim do ano.
Chamado de "Projeto de hidráulica com as bibliotecas BIM Amanco Wavin", o curso foi desenvolvido pela Wavin em parceria com o time técnico do SENAI. Todas as aulas serão realizadas no formato on-line e são direcionadas para projetistas, arquitetos, engenheiros e estudantes que estejam em busca de uma solução em BIM para projetos de redes hidrossanitárias. Ao todo, o curso tem duração de 15 horas e estará disponível na plataforma Mundo Senai (http://loja.mundosenai.com.br/…/projeto-de-hidraulica-com-a…). As inscrições para participar do curso devem ser feitas neste mesmo link.
"Nós da Amanco Wavin acreditamos que o investimento em capacitação profissional é a melhor forma de apoiar a sociedade. Profissionais mais preparados garantem excelência no serviço prestado, que resulta em consumidores satisfeitos e valorização do mercado", diz Fábia Guerra, gerente de Marketing da Wavin no Brasil.
O gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado, avalia que o curso será uma excelente oportunidade, especialmente por causa do decreto federal que estabelece a utilização da ferramenta em obras de engenharia realizadas pela administração pública federal, a partir de janeiro de 2021. "O profissional que dominar essa metodologia certamente estará na frente no setor da construção civil", explica Morgado, destacando que "essa ferramenta permite estimar preços e prazos, além de reduzir erros por meio de detecção de interferência de elementos construtivos, garantindo economia, ganho de produtividade e transparência nos gastos".
Sobre o BIM
A metodologia BIM é o futuro dos projetos de engenharia porque simula a obra real em 3D agregando inteligência e, com isso, colaborando para a precisão do projeto.
Para aplicar os produtos da marca em um projeto hidráulico, basta acessar gratuitamente o link http://bim.amanco.com.br/pt/Paginas/default.aspx e baixar as bibliotecas da Amanco Wavin. A ferramenta possui o diferencial de ser a única do mercado que reconhece, de forma automática, o ambiente que está sendo projetado e recomenda quais tubos e conexões devem ser utilizados.
"Nossas bibliotecas permitem a inserção de tubos e conexões nos softwares de planejamento, com medidas e atributos reais. Além disso, foram criadas com todas as funcionalidades requeridas para trabalhar adequadamente sob a metodologia BIM, oferecendo um ambiente amigável para projetistas de redes hidrossanitárias", finaliza Fábia.
Sobre a Wavin
A Wavin é fornecedora de soluções inovadoras para o setor de construção e infraestrutura em vários continentes. Com mais de 60 anos de experiência, a empresa está preparada para enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo em fornecimento seguro e eficiente de água, saneamento e higiene, cidades resilientes ao clima e melhor desempenho na construção.
A Wavin tem como foco criar mudanças positivas no mundo e está comprometida em construir ambientes saudáveis e sustentáveis. A empresa se relaciona e colabora com os líderes das cidades, engenheiros, empreiteiros e instaladores, a fim de ajudar a tornar as cidades preparadas para o futuro e as construções confortáveis e eficientes em termos de energia.
Com mais de 12.000 funcionários em mais de 40 países, a Wavin faz parte da Orbia, uma comunidade de empresas unidas por um objetivo comum: melhorar a vida ao redor do mundo.
Sobre a Amanco Wavin
A Amanco Wavin (amancowavin.com.br) é uma das marcas comerciais da Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC, em 1955, em Zwolle, na Holanda. Hoje está presente em mais de 40 países e é líder na fabricação e no fornecimento de tubulações plásticas. Lançada em 2006 no Brasil, tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, produzindo produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial e de infraestrutura.
Foto: divulgação
A iniciativa visa capacitar os participantes e aplicar a metodologia para cocriação de ideias inovadoras com foco em saneamento.
Na semana em que completa três anos de atuação, a Iguá Saneamento abre inscrições para o curso online e gratuito de Design Thinking. A metodologia praticada nas startups e empresas mais inovadoras do mundo será apresentada em três encontros online durante o mês de agosto. “Avaliar os desafios e desenvolver soluções de forma ágil com foco no cliente são atitudes que valorizamos e promovemos através do DNA Iguá. Com o curso, queremos alcançar pessoas interessadas em trabalhar essa habilidade e trazemos a provocação adicional de pensar ideias que ajudem o setor do saneamento, tão essencial à melhoria econômica e social do país”, explica Péricles Weber, diretor de Operações, Clientes & Transformação da companhia.
A iniciativa será realizada em parceria com a aceleradora Organica, empresa que atua na condução de projetos que vão desde Marketing Performance até Cultura Organizacional, passando por Branding, Produto, Inovação, Pessoas e Gestão. Pautada no mindset lean e nas ferramentas ágeis, o time da Organica guiará os participantes na prática do Design Thinking para a criação de ideias sob medida, sem formalidades e gerando resultados imediatos. Ao final do curso, os alunos se dividirão em grupos e apresentarão um vídeo pitch de no máximo três minutos, no qual eles aplicarão os conceitos e técnicas aprendidos em desafios propostos nas mentorias.
O curso integra a agenda de inovação da Iguá, que este ano será pautada pela valorização do saneamento e pela criação de mecanismos que impulsionem o seu desenvolvimento.
Poderão participar pessoas acima de 18 anos que atuam em setores como negócios, marketing, engenharia, tecnologia, logística, designer, saneamento, saúde ou áreas correlatas. As inscrições estão abertas até 31 de julho. A lista dos participantes selecionados será divulgada na terça-feira, 4 de agosto, nos canais digitais da Iguá.
Serviço:
Curso de Design Thinking Iguá Saneamento
Inscrições: de 21 a 31 de julho
Link de inscrição: https://forms.gle/wCWKhoZtiRWLwmELA
Aulas: 11, 18 e 25 de agosto de 2020, das 18h30 às 21h
Número de participantes: limitado a 42 pessoas
Gratuito
Aulas serão online durante a pandemia do Coronavírus. Inscrições estão abertas.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para a formação de turma em São Paulo dos cursos de especialização em Certificação e Licenciamento Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Recursos Naturais. Em decorrência do Coronavírus, as aulas inicialmente serão online, até o fim da pandemia de Covid-19, e a primeira atividade está programada para o dia 25 de abril.
O objetivo dos cursos é compartilhar conhecimentos em gestão tendo como foco a sustentabilidade, uma vez que a demanda contemporânea por produtos e serviços que utilizam recursos naturais exige uma responsabilidade socioambiental cada vez maior das instituições públicas e privadas e dos profissionais que nelas atuam.
Os cursos oferecem disciplinas com tópicos em economia, certificação e licenciamento ambiental, planejamento ambiental participativo, gestão de recursos, gestão de projetos e negócios, entre outros. O corpo docente é formado por professores doutores da UFSCar que atuam na área de sustentabilidade, além de especialistas e profissionais com reconhecida competência no setor.
Podem se inscrever formados em nível Superior que desejam conhecimentos para planejar, gerenciar e aprimorar a gestão de organizações, considerando simultaneamente questões ambientais, sociais e econômicas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.mbagas.ufscar.br até o dia 8 de maio (mesmo com o início previsto para 25/4). Cada curso tem a duração de 12 meses, com aulas presenciais em sábados alternados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Os encontros presenciais ocorrerão na cidade de São Paulo (Av. Paulista, 509).
Mais informações sobre os cursos e as inscrições estão disponíveis no site www.mbagas.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail mbagas.sp@ufscar.br e pelo WhatsApp (11) 99381-0345.
]]>Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas no processo seletivo para uma bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com ingresso a partir de março.
A seleção é destinada a candidatos com título de doutor em Computação ou áreas afins que possam se dedicar exclusivamente a pesquisas científicas em uma das linhas do PPGCC-So: 1. Computação Científica e Inteligência Computacional e 2. Engenharia de Software e Sistemas de Computação. A bolsa tem valor mensal de R$ 4,1 mil, com duração de 12 meses, podendo ser renovada por igual período.
As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro exclusivamente pelo e-mail ppgccs@ufscar.br, com assunto "PNPD: Inscrição", encaminhando a documentação exigida, conforme instruções do edital. O resultado será divulgado no dia 19 de fevereiro. O edital e mais informações estão no site do PPGCC-So (www.ppgccs.net/?page_id=3459). Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail de inscrição.
]]>
Portal de Cursos Abertos oferece formações em diversas áreas
O Portal de Cursos Abertos (PoCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com 24 opções de cursos gratuitos, oferecidos na modalidade a distância, destinados à comunidade acadêmica e ao público em geral, com certificação, também gratuita, ao participante.
O PoCA pode ser acessado no endereço eletrônico poca.ufscar.br, onde já estão disponíveis formações em temas como jogos musicais; design gráfico; acessibilidade arquitetônica; gestão de riscos corporativos; educação para a sustentabilidade; uso de aplicativos como recurso pedagógico, ensino híbrido, entre outras, com carga horária variando de duas a 20 horas.
A iniciativa é fruto dos esforços da equipe da Diretoria de Inovações Pedagógicas e Formativas (DIPeF) da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar, formada por Cleide Araújo, Ana Paula Rodrigues e Priscila Bianchi e pela coordenadora Maria Angélica Zanotto.
O PoCA nasceu de um outro projeto - o Inovaeh (inovaeh.sead.ufscar.br), um site que funciona como um espaço de apoio ao ensino híbrido, com cursos e materiais sobre abordagens híbridas e práticas pedagógicas apoiadas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
Faça já seu cadastro no PoCA: http://poca.ufscar.br/cursos/login/index.php.