Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Indústria/Tecnologia Portal Brasil Engenharia, Notícias da Construção Civil, Indústria, Energia, Máquinas e Transportes. http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia Tue, 01 Apr 2025 02:51:46 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-br Vedacit inaugura Centro de Distribuição em Itatiba http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18895-vedacit-inaugura-centro-de-distribuicao-em-itatiba http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18895-vedacit-inaugura-centro-de-distribuicao-em-itatiba Vedacit inaugura CDVedacit inaugura Centro de Distribuição em Itatiba
O espaço faz parte do projeto de expansão da empresa na cidade
Líder no mercado de impermeabilização, a Vedacit inaugura o Centro de Distribuição, que faz parte da primeira etapa do processo de expansão da indústria em Itatiba, no interior do Estado de São Paulo. O local já abriga a mais moderna fábrica da América Latina em produção de mantas asfálticas.
O novo Centro de Distribuição, assim como a fábrica, tem padrão Green Building, seguindo as diretrizes para a busca pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional de orientação ambiental, utilizado em mais de 160 países, para incentivar a transformação dos projetos e obras com foco em sustentabilidade.
Com investimento de R$ 210 milhões, a migração da fábrica de São Paulo para a Itatiba tem como objetivo sustentar o crescimento da Vedacit, reduzir os custos operacionais, em cerca de R$ 17 milhões até 2030, além de contribuir com a estratégia de sustentabilidade na área industrial. A capacidade produtiva mensal terá um aumento de 140%, indo de aproximadamente 8 mil toneladas atuais para mais de 20 mil toneladas após a conclusão.
Klaus Gutierrez de Carli, executivo de Operações da Vedacit, chama a atenção para a importância das pessoas neste processo de expansão: “a dedicação e o empenho dos colaboradores foram fundamentais para a conclusão da primeira etapa da nossa expansão, com a inauguração do Centro de Distribuição”, ressalta.
Para o processo de migração, a área de Gente e Gestão desenhou um plano sobre vagas e mobilidade dos profissionais e as operações não serão terceirizadas. “As pessoas são a nossa prioridade. Fizemos um planejamento detalhado para fazer a transição de forma
tranquila, pensando no bem-estar de todos os envolvidos”, explica Elizabeth Rodrigues, executiva de Gente e Gestão da Vedacit. A Vedacit espera gerar 200 novas vagas de emprego diretas, chegando a 400 indiretamente, até a conclusão.
O projeto de expansão está em sinergia com a Jornada de Sustentabilidade da Vedacit, observando o impacto social e ambiental de toda a operação. Recentemente, a Vedacit anunciou a certificação como Empresa B, o que atesta que atende aos altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. “O projeto traz eficiência e produtividade à empresa. Estamos investindo em equipamentos de alta tecnologia e adequando os processos às práticas sustentáveis, com redução do consumo de água, das emissões de gases do efeito estufa, o uso de energias renováveis e o tratamento de resíduos sólidos e efluentes”, afirma Klaus.
A segunda fase do projeto de expansão, que contempla a transferência das áreas industriais, tem início imediato. “Para o trabalho em equipe, a colaboração e a união de todo o time são fundamentais e, sem dúvida, é o que continuará fazendo a diferença com o início desta nova fase e para a conquista dos resultados almejados", conclui Elizabeth.
Sobre a Vedacit - 0800-833-2248
Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit, com 87 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade, sempre atenta as necessidades dos consumidores. Com o propósito de “transformar a vida de milhões de pessoas melhorando as condições de habitação, fazendo da sua casa a nossa causa”, a empresa apresenta produtos inovadores para a durabilidade e saúde das edificações e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. São mais de 100 produtos nas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda. Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas

]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Wed, 19 Apr 2023 19:57:33 +0000
Metso Outotec aumenta capacidade de fabricação de sistemas de peneiramento e amplia atendimento a cliente no Brasil http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18893-metso-outotec-aumenta-capacidade-de-fabricacao-de-sistemas-de-peneiramento-e-amplia-atendimento-a-cliente-no-brasil http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18893-metso-outotec-aumenta-capacidade-de-fabricacao-de-sistemas-de-peneiramento-e-amplia-atendimento-a-cliente-no-brasil
Metso OutotecMetso Outotec aumenta capacidade de fabricação de sistemas de peneiramento e amplia atendimento a cliente no Brasil

A Metso Outotec comemora a inauguração da capacidade ampliada de fabricação de grandes equipamentos de peneiramento em Sorocaba, no Brasil. A capacidade total de produção da unidade crescerá de 250 para 500 unidades por ano, abrangendo, entre outros equipamentos, as peneiras de alto desempenho Ultra Fine Series™ e BSE Series™, ambas com o selo de sustentabilidade Planet Positive.

Além disso, a empresa está investindo em novos recursos de fabricação de componentes para telas de peneiramento. O valor do investimento é de aproximadamente três milhões de euros, sendo que a unidade de fabricação deve estar totalmente operacional até o final de 2023. A Metso Outotec também investiu em uma nova prensa de injeção para painéis de peneiramento fabricados em borracha. Nesse caso, o aumento de capacidade será de 50%.

“O negócio de peneiramento é uma das áreas de crescimento da Metso Outotec. Esses investimentos ajudarão Sorocaba a se tornar um centro de excelência em produtos de peneiramento e fortalecerão nossa posição na América do Sul para oferecer soluções de peneiramento sustentáveis ​​e de alta qualidade para clientes, com prazos de entrega competitivos e de maneira segura, com eficiência energética”, afirma Eduardo Nilo, Presidente da Metso Outotec para a América do Sul.

“Fortalecer a capacidade de fabricação de ponta a ponta em Sorocaba nos permitirá atender melhor nossos clientes sul-americanos e a gerenciar o ciclo de vida completo do produto”, diz Eduardo Freire, vice-presidente da área de Produtos de Peneiramento para as Américas da Metso Outotec. Segundo ele, o processo integral abrange fabricação de equipamentos, reparos e serviços de manutenção, produção de sistemas de peneiramento e conhecimento de engenharia de produto de peneiramento.

A fábrica de equipamentos de peneiramento e a nova unidade fabril empregarão cerca de 35 pessoas.

Já a unidade de Sorocaba, um dos maiores polos de manufatura e serviços da Metso Outotec no mundo, atende a clientes de mineração e agregados, empregando aproximadamente 1.700 pessoas.
Além disso, a nova instalação de peneiramento permitirá que a Metso Outotec atenda e recondicione grandes equipamentos com as tecnologias HPGR e HCR, de forma a atender as crescentes necessidades dos clientes de mineração para manutenção de equipamentos pesados.

A Metso Outotec oferece uma ampla gama de soluções e serviços de peneiramento projetados para suprir as especificações e necessidades regionais. Descubra mais sobre a oferta de peneiramento e a abordagem Planet Positive em nosso site.

Sobre a Metso Outotec
A Metso Outotec é pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções e serviços de ponta a ponta para as indústrias de agregados, processamento de minerais e refino de metais em todo o mundo. Ao melhorar a eficiência energética e hídrica de nossos clientes, aumentando sua produtividade e reduzindo os riscos ambientais com nossa experiência em produtos e processos, somos o parceiro para mudanças positivas. A Metso Outotec está comprometida em limitar o aquecimento global a 1,5°C com Metas Baseadas na Ciência.
Com sede em Helsinque, Finlândia, a Metso Outotec emprega mais de 15.000 pessoas em mais de 50 países e suas vendas para 2021 foram de cerca de 4,2 bilhões de euros. A empresa está listada na Nasdaq Helsinki. mogroup.com

]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Thu, 13 Apr 2023 20:13:22 +0000
Fluke Calibration anuncia nova linha de Calibradores Multiproduto http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18882-fluke-calibration-anuncia-nova-linha-de-calibradores-multiproduto http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18882-fluke-calibration-anuncia-nova-linha-de-calibradores-multiproduto Calibradores FlukeFluke Calibration anuncia nova linha de Calibradores Multiproduto
Os Calibradores 5560A, 5550A e 5540A possuem fácil utilização e cobrem uma carga de trabalho abrangente, além de apresentar um único terminal de saída e a conectividade do software de gerenciamento de calibração MET/CAL™
Levando em consideração a importância da calibração para garantir equipamentos cada vez mais precisos, a Fluke Calibration acaba de anunciar ao mercado brasileiro sua nova linha de calibradores multiproduto, os quais atendem às demandas atuais de calibração para equipamentos modernos e permitem que os técnicos calibrem mais dispositivos com um único calibrador e com maior precisão. A nova série abrange o Calibrador Multiproduto de Alto Desempenho 5560A, Calibrador Multiproduto de Desempenho 5550A e o Calibrador Multiproduto 5540A.
De acordo com o Gerente de Produtos da Fluke Calibration, Osvaldo Conegundes, a exatidão, o ganho de produtividade e a cobertura da carga de trabalho exigida pelas ferramentas a serem calibradas, foram fatores essenciais considerados para o desenvolvimento dos novos equipamentos. “A nova linha de calibradores chega com o propósito de oferecer a mais ampla cobertura para as necessidades de calibração das ferramentas de teste, com o maior tempo de atividade autônomo do equipamento e a capacidade de capturar medições em escala total dos dispositivos em teste, com um único instrumento”, explica.
Os três modelos dos novos calibradores apresentam uma tela de toque colorida, com sete polegadas, a qual orienta os técnicos ao longo dos procedimentos com informações importantes exibidas em tamanho grande o suficiente para serem lidas em ambientes adversos.
Além disso, a nova linha inclui uma saída de corrente contínua de 30 A (Ampères), que funciona continuamente sem ciclos de trabalho. “Com este recurso, os novos calibradores não superaquecem, mesmo com horas de uso intenso, dispensando a necessidade de desligamentos periódicos e proporcionando menor tempo de espera e melhor rendimento nos procedimentos de calibração”, ressalta.
5560A: Calibrador Multiproduto de Alto Desempenho
Inaugurando uma nova classe de calibradores multiprodutos de alto desempenho, o carro-chefe da nova linha, 5560A fornece a mais alta exatidão e ampla cobertura para a realização das calibrações nos mais exigentes ambientes e equipamentos.
O equipamento calibra os multímetros de 6,5 dígitos mais populares, com uma taxa de incerteza de teste (TUR) melhor que 4:1, bem como alicates amperímetros de até 1.500 A. O calibrador ainda possui uma ampla variedade de tipos de termopar e um novo conector de termopar. Ambos permitem uma conexão mais simples e ampliam a cobertura de cargas de trabalho de temperatura.
Conegundes destaca que o desempenho do novo produto pode ser impulsionado se utilizado em combinação com outro equipamento. “O rendimento é ampliado ainda mais quando o 5560A é usado com o Amplificador de Transcondutância Fluke 52120A e a bobina apropriada, de modo a aumentar a saída de corrente para 6000 A, para a calibração de dispositivos de alta corrente, como as bobinas de Rogowski”, revela.
5550A: Calibrador Multiproduto de Desempenho
Este modelo é a evolução dos recursos do já existente Calibrador Multiproduto 5522A. O equipamento possui novas faixas de calibração, otimizadas para corresponder de maneira mais assertiva a carga de trabalho dos atuais multímetros digitais, em um instrumento moderno, robusto e com interface gráfica intuitiva.
Além de calibrar multímetros digitais com melhores taxas de incerteza de teste (TURs), o produto calibra alicates amperímetros de até 1.000 A e, assim como o 5560A, quando vinculado a um amplificador, tem seu desempenho expandido. “Por meio de sua usabilidade aprimorada, devido às suas interfaces gráficas e de programação remota modernas, além da proteção frontal, o 5550ª oferece toda a confiabilidade, funcionalidade e desempenho necessários para um técnico de calibração”, fortifica o especialista.
5540A: Calibrador Multiproduto
Já o novo Calibrador Multiproduto 5540A, amplia os recursos do 5502A, apresentando desempenho apropriado para calibração em laboratório ou em campo. Assim como o 5560A, este equipamento calibra os multímetros digitais portáteis mais populares, com maiores taxas de incerteza de teste (TURs) e alicates amperímetros de até 1500 A, com saída contínua de corrente.
Os avanços técnicos também incluem um aumento de faixa de corrente de 20 A para 30 A de saída contínua de corrente, reduzindo o tempo de espera durante o uso intenso. E, assim como os dois calibradores anteriores, o 5540A também eleva o desempenho ao operar em conjunto com um amplificador.
Novos recursos e conectividade para aumentar a produtividade
Distinguindo dos modelos anteriores, a nova linha teve seu terminal de saída redesenhado e, agora todos os cabos podem ser conectados de uma vez só, em apenas uma saída, a fim de realizar as calibrações com ainda mais eficiência.
Os novos calibradores oferecem também proteção contra alimentação reversa e desconexão imediata da saída nos terminais de saída para todas as funções, ajudando a proteger os circuitos internos do calibrador contra dispendiosas falhas do operador, e impedindo, consequentemente, danos acidentais e mantendo o equipamento funcionando.
Conegundes acrescenta que além de oferecer maior segurança e ergonomia, os novos Calibradores Multiproduto garantem mais produtividade, seja em campo ou laboratório, uma vez que são desenvolvidos com o software de gerenciamento de calibração MET/CAL™ e a conectividade USB. “Com esses recursos, a automação é garantida e o técnico fica habilitado a realizar muito mais processos em pouco tempo, diminuindo a taxa de erros, agilizando a documentação e transferência dos resultados e informações para uma base de dados, e assegurando maior eficiência operacional nas calibrações”, finaliza.
Sobre a Fluke
Fundada em 1948, a Fluke Corporation é líder mundial em ferramentas de teste e medição profissionais. Os clientes da Fluke são técnicos, engenheiros, eletricistas e meteorologistas que instalam, solucionam problemas e gerenciam equipamentos industriais, elétricos e eletrônicos e processos de calibração.
Fluke é uma marca registrada da Fluke Corporation. Os nomes das empresas e dos produtos reais mencionados neste documento podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários. Para obter mais informações, acesse o site da Fluke.

]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Wed, 08 Mar 2023 21:43:06 +0000
Thales fornecerá 66 estações de vigilância para o DECEA ampliar segurança em voos comerciais http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18859-thales-fornecera-66-estacoes-de-vigilancia-para-o-decea-ampliar-seguranca-em-voos-comerciais http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18859-thales-fornecera-66-estacoes-de-vigilancia-para-o-decea-ampliar-seguranca-em-voos-comerciais Estação de tráfego aéreo ADS-B da ThalesThales fornecerá 66 estações de vigilância para o DECEA ampliar segurança em voos comerciais
ADS-B (sigla em inglês para “transmissão automática de vigilância dependente”) é uma das mais modernas soluções para vigilância da aviação civil e será a primeira tecnologia do tipo instalada pela Thales na América do Sul.
Contrato com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) prevê a instalação de 66 estações em mais de 20 estados do país
Os sensores serão essenciais para otimização de tráfego, reduzindo o consumo de combustível e aumentado a segurança de passageiros, garantindo cobertura completa do espaço aéreo brasileiro acima do nível de voo 245.
A Thales, líder global em alta tecnologia de mobilidade aérea, anuncia mais uma parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo. Desta vez, para fornecer e instalar sensores ADS-B, com o objetivo de aumentar a segurança da aviação civil comercial. Trata-se uma das mais modernas soluções para vigilância do tráfego aéreo, a primeira do tipo implementada pelo Grupo Thales na América do Sul, que será instalada em cidades de mais de 20 estados brasileiros.
O ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast, na sigla em inglês), recebe informações da aeronave via transponder informando posição, velocidade e identificação, complementando a vigilância já realizada pelos radares secundários existentes e fornecendo uma quantidade maior e mais organizada de dados para os controladores de tráfego aéreo.
O sensor funciona como uma dupla checagem, premissa básica nos processos de segurança da aviação civil. Não há necessidade de interferência de piloto ou operadores de voo, e a atualização dos dados é 10 vezes mais rápida que os atuais radares. Além disso, é um equipamento pequeno, de fácil instalação e manutenção, sem necessidade de alto investimento em infraestrutura.
O contrato com o DECEA foi adjudicado à Thales depois de forte concorrência internacional, com a participação de diversos provedores de tecnologia de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM), demonstrando mais uma vez a competitividade da empresa e a confiança de longa data que a FAB tem no Grupo. Com mais de 130 radares de vigilância aérea instalados e mais de 200 NAVAIDS em operação no país, ao longo de uma parceria de 20 anos entre Thales e DECEA, a empresa também está orgulhosa de ter instalado no Brasil seu milésimo radar de vigilância aérea pelo mundo.
Ao todo, serão 66 estações instaladas. A Sutech, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de aviação, será parceira da Thales no acordo, ficando responsável pela instalação gradual dos sensores ao longo de quatro fases.
O sensor ADS-B está na lista de recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento de princípios e técnicas de navegação aérea internacional. É um tipo de tecnologia já bastante utilizada em países onde o tráfego aéreo é intenso, como nos Estados Unidos, e pode ser uma alternativa para minimizar a sobrecarga dos sistemas de radares tradicionais.
“O projeto é prova do sucesso do modelo de negócio da Thales no Brasil, trabalhando com parceiros locais para fornecer soluções competitivas. Também confirma a nossa liderança como provedores de sensores ATM e renova a nossa duradoura parceria com o DECEA”, afirma Luciano Macaferri, Diretor Geral da Thales no Brasil.
Foto: Estação de vigilância de tráfego aéreo com tecnologia ADS-B da Thales

]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Mon, 30 Jan 2023 14:29:18 +0000
CODEX lança solução digital que agiliza em até 48 horas as respostas de desastres naturais http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18837-codex-lanca-solucao-digital-que-agiliza-em-ate-48-horas-as-respostas-de-desastres-naturais http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18837-codex-lanca-solucao-digital-que-agiliza-em-ate-48-horas-as-respostas-de-desastres-naturais CODEX SOLUÇÃO DIGITALCODEX LANÇA SOLUÇÃO DIGITAL QUE AGILIZA EM ATÉ 48 HORAS AS RESPOSTAS DE DESASTRES NATURAIS
Desenvolvido inicialmente para a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, o sistema permite gerenciar áreas de risco com monitoramento e análise em tempo real das ocorrências em uma única ferramenta.
A Codex, empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, lança o Sistema de Prevenção e Resposta a Desastres Naturais. A solução auxilia na otimização de processos e integração de dados ambientais para análise, além de monitorar e gerenciar áreas de risco com ainda mais precisão e agilidade, reduzindo para até 48 horas o tempo de resposta a desastres naturais, que anteriormente era de até 60 dias. Desenvolvida inicialmente para a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, a solução foi aplicada no projeto Sistema Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (SEGIRD).
“Mais de 8 milhões de brasileiros vivem em áreas perigosas e correm grande risco enfrentando enchentes, deslizamentos, incêndios e outros desastres naturais. Nossa nova solução permite que órgãos governamentais façam a análise e o monitoramento de grandes áreas e pontos focais de risco com precisão, permitindo tomadas de decisão mais ágeis em caso de eventos ambientais”, explica Venicios Santos, diretor de Negócios da Codex.
O sistema atua em módulos atualizados em tempo real via Plataforma ArcGIS: Planos de Contingência Estadual e Municipais, Prestação de Contas, Plano de Trabalho, Plano Detalhado de Resposta, Gestão de Estoque de aquisições e doações, Sistema de Comando de Incidentes, Comunicação Social, Alertas, e Painéis de Controle.
As autoridades poderão acompanhar em tempo real as áreas mais vulneráveis em uma mesma plataforma. Os dados colhidos em visitas técnicas são inseridos no sistema por meio de aplicativos móveis durante as vistorias ou durante uma situação emergencial, como enchentes, deslizamentos, queimadas e tempestades, para provisionar as necessidades da comunidade afetada e acionar órgãos competentes. Todos os processos passam a ser digitais, facilitando tomadas de decisões antes mesmo que algum desastre aconteça, otimizando melhor os recursos.
Foto: divulgação

]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Fri, 16 Dec 2022 20:29:40 +0000
Bureau Veritas inaugura laboratório petroquímico em fortaleza http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18833-bureau-veritas-inaugura-laboratorio-petroquimico-em-fortaleza http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18833-bureau-veritas-inaugura-laboratorio-petroquimico-em-fortaleza BUREAU VERITAS INAUGURA 12 22BUREAU VERITAS INAUGURA LABORATÓRIO PETROQUÍMICO EM FORTALEZA
Nova unidade do Grupo no polo cearense será responsável por inspecionar e certificar as importações e exportações de combustíveis, metais e minerais para os mercados brasileiro, americano, europeu e asiático.
O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), inaugura Laboratório de OPM (do inglês Oil, Petrochemicals and Minerals) em Fortaleza, Ceará. A nova unidade garante a qualidade dos produtos derivados do petróleo, além de inspecionar o volume de cargas importadas e exportadas pelo Brasil e países da América do Norte, Europa e Ásia. Somente no primeiro semestre de 2022, os volumes de gasolina e diesel vendidos pelas distribuidoras de combustíveis do Ceará superaram os níveis de 2019 a 2021, com mais de 576,7 mil metros cúbicos. Apesar da alta nos preços do estado, o consumo de gasolina teve um aumento de 5,8% e o diesel registrou alta de 0,38% em relação ao ano de 2021.
“Há quase 200 anos, o Bureau Veritas contribui para a construção de um mundo de confiança por meio de rigorosos processos de controle de qualidade em diferentes setores. Nossas certificações são reconhecidas internacionalmente, dando maior confiabilidade às transações. O laboratório de Fortaleza vem ao encontro de uma demanda crescente na região por maior eficiência nas análises e inspeções, otimizando o fluxo das cargas que entram e saem pelo Porto de Fortaleza e Porto do Pecem”, afirma Guilherme Cauduro, diretor executivo de Agronegócios & Commodities do Bureau Veritas.
O novo Laboratório de OPM do Bureau Veritas realiza ensaios de alta precisão e testes laboratoriais para garantir que o produto esteja em conformidade com os parâmetros nacionais e internacionais. O Grupo certifica, por amostragem, a qualidade de combustíveis, como diesel, gasolina, etanol, biodiesel, gás liquefeito de petróleo (GLP) de acordo com as exigências da ANP e de minerais, como ferro, manganês, alumínio, e até metais preciosos como ouro, prata e platina. A unidade de Fortaleza funcionará ininterruptamente no bairro Mucuripe, polo petroquímico da capital cearense, auxiliando empresas nacionais e internacionais do setor de petróleo, petroquímicos, minerais e produtos siderúrgicos no controle de qualidade e volume de carga importado ou exportado.
O Bureau Veritas possui mais oito laboratórios de OPM próximos aos principais portos do Maranhão, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paranaguá, Espírito Santo e Pará. Somente no primeiro semestre de 2022, foram analisadas mais de 6.000 amostras, certificadas e inspecionadas para redução de riscos e aumento da confiabilidade na cadeia produtiva.
Foto: divulgação

 

]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Fri, 02 Dec 2022 16:10:50 +0000
Codex leva à COP 27 soluções de tecnologia e dados para Governos cumprirem ações previstas nos acordos climáticos http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18831-codex-leva-a-cop-27-solucoes-de-tecnologia-e-dados-para-governos-cumprirem-acoes-previstas-nos-acordos-climaticos http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18831-codex-leva-a-cop-27-solucoes-de-tecnologia-e-dados-para-governos-cumprirem-acoes-previstas-nos-acordos-climaticos Luiz Marchiori-CEO da CodexCODEX LEVA À COP 27 SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA E DADOS PARA GOVERNOS CUMPRIREM AÇÕES PREVISTAS NOS ACORDOS CLIMÁTICOS
Com mais de 180 projetos ligados às ODS da ONU desenvolvidos em 18 meses, empresa brasileira destaca-se no maior evento mundial sobre aquecimento global.
São Paulo, 23 de novembro de 2022 - Com mais de 180 projetos implementados em desenvolvimento sustentável ligados às ODS, a Codex volta à COP apresentando novas soluções de tecnologia e dados para governos cumprirem as ações previstas nos acordos climáticos. “A COP 27 é um encontro estrutural para definirmos a reação mundial à urgência climática. Muitas diretrizes são discutidas e alinhadas, mas é preciso tirá-las do plano das ideias, concretizar e mesmo acelerar sua implementação. A Codex veio à COP27 apresentar e debater soluções que permitem o avanço de governos e outras empresas na resposta às mudanças climáticas”, diz Luiz Marchiori CEO da empresa.
Marchiori apresentou o painel Uso de Tecnologia e Dados no Combate às Mudanças Climáticas, em evento que contou com a presença de representantes dos governos do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia e lideranças setoriais. O diretor de Negócios, Venicios Santos participou do painel Governança como Ferramenta de Implementação do Desenvolvimento Sustentável na Gestão Pública ao lado do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes e da coordenadora do Comitê de Desenvolvimento Sustentável da Rede de Governança Brasil em evento que reuniu cerca de 25 lideranças públicas e da iniciativa privada.
A Codex apresentou projetos durante a COP27 realizados para governos estaduais, como Rio de Janeiro, Paraná, Amazonas e Distrito Federal, além de soluções desenvolvidos pelas prefeituras de Porto Alegre e Teresina e órgãos públicos, como Ibama e Ministério da Economia. Entre as soluções apresentadas estão o Programa de Certificação de Sustentabilidade Ambiental, desenvolvido para comprovar as medidas adotas pelas empresas de Porto Alegre para contribuir com a redução dos impactos ambientais na cidade, o Monitor de Investimento, plataforma digital realizado em parceria com o Ministério da Economia com o objetivo de divulgar informações e oportunidades de investimentos sustentáveis para setores-chave da economia e o SEGIRD, desenvolvido inicialmente para a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, um sistema estadual integrado de gerenciamento de risco de desastres que auxilia na otimização de processos, fluxos e integração de dados ambientais para análise, além de monitorar e gerenciar áreas de risco em um só lugar. Além disso, a Codex também fez o lançamento do Observatório de ODS, plataforma digital implementada em projeto piloto no Estado do Rio Grande do Sul que demonstra as políticas públicas desenvolvidas pelo governo ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A solução passa a ser oferecida para outros governos que busquem acelerar respostas à urgência climática.
Com soluções de transformação digital para o desenvolvimento sustentável, a Codex atua com soluções ligadas às ODS desde sua fundação e implementou, somente nos últimos 18 meses, 39 projetos voltados a ODS Cidades Sustentáveis, 29 dedicados a Indústria, Inovação e Infraestrutura e 27 ligados a Ação Climática, além de sete ligadas às ODS Água Limpa e Saneamento e cinco em Energia Limpa para governos como do Rio Grande do Sul e Piauí. A empresa também tem projetos concretizados nas demais ODS da ONU, como Crescimento Econômico, Vida no Campo, Vida Marinha, Consumo Responsável, Paz, Justiça, Fortalecimento das Instituições, Erradicação da Fome e Erradicação da Pobreza, Redução das Desigualdades, Educação de Qualidade, Saúde e Bem-Estar, Igualdade de Gênero e na ODS Parcerias para Metas.
Foto: Luiz Marchiori, CEO da Codex

]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Fri, 25 Nov 2022 15:27:36 +0000
Seminário aborda Redução do Risco de Desastres http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18830-seminario-aborda-reducao-do-risco-de-desastres http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18830-seminario-aborda-reducao-do-risco-de-desastres Seminario codexSeminário aborda Redução do Risco de Desastres

A Codex participou do 2° Seminário Mato-Grossense sobre Redução do Risco de Desastres, com palestra de Susan Silva, gerente de Projetos da empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, e de Lucas Teixeira, consultor de Negócios. Os executivos falaram sobre prevenção e resposta rápida para acidentes ambientais, que, somente no primeiro trimestre, afetaram mais de 8 milhões de brasileiros, e sobre como imagens de satélite e de radar são auxiliares nesse serviço. A palestra dos executivos aconteceu nesta quinta-feira, dia 10, em Cuiabá.

"É preciso buscar soluções inteligentes e eficientes para reduzir os riscos de desastres ambientais e mitigar danos. Encontros como esse são uma oportunidade importante de se discutir os avanços da tecnologia de dados como aliada estratégica, mostrando o impacto positivo promovido por sistemas especializados de monitoramento", diz Susan Silva.

Sobre a Codex

A Codex é uma empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados para melhor tomada de decisões organizacionais. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a otimização de oportunidades de negócio por meio da tecnologia, da inovação e da transformação digital, a Codex atua em setores estruturais da economia do país, como Geotecnologia, Meio Ambiente, ESG, Energia e Saneamento, atendendo ao setor público e privado. Com experiência de mais de 30 anos, a Codex possui 200 colaboradores e atua em todo o país com seus cinco escritórios em São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de uma sede internacional em Houston, nos Estados Unidos. A Codex é uma empresa do Grupo Imagem, companhia brasileira que representa no país a Esri, líder global do mercado de Sistema de Informações Geográficas (GIS).

Foto: divulgação

]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Tue, 15 Nov 2022 13:28:35 +0000
BUREAU VERITAS EXPANDE ATUAÇÃO NO MERCADO DE TELECOM http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18822-bureau-veritas-expande-atuacao-no-mercado-de-telecom http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18822-bureau-veritas-expande-atuacao-no-mercado-de-telecom
BUREAU VERITAS 04-11-2022BUREAU VERITAS EXPANDE ATUAÇÃO NO MERCADO DE TELECOM
Grupo auxilia na gestão operacional de serviços de campo em telefonia, internet fixa e TV por assinatura em um setor que deve movimentar R$ 175 bilhões em 2022.
O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), amplia suas soluções em Telecomunicação com a gestão operacional de serviços de campo em telefonia, internet fixa (FTTH) e TV por assinatura. O Grupo atua na garantia de qualidade de serviços prestados pelas operadoras e ISPs, incluindo instalação e manutenção de rede e equipamentos e, com o avanço da rede 5G no Brasil, passa a integrar também serviços de instalação de ERBs/BTs (roll-outs), testes e certificação de aparelhos compatíveis com a nova tecnologia, além de inspeção em antenas e ampliação da rede óptica. Somente no primeiro semestre deste ano, foram fechados 344 milhões de contratos em Telecom no país e projeções apontam que o mercado brasileiro deve movimentar cerca de R$ 175 bilhões em 2022.
“Há quase 200 anos, o Bureau Veritas contribui para a transformação do mundo em que vivemos, apoiando seus clientes a alcançar o desenvolvimento sustentável e atingir os mais elevados padrões de qualidade. Temos extensa experiência na gestão de ativos e em operações de campo no setor de Energia e Utilities e, agora, estamos trazendo nosso olhar especializado também para o mercado de Telecom”, afirma Rafael Perez, diretor de Construção e Infraestrutura do Bureau Veritas.
A gestão operacional em Telecom do Bureau Veritas engloba todas as atividades de campo necessárias para implementação e manutenção dos serviços de telefonia, internet fixa e TV por assinatura em todo o Brasil. O Grupo atua com gestão de equipes de campo e de empreiteiras, atendimento ao cliente final, instalação, desinstalação, reinstalação, manutenção e reparo de sistemas elétricos, cabeamento, infraestrutura e facilities, além de inspeção, fiscalização e testes em redes e equipamentos. A equipe multidisciplinar do Grupo possui certificação nas diversas normas e regulamentações aplicáveis para garantir a eficácia e qualidade dos serviços contratados pelo cliente final.
À medida que o 5G avança no país, o Bureau Veritas também auxilia operadoras na ampliação da rede de cabos de fibra óptica, em auditorias de qualidade dos equipamentos e capacidade produtiva dos fornecedores, além do comissionamento de Data Center. O Grupo inspeciona todos os pontos de controle da rede, desde o início do acesso, distribuição até a conexão do cliente final. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), dois terços (66%) das conexões de banda larga fixa no Brasil são baseadas em fibra óptica, correspondendo a quase 28 milhões de contratos.
O Bureau Veritas atua no mercado brasileiro de Telecomunicações desde 2013, com design e construção, licenciamento de novos sites, avaliação e certificação de projetos, operações e manutenção, até descomissionamento e fechamento de estações e torres de celulares, TV e rádio.
]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Fri, 04 Nov 2022 17:52:38 +0000
CODEX TRAZ NOVA SOLUÇÃO EM ANÁLISE TOPOGRÁFICA E DE GEORREFERENCIAMENTO PARA O BRASIL: O PRECISION 3D http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18821-codex-traz-nova-solucao-em-analise-topografica-e-de-georreferenciamento-para-o-brasil-o-precision-3d http://brasilengenharia.com/portal/industriatecnologia/18821-codex-traz-nova-solucao-em-analise-topografica-e-de-georreferenciamento-para-o-brasil-o-precision-3d
CODEX O PRECISION 3DCODEX TRAZ NOVA SOLUÇÃO EM ANÁLISE TOPOGRÁFICA E DE GEORREFERENCIAMENTO PARA O BRASIL: O PRECISION 3D
Parceria com a Maxar garante modelos digitais de elevação mais acessíveis, ágeis e eficientes a partir de imagens de satélite de alta resolução.
A Codex, empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, traz para o mercado brasileiro o Precision 3D, que oferece modelos digitais de elevação para facilitar a análise topográfica dos elementos geográficos de áreas ambientais e urbanas. A ferramenta, derivada de parceria com a Maxar, líder de inovação na indústria aeroespacial, oferece análises de georreferenciamento e reconstituição da cobertura vegetal e infraestrutura existente. A tecnologia utiliza imagens de satélites de altíssima resolução, otimizando tempo e recursos na realização do levantamento topográfico para, por exemplo, novos empreendimentos, planejamento urbano e monitoramento de áreas de risco.
]]>
leonardo@brasilengenharia.com.br (Leonardo Moreira) Indústria/Tecnologia Thu, 03 Nov 2022 16:39:41 +0000