03/10/2012 - ABB recebe pedido de U$50 milhões para fornecer rede de energia ferroviária no Brasil
Infraestrutura de energia para aumentar a capacidade do sistema ferroviário suburbano de São Paulo
A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e automação, recebeu um pedido de mais de $ 50 milhões da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para fornecer um sistema de energia confiável e aumentar a capacidade de duas linhas de trens de passageiros na região da Grande São Paulo.
O projeto vai ajudar a aumentar a frequência dos trens que circulam nas linhas Diamante e Esmeralda, proporcionando melhor conexão entre os municípios das regiões oeste e sul da Grande São Paulo com o centro da cidade. Também ajudará na ampliação sul da linha ferroviária que mais cresce, responsável pelo transporte diário médio de 100 mil passageiros; um aumento de 36% comparado a 2010.
O crescente enfoque em meio ambiente, urbanização e a necessidade de transportar mais pessoas e mercadorias de forma mais rápida está impulsionando o desenvolvimento de redes ferroviárias nos mercados emergentes e em outras partes do mundo. A ABB é líder no fornecimento de produtos para energia e automação, sistemas e serviços que fornecem energia confiável para a infraestrutura ferroviária e material rodante. Isso inclui subestações de tração de corrente alternada (CA) e de corrente contínua (CC) e soluções de eletrificação ferroviária para o setor, fornecendo energia confiável para os trens, metrôs e redes de transporte de massa.
"As tecnologias implementadas para esse projeto vão permitir o fornecimento eficiente de energia elétrica para alimentar a expansão da rede e assegurar a confiabilidade da operação e do desempenho dessa movimentada rede ferroviária", disse Evandro Idalgo, responsável pela divisão de Sistemas de Potência da ABB no Brasil. "A ABB possui tecnologia de ponta e um forte histórico no fornecimento de soluções inovadoras para o setor ferroviário, atendendo comunidades em todo o mundo."
A CPTM tem 89 estações e seis linhas com uma extensão total de mais de 260 quilômetros (km) que fazem parte da rede ferroviária da Grande São Paulo, uma das mais movimentadas do mundo. Essa rede atende 22 municípios e transporta mais de 2,3 milhões de passageiros por dia. A operadora está aumentando substancialmente a sua capacidade de transporte, investindo na ampliação de linhas, na construção e reforma de estações, na expansão de sua frota, bem como em melhorias de infraestrutura.
Como parte do pedido, a ABB vai construir novas subestações, bem como ampliar e recondicionar várias já existentes. O principal fornecimento de produtos inclui painéis de controle de alta, média e baixa tensão, retificadores, equipamentos de controle e proteção, e sistemas de controle de supervisão. A ABB é responsável pelos estudos de sistema, projeto, engenharia, fornecimento, instalação e comissionamento. O projeto deverá ser concluído até 2014.
As subestações são as principais instalações na rede elétrica que facilitam a transmissão eficiente e distribuição da eletricidade. Incluem equipamentos que protegem e controlam o fluxo da energia elétrica. A ABB é líder mundial no fornecimento de subestações isoladas a gás e a ar, cobrindo uma variação de níveis tensão até 1.100 kV.
A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologia de automação e energia que possibilita aos clientes industriais e às concessionárias de serviços públicos melhorarem seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB de empresas opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.
S/A Comunicação