03/10/2012 - GE Power Conversion assina contrato de US$120 milhões com a Petrobras
· Contrato apoiará o programa de perfuração do pré-sal da Petrobras com a tecnologia de propulsão e energia avançada da GE
· Novo programa de perfuração semissubmersível faz parte das iniciativas da Petrobras para as atividades perfuração do pré-sal
· GE fornecerá energia e tecnologia de propulsão e perfuração para seis sondas
O Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, e sua companhia nacional de petróleo, a Petrobras, tem planos para investir US$224 bilhões em despesas de capital de 2011 a 2015 (1). Para apoiar as iniciativas da Petrobras para a perfuração do pré-sal, a GE Power Conversion foi selecionada pela Keppel Offshore & Ltd Marine, líder em projetos e construção de plataformas móveis offshore, para fornecer geração de energia elétrica e tecnologia de perfuração e propulsão. Soluções que atenderão as seis novas sondas de perfuração semissubmersíveis no Brasil.
Os sistemas elétricos da GE contribuem significativamente para o desempenho eficiente e eficaz de sondas em águas profundas na costa brasileira – local onde a confiabilidade é fundamental para as operações e, portanto, um fator-chave na decisão de escolher a tecnologia da Power Conversion.
A Keppel Offshore & Marine Ltd. anunciou recentemente a assinatura de contratos com a Sete Brasil Participações S.A. para a concepção e construção de plataformas semissubmersíveis de perfuração baseadas no design proprietário DSS™ 38E da Keppel. Com o primeiro equipamento programado para entrar em serviço no quarto trimestre de 2015, as sondas de perfuração em águas profundas vão apoiar a exploração do Brasil, estimada em 50 bilhões de barris em reservas de petróleo e gás em águas profundas.
O relatório mensal da Agência Internacional de Energia prevê que a demanda mundial de petróleo atingirá 95 milhões de barris por dia em 2016. Até 2020, se os planos de produção do Brasil forem concretizados, o País poderá suprir até 8% do fornecimento mundial de petróleo.
Um dos principais benefícios da energia elétrica a diesel e da tecnologia de propulsão da Power Conversion é a flexibilidade de instalação de componentes. Além de um projeto eficiente, há também a facilidade de criar compartimentos separados para cumprir requisitos de segurança. O controle de cabeamento dos sistemas elétricos cria uma instalação capaz de atender às mais exigentes normas do mercado. Além disso, é possível conceber um navio de modo que uma inundação ou incêndio não resulte em interrupção dos sistemas.
"A flexibilidade dos nossos sistemas significa que os operadores podem aproveitar todas as vantagens de vários níveis de redundância e convertê-los em melhor disponibilidade da embarcação, sem ter que pagar um ônus excessivo em termos de peso, espaço de máquinas e custo de equipamentos de capital", disse Paul English, chefe do Negócio Naval da GE Power Conversion. "Nossa geração de energia avançada e tecnologias, como as que estão sendo usadas neste projeto, estão sendo aproveitadas para ajudar a melhorar os processos navais e offshore para uma embarcação mais limpa e produtiva".
O Ministro de Comércio e Investimento do Reino Unido, Lord Green, que participou da missão de comércio do Reino Unido no Rio de Janeiro, falou sobre a importância do acordo: “Eu parabenizo o negócio Power Conversion da GE por garantir um novo negócio na costa do Brasil. Aumentar o número de empresas que exportam é uma parte crucial do plano do governo para crescimento”.
Partes do equipamento para as sondas serão produzidas no Brasil nas unidades fabris da GE. O equipamento da GE será entregue entre 2012 e 2016.
Desenvolvendo o pré-sal no Brasil
Este projeto permitirá o desenvolvimento do pré-sal no Brasil, que faz parte das iniciativas da Petrobras. Com uma extensão de 500 milhas por meio das baias de Santos, Campos e Espírito Santo, os campos de pré-sal do Brasil poderão produzir estimados 10 a 16 bilhões de barris. A exploração e a recuperação dessas reservas demandarão a construção de cerca de 40 novas embarcações de perfuração (navios-sonda e semissubmersíveis) entre agora e 2020.
Em setembro de 2011, a GE Energy adquiriu a Power Conversion, até então conhecida como Converteam. A GE Power Conversion aplica tecnologia em sistemas de conversão para ajudar a transformação da infraestrutura de energia do mundo. Desenvolve e fornece tecnologias avançadas de controle de processos industriais, geradores e motores elétricos, além de inversores de frequência, que contribuem para um futuro mais limpo e produtivo. Este negócio oferece produtos, soluções e serviços para diversos segmentos, tais como: Energia, Marine & Offshore, Indústria e Óleo & Gás.
(1) http://www.economist.com/node/21536570
Sobre a GE
A GE faz. Presente no Brasil há 92 anos, a GE fornece produtos, serviços e soluções inovadoras para ajudar o País a vencer seus desafios de infraestrutura e melhorar a vida das pessoas. Nós cuidamos da saúde, desenvolvemos a energia, construímos e movemos o Brasil. Acreditamos que, se dá para imaginar, dá para fazer. Para mais informações, visite o site www.ge.com/br
Agência Ideal