Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Portal Brasil Engenharia | Mão de obra qualificada na construção civil proporciona economia de até 30%

Mão de obra qualificada na construção civil proporciona economia de até 30%

16/01/2013 - Mão de obra qualificada na construção civil proporciona economia de até 30%
 
Segundo dados do Instituto da Construção, pioneiro em cursos profissionalizantes para o setor, contratar mão de obra especializada evita que pessoas que estão tocando obras ou empresas do segmento enfrentem diversos problemas como o desperdício de materiais,  falhas de execução, retrabalho e  atrasos na entrega das obras, garantindo mais qualidade e economia de até 30%
 
A falta de um trabalhador capacitado pode afetar diretamente a execução de uma obra, podendo acarretar diversos problemas às empresas do segmento e ao próprio contratante, como atrasos na entrega, gasto excessivo com materiais e perda de qualidade. Segundo o Instituto da Construção, pioneiro em cursos profissionalizantes voltados para o setor da construção civil, ao contratar mão de obra especializada, é possível obter uma economia de até 30%, principalmente por conta de uma significativa redução de gastos com materiais de construção, como areia, argamassa, cimento e tijolo. Presente desde 2011 nos principais estados brasileiros, o Instituto da Construção tem como objetivo capacitar profissionais aptos a desenvolver com competência suas funções e sobretudo conscientes a respeito do transporte, armazenamento e reaproveitamento de materiais e sobre como manter a obra limpa e organizada.
Não é só a compra de materiais de construção que impacta no orçamento das empresas e da maioria das famílias brasileiras que estão reformando ou construindo, os gastos com uma obra vão desde o projeto e planejamento, até a organização e limpeza no canteiro de obras. "Geralmente o desperdício e outros gastos acontecem pelos maus hábitos da própria mão de obra", explica David Pinto, fundador do Instituto da Construção. "Para se ter uma ideia do tamanho do problema, a cada três casas construídas, o volume de entulho produzido seria o suficiente para construir mais um imóvel.".
 
Formação de profissionais é escassa no mercado
Recente pesquisa divulgada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que somente 17,8% dos trabalhadores ocupados na construção civil frequentaram cursos de educação profissional. De 16 setores analisados na pesquisa, os com menor proporção de pessoas formadas são de agronegócio (7%), outros (13,54%) e construção civil (17,8%).
David explica que a solução para este problema são os cursos profissionalizantes que fazem com que os trabalhadores cheguem ao mercado aptos a executar seus trabalhos, conscientes e livre de vícios. "A contratação desses profissionais é imprescindível para que não haja desperdício de materiais, falhas na construção, retrabalho e atrasos na entrega das obras".
Com mensalidades que variam de R$ 99 a R$ 250, o Instituto da Construção atinge principalmente os trabalhadores das classes C, D e E, oferecendo cursos com grades modulares e flexíveis, com alternativas no período da noite e aos sábados. Ao finalizar cada curso, o aluno recebe um certificado. Entre os cursos oferecidos estão o de  Instalador de Alvenaria Azulejista e Revestidor, Gesso Acartonado, Eletricista Instalador, Pintor de Obras, Decoração Residencial, Pereirão, Paisagismo, Mestre de Obras, Jardinagem e Instalador Hidráulico. Todos eles possuem como conteúdo comum as matérias Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho (Normas NR8 e NR10) e Organização Financeira. A rede pretende ainda lançar mais 30 cursos em 2013.
 
Falta de mão de obra qualificada
Dados do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo, mostram que existe 27 mil vagas abertas e que não são preenchidas justamente por falta de capacitação. Ainda de acordo  com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), cerca de 70% das empresas do setor sofrem com a falta de profissionais qualificados. Ainda mais alarmante é o número de contratados que obtiveram formação profissional anterior: apenas 18%.
 
Sobre o Instituto da Construção
O Instituto da Construção é o primeiro centro de formação profissional do país especializado no setor de construção civil. Sediado em São José do Rio Preto, SP, o Instituto da Construção é um empreendimento da Resolve Franchising, responsável pela rede de franquias Doutor Resolve que atualmente conta com mais de 500 unidades no Brasil. Com o objetivo de oferecer qualificação a profissionais de diferentes áreas, o Instituto possui em seu portfólio os cursos de Instalador de Alvenaria Azulejista e Revestidor, Gesso Acartonado, Eletricista Instalador, Pintor de Obras, Decoração Residencial, Pereirão, Paisagismo, Mestre de Obras, Jardinagem e Instalador Hidráulico. Todos os cursos do Instituto da Construção são baseados em matérias com aulas práticas e teóricas, dividas em módulos independentes e flexíveis, oferecendo praticidade e versatilidade de horários aos alunos. Os cursos possuem como conteúdo comum as matérias Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho (Normas NR8 e NR10) e Organização Financeira.
 
Atitude Press Assessoria em Comunicação