Vports amplia em 70% a capacidade de receber navios Panamax no Porto de Vitória (ES)
O complexo portuário de Vitória, operado pela Vports, ampliou sua capacidade operacional e, agora, poderá receber navios de até 83 mil toneladas, aumentando em 70% a quantidade de embarcações do tipo Panamax capazes de acessar o canal do porto.
A alteração é fruto de estudos realizados pela Vports que, somados à dragagem recém finalizada – com investimentos na ordem de R$ 30 milhões -, vão permitir o aumento do potencial de movimentação de cargas.
Antes, o chamado DeadWeight (DWT), medida que determina a capacidade máxima de carga que pode ser transportada, era de 70 mil toneladas.
O trabalho foi realizado pela Vports com o objetivo de aumentar a capacidade logística portuária do Espírito Santo, habilitando o Porto de Vitória para receber navios de maior capacidade.
A mudança permitirá o atendimento a navios graneleiros e de carga geral, com maior eficiência, maior consignação e, consequentemente, menor custo por tonelada transportada.
Segundo o diretor comercial da Vports, Pedro Benevides, a ampliação da capacidade de movimentação de navios representa uma expansão significativa para a competitividade do estado, oferecendo alternativa estratégica para rotas de longo curso e operações de grande escala. “Nossos investimentos em modernização, melhorias na infraestrutura portuária e, agora, este importante avanço de aumento do porte bruto vão permitir um incremento em nossa capacidade de movimentação de carga”, destaca.
“Desde que assumimos a concessão, demos grandes passos em prol da modernização e da infraestrutura portuária, garantindo eficiência e agilidade às nossas operações. Junto com as empresas parceiras, fizemos investimentos da ordem de R$ 580 milhões em melhorias. E é isso que mostramos na feira, para atrair novos parceiros, viabilizar novos negócios e demonstrar todo potencial logístico do Espírito Santo”, afirma o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
*Navio Panamax – Navio Panamax que atendam os limites de 245m de comprimento (LOA) e 32,5m de boca (largura)
O que é deadweight (DWT)?
Também conhecido como peso morto do navio, é a medida da capacidade máxima de carga que um navio pode transportar. Essa medida é expressa em toneladas e inclui tudo o que o navio leva além do seu peso estrutural (excluindo esse), como contêineres, combustível, provisões (alimentos, insumos), tripulação, passageiros e lastro (água usada para balancear o navio).
Foto: divulgação