Nova estação do Metrô-SP adota bloqueios motorizados
19/11/2014 - Nova estação do Metrô-SP adota bloqueios motorizados que detectam velocidade dos usuários
  Tecnologia de ponta desenvolvida pela empresa Digicon está instalada na Estação Fradique Coutinho
Tecnologia de ponta desenvolvida pela empresa Digicon está instalada na Estação Fradique Coutinho
A Digicon é a responsável pelos novos bloqueios motorizados com portas deslizantes instalados na Fase 2 da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo. Ao todo, são dez equipamentos dos modelos Slide 500 e Slide 900 presentes na Estação Fradique Coutinho, além de 38 terminais de controle de acesso de portas, que fazem parte do escopo do contrato. A nova estação é a primeira a ter este equipamento, com altura da porta mais baixa, proporcionando maior mobilidade aos usuários.
O diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho, comenta que nesta solução as portas funcionam automaticamente e cada bloqueio é composto de um conjunto de sistemas eletrônicos que detectam a velocidade de locomoção do usuário. “A porta abre após a validação do cartão do usuário, fechando-se após a sua passagem. Essa funcionalidade visa inibir tentativas de fraude. Com corredores de passagem mais largos, os portadores de necessidades especiais também ganham acessibilidade com mais espaço para locomoção e maior independência”, explica.
Além da Fradique Coutinho, o projeto na Fase 2 também contempla o Sistema de Controle de Arrecadação de Passageiros (SCAP) e mais 50 bloqueios a serem instalados nas novas estações: Higienópolis/Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo/Morumbi e Vila Sônia. Esse sistema inteligente com tecnologia desenvolvida pela empresa brasileira já foi utilizado por mais de 340 milhões de passageiros do Metrô de São Paulo, desde a sua entrada em operação há dois anos.
Na Fase 1 já estão operando 112 bloqueios, dispositivos de contagem eletrônica nas linhas de integração e terminais de controle de acesso às salas técnicas, para as seis estações (Luz, Butantã, Pinheiros, República, Faria Lima e Paulista).
 
foto: divulgação
Moglia Comunicação




