15/10/2015 - Linha 6-Laranja avança com a inauguração de fábrica de 40 mil m² em Perus
  Mais de 300 funcionários produzirão 7,3 mil anéis de concreto, usados para revestir os 13 km de túnel da linha
Mais de 300 funcionários produzirão 7,3 mil anéis de concreto, usados para revestir os 13 km de túnel da linha
A aguardada Linha 6-Laranja de metrô, que interligará a Brasilândia a São Joaquim, começa a ganhar forma. Uma das provas disso é a inauguração da mais moderna fábrica de anéis de concreto – compostos por segmentos conhecidos como aduelas – na América Latina. Os equipamentos e moldes utilizados no processo produtivo são tecnologia de origem francesa.
Construída em oito meses, a nova unidade criou mais de 300 postos de trabalho. Um dos propósitos do projeto da Linha 6-Laranja é contribuir com o desenvolvimento local. Por isso, boa parte dos funcionários da unidade foi contratada na região de Perus.
A fábrica está localizada estrategicamente em uma pedreira, em uma área de 40 mil m², o que trouxe diversos benefícios ao projeto. A logística inbound, que traz matéria prima da pedreira para a produção das peças de concreto, é uma delas.
A região escolhida também proporciona uma vantagem logística outbound bastante interessante.  As aduelas produzidas chegam à obra pelo fácil acesso ao Rodoanel, Rodovia dos Bandeirantes e Marginal Tietê. “Conseguimos agilizar o transporte das peças e evitar o tráfego de caminhões em vias importantes da cidade. Um dos pilares do projeto é reduzir o impacto da obra no dia a dia das pessoas que moram ou trabalham no seu entorno”, destaca Nicolas Eduardo Vasquez, gerente Operacional do Consórcio CEL 6.
 
Em números:
· 15 peças fabricadas por dia;
· 7,3 mil aduelas produzidas, consumindo 165 mil m³ de concreto, 66 mil toneladas de cimento e 5 mil toneladas de aço;
· 10,2 metros é o diâmetro externo de cada anel, o interno é de 9,4 metros. E a largura é de 1,8 metro;
· 60 toneladas é o peso de cada aduela.
 
Foto: divulgação
Press Porter Novelli
 
PS.: A Revista Engenharia apresenta detalhes em sua edição de nº 626.