Neblina exige cuidados especiais dos motoristas
15/08/2012 - Neblina exige cuidados especiais dos motoristas
  Rota das Bandeiras dá dicas importantes para uma direção segura, mesmo com visibilidade reduzida
Rota das Bandeiras dá dicas importantes para uma direção segura, mesmo com visibilidade reduzida
 
Durante o inverno, principalmente nos períodos da manhã e da madrugada, é comum a formação de neblina, também conhecida pelas pessoas como serração ou nevoeiro. O fenômeno, causado por conta do choque de uma massa de ar quente e outra fria, prejudica a visibilidade dos motoristas, que precisam tomar alguns cuidados especiais para reduzir o risco de acidentes.
O gestor de tráfego da Rota das Bandeiras, José Carlos Guimarães, afirma que as primeiras medidas ao viajar sob neblina são reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo à frente. “Agindo dessa forma, o motorista evita a necessidade de uma freada brusca e reduz o risco de uma colisão traseira”.
Neste momento, é comum os vidros do carro ficarem embaçados, o que torna necessário o acionamento da ventilação ou do ar condicionado. Uma terceira opção é deixar os vidros laterais abertos.
Além de garantir as condições necessárias para a sua visibilidade, o motorista tem que acender o farol baixo para que possa ser visto pelos demais usuários que estão na rodovia. “Se o veículo tiver faróis de neblina, eles também devem ser utilizados”, ressalta Guimarães.
O gestor de tráfego dá ainda outra importante dica para a condução do veículo. “O motorista deve se orientar pelas faixas de sinalização das pistas, evitando aquelas que são usadas por ônibus e caminhões. Além disso, para trocar de faixa, é extremamente necessário sinalizar para os outros carros por meio da seta”.
Caso a neblina esteja muito intensa e, mesmo com todos os cuidados, a visibilidade não seja suficiente para viajar com segurança, o motorista deve procurar um abrigo e esperar que o fenômeno cesse.
 
A Rota das Bandeiras S.A. é uma empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos.
 
Cuidados para dirigir sob neblina:
- Reduzir a velocidade imediatamente
- Aumentar a distância do veículo da frente
- Acender os faróis baixos
- Acionar a ventilação interna do veículo
- Evitar o farol alto
- Se guiar pelas faixas de sinalização da pista
- Evitar transitar nas mesmas faixas utilizadas por ônibus e caminhões
- Não parar no acostamento
- Não ligar o pisca-alerta
- Procurar um abrigo em caso de neblina muito intensa e esperar o fenômeno passar
 
Foto: Divulgação
COMUNICAÇÃO+




