Knauf do Brasil lança biblioteca BIM para sistemas em Drywall

KnaufKnauf do Brasil lança biblioteca BIM para sistemas em Drywall

Buscando acompanhar a evolução da construção civil, a Knauf do Brasil, multinacional alemã referência em construção a seco, está lançando sua biblioteca de objetos BIM (Building Information Modelling) para sistemas em Drywall Knauf. O uso da metodologia BIM no mercado da construção civil brasileira vem se expandindo há alguns anos, porém ganhou mais força recentemente com a oficialização do governo federal, através do Decreto no 9.983, da Estratégia Nacional para a Disseminação do BIM (Estratégia BIM BR).

O objetivo do decreto é promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no País tanto na esfera pública quanto privada e, a partir de janeiro de 2021, a tecnologia já passará a ser exigência nas compras do poder público.

Mas o que é o BIM? A sigla significa Modelagem de Informação de Construção e é uma representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que contém todas as informações do ciclo de vida da obra disponíveis em projeto, passando por todas as etapas, como projeto arquitetônico, estrutura, instalações hidráulicas e elétricas, análises, entre outras, formando uma base confiável para decisões durante todo o ciclo, desde a primeira concepção até a demolição.

E para auxiliar os profissionais da construção na aplicação do método BIM, a Knauf do Brasil está disponibilizando na sua biblioteca BIM as famílias de paredes simples (com uma chapa de Drywall de cada lado) e duplas (com duas chapas de Drywall em cada lado). Entre as informações disponíveis estão a tabela de consumo, que oferece os índices, por metro quadrado, de materiais (chapa, guia, montante, massa, parafuso, lã e fita isolante) e a tabela de desempenho, com altura máxima, peso e informações sobre isolamento acústico e resistência ao fogo.

“As famílias em Revit dos sistemas Drywall encontram-se com todos os seus parâmetros especificados, o que ajudará a identificar e compatibilizar as informações de forma mais rápida e precisa. Através de seus componentes, consegue-se extrair as informações desde desempenho acústico, fogo até o seu peso, o que já torna possível calcular uma estrutura mais leve para o projeto de forma mais detalhada”, explica Mariana Chagas, analista de projetos da Knauf do Brasil.

Entre as vantagem do uso da tecnologia BIM por arquitetos, engenheiros, construtoras e designers de interiores estão a otimização de prazos, maior precisão de planejamento e controle de obras, redução de erros de compatibilidade, aumento de produtividade, economia dos recursos utilizados nas obras, maior confiabilidade dos projetos, diminuição de custos e riscos, entre outros.

Para fazer o download gratuito dos objetos da biblioteca BIM Knauf para sistemas Drywall, basta se cadastrar no site www.knauf.com.br. O acesso pode ser feito por qualquer profissional.
Imagem: divulgação

Site Login