Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Portal Brasil Engenharia | Eventos

eventos

Eventos

Roda de Saneamento 2023*NESTA QUINTA-FEIRA (27), DAS 9H ÀS 12H30*
2° encontro do Programa Roda do Saneamento da ABES-SP.
Participe do encontro que reunirá, na sede da ABES-SP, cases de sucesso de empresas associadas: *Enops Engenharia, Improv Equipamentos e Fundação da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Fabhat.*
Acesse o link e faça sua inscrição: https://marketing.egoi.page/2eFe62Bn/rodadesaneamento2023
Cenário Construtivo Brasileiro 2023Pesquisa sobre setor construtivo está em circulação até 28/4
Estudo vai mapear o nível de inovação e novas tecnologias adotadas pelos setores de construção e incorporação do país.
Está em circulação a pesquisa Cenário Construtivo Brasileiro 2023. O estudo pretende mapear como as principais incorporadoras imobiliárias e construtoras brasileiras estão inovando no setor e de que forma estão adequando os projetos à Norma de Desempenho NBR 15575, que direciona à nova realidade de uso da metodologia BIM. A pesquisa está disponível até dia 28 de abril e os resultados serão divulgados em 22 de maio.
Acesse Cenário Construtivo Brasileiro 2023
Realizada pela Thórus Engenharia e Otus Engenharia, a pesquisa conta com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do BIM Fórum Brasil, da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (ABRAMAT) e da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).
Esse mapeamento do setor, que já está na 4ª edição, tem abrangência nacional e o público-alvo são os líderes e gestores que atuam em incorporadoras e construtoras, tanto na área de desenvolvimento de projeto quanto de planejamento, orçamento e obras. Metodologia BIM, norma de desempenho, gerenciamento de obras, mercado imobiliário, tecnologia e inovação, são os principais temas abordados.
“Acreditamos que todo o setor da construção se beneficia com a colaboração e troca de experiências entre pessoas, empresas e instituições, por isso reforçamos a importância da ampla participação dos profissionais. A partir dos dados e das informações coletadas criaremos um benchmark que auxiliará os gestores na tomada de decisões estratégicas”, afirma o CEO da Thórus Engenharia, Cristiano Schneider.
Os resultados da pesquisa serão informações estatísticas que servirão de insumos para que os líderes das empresas de construção e incorporação tenham conhecimento de que forma o setor está se comportando em determinados segmentos específicos, especialmente na aplicação de novas tecnologias.
Desde 2017, a ABDI tem participado do processo de difusão do BIM para a indústria da construção brasileira. A Agência entende que o BIM é uma importante ferramenta para a digitalização do segmento, que apresenta perfil tradicional e conservador em relação às novas tecnologias. O uso do BIM é fundamental por permitir o detalhamento de todas as fases da construção: identifica a necessidade específica de cada material, define os processos de cada fase, da montagem à execução da obra.
“A Unidade de Projetos Especiais da ABDI tem a missão de disseminar o uso de BIM junto aos profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção, pois nessa metodologia é possível encontrar estratégias, soluções, processos digitais, que proporcionem a redução de custos e o aumento da produtividade”, explica Leonardo Santana, analista de Produtividade e Inovação da Agência.
Sobre a Thórus Engenharia
A Thórus Engenharia é pioneira em projetos de instalações prediais em BIM no estado de Santa Catarina. Com atuação nacional, a empresa conta com mais de 7 milhões de metros quadrados projetados. Sua maior missão é proporcionar soluções técnicas inteligentes e inovadoras na construção de empreendimentos, reduzindo custos e minimizando riscos. Nesse sentido, é referência técnica no desenvolvimento de projetos hidrossanitários, elétricos, de prevenção e combate a incêndio e de instalações mecânicas, buscando estar presente nas maiores obras do Brasil.
Acesse Thórus Engenharia
thorusengenharia.com.br
Sobre a Otus Engenharia
A Otus atua na gestão de projetos utilizando tecnologia para adotar soluções inteligentes, reduzindo os riscos nos investimentos, entregando projetos confiáveis e as melhores soluções, além de uma visão estratégica para os clientes, seja pela gestão de Projetos em BIM, Consultoria de Implementação BIM ou Educação. Com mais de 2 milhões de metros quadrados coordenados com o método próprio em mais de 100 empreendimentos, a Otus está presente em 9 estados brasileiros e possui 38 clientes, sendo 3 deles integrantes do ranking das 100 maiores construtoras nacionais.
Acesse Otus Engenharia
ABES-SP SeminarioNESTA SEXTA-FEIRA, 28 DE ABRIL |
1º Seminário sobre o tema no Estado de São Paulo – Casos do Vale do Paraíba
Promovido pela ABES-SP, por meio da Subseção Cone-Leste Paulista, o evento acontecerá, de forma online, das 9h às 16h, reunindo empresas e especialistas para discutir o tema.
Confira a programação e faça sua inscrição.
Viapol realiza palestras com diversos temas durante a FEICON
Quem passar pelo estande da Viapol terá acesso ao espaço multissolução, onde haverá lançamento de novos produtos e palestras sobre diversas soluções.
A Viapol, referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para construção civil, estará presente na 27ª edição da FEICON. O evento acontecerá entre os dias 11 e 14 de abril, no São Paulo Expo (SP), na capital do estado.
Posicionada em um lugar estratégico dentro da feira, em um stand com 280m2, o time da Viapol fará palestras com diferentes temas, com duração de aproximadamente 30 minutos, e também programou demonstrações de produtos que, no dia a dia, a empresa chama de “mãos à obra”.
De acordo com a gerente de marketing, Cristiane Gottsfritz, a ideia de exemplificar na prática o uso das soluções faz parte da estratégia da empresa de aproximar cada vez mais seus clientes e profissionais da área.
“A demonstração desses produtos, na prática, tem como objetivo dar visibilidade aos visitantes de como a aplicação correta do produto pode trazer mais confiança e resultado eficaz para cada situação na obra. Além disso, o ao vivo permite que os visitantes possam tirar dúvidas e receber orientações diretamente dos profissionais da empresa, o que ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes e a estreitar laços comerciais”, explica a gerente. Todas as demonstrações ocorrerão durante o horário da feira.
Já as palestras, serão realizadas de 11h até as 16h30. Serão aboradados os temas como: vazamento na laje e piscina, bolor nas paredes, umidade, infiltrações entre outros. Para participar é importante se inscrever as vagas são limitadas. (https://www.viapol.com.br/.../curs.../palestras-feicon-2023/)
A gerente de Marketing da Viapol, ressalta a importância de fazer parte do evento, trazendo as palestras e literalmente fazendo o público colocar “a mão na massa”. “Participar de uma feira como a FEICON é uma excelente oportunidade para lançar novos produtos e soluções, além de aumentar a visibilidade da nossa empresa e estreitar o relacionamento com o público-alvo. Trazer palestras para o evento é uma forma de atrair novos clientes e também consolidar a nossa posição como uma referência no setor em que atuamos”, concluiu Cristiane.
Serviços
FEICON
Data: 11 a 14 de abril
Horário: 10:00 - 20:00
Local: Rod. dos Imigrantes - Km 1,5 - Água Funda - São Paulo Expo | SP
VI Simpósio de Engenharia Ferroviária
.Pesquisadores do Politecnico di Torino, na Itália, e do Materials Center de Leobena, na Áustria, estão na programação do VI Simpósio de Engenharia Ferroviária.
.Representantes da ABIFER e do IHHA também serão palestrantes no evento.
Com o tema “Ferrovia: inovação, eficiência e confiabilidade”, o VI Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, quarta e quinta-feira, no Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas. O conteúdo técnico da programação é o diferencial do evento, que tradicionalmente congrega palestrantes do exterior e do Brasil para tratar dos desafios do transporte de cargas sobre trilhos.
Em 2023, como palestrantes internacionais, o Simpósio contará com as participações do professor Nicola Bosso, do Departamento de Mecânica e Engenharia Aeroespacial do Politecnico di Torino, na Itália, e do professor Werner Daves, do Materials Center de Leoben, na Áustria. Bosso vai apresentar estudos sobre a dinâmica de veículo e de composições ferroviárias, no dia 17 de maio, às 10h, e Daves, por sua vez, tratará dos efeitos do desgaste na interação roda/trilho, no dia 18, às 9h40.
Protagonistas do cenário brasileiro do transporte sobre trilhos como o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, e o chairman da International Heavy Haul Association (IHHA), Antonio Merheb, também participarão da programação do VI Simpósio de Engenharia Ferroviária. No primeiro dia do evento, caberá a Abate a primeira palestra, às 9h10, versando sobre “O Novo Marco Regulatório Das Ferrovias Brasileiras”. No segundo dia, às 9h40, Merheb vai antecipar os destaques da 12ª conferência promovida pela IHHA.
Assim como em 2022, todos os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento serão publicados nos canais online do SEF com direito ao DOI, importante identificador digital de produção bibliográfica. Dos artigos submetidos ao Simpósio, oito poderão ser apresentados pelos autores na programação do evento. Destes, quatro serão premiados, sendo convidados para apresentação no IHHA, com isenção de taxas de inscrição.
Os interessados em participar do VI SEF podem se inscrever até o dia 10 de maio, em www.simposio-ferroviario.com.br. O evento é realizado em parceria com a VALE e tem as empresas AmstedRail, AmstedMaxion, Greenbrier Maxion, MRS e Rumo como patrocinadoras.
Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária
Em 2017, pesquisadores envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária em diversas universidades, se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados.
Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, em seu primeiro ano, foi encabeçado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Desde a sua criação, o grupo de instituições envolvidas cresceu e conta também com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a POLI-USP e Instituto Militar de Engenharia (IME).
VI Simpósio de Engenharia Ferroviária
MT Expo 2024M&T Expo 2024 conectará expositores e compradores de máquinas e equipamentos para construção e mineração
O mercado de máquinas e equipamentos para a construção tem perspectivas positivas para os próximos anos, após o recorde obtido nas vendas de máquinas da linha amarela em 2022. Segundo o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, foram 39,9 mil equipamentos da linha amarela (movimentação de carga) comercializadas. Essa quantidade supera em 19,6% o melhor ano obtido pelo segmento, em 2013, quando mais de 33,4 mil máquinas foram vendidas.
Para 2023, o relatório da Associação Brasileira de Equipamentos para Construção e Mineração (Sobratema), projeta um aumento de 4% nas vendas de equipamentos de linha amarela e 4% para todo o setor de equipamentos para a construção. O Estudo ainda realizou uma sondagem com construtoras e locadoras sobre o mercado de máquinas para 2024 e 59% dos entrevistados esperam o crescimento do setor.
Nesse cenário, a Messe Muenchen do Brasil prepara a 12ª edição da M&T Expo, a maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que será realizada de 23 a 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo.
O evento apresenta uma oportunidade ímpar e inédita para realizar negócios, encontrar novos parceiros e novos relacionamentos, pois integra, em um espaço exclusivo e ideal, visitantes altamente qualificados do Brasil e do exterior, que estão ávidos para conhecer o que há de moderno e tecnológico na área de equipamentos, componentes e serviços. São construtoras, locadoras, pedreiras, mineradoras, indústrias, transportadoras, investidores, representantes de prefeituras e órgãos públicos, entre outros. Na edição de 2022, foram mais de 31 mil visitantes nacionais e internacionais.
Organizada em quatro setores, a M&T Expo leva mais visibilidade aos expositores, pois facilita sua localização por parte de compradores e os clientes, que podem estabelecer rotas de visitação, a fim de aproveitar ao máximo os quatro dias de evento. Os setores são:
.Equipamentos para construção e mineração: Máquinas e equipamentos utilizados em obras de construção e mineração, obras de infraestrutura, movimentação, compactação, terraplenagem, fundação, perfuração, britagem, demolição entre outros.
.Concreto e Asfalto: Equipamentos aplicados na produção, transporte e bombeamento como centrais de concreto e asfalto, bombas, britadores, peneiras, correias transportadoras, espargimento, compactação de asfalto, pavimentação de rodovias, fresagem e reciclagem de pavimentos.
.Elevação de cargas e pessoas: Equipamentos utilizados em operações de içamento (rigging), movimentação de cargas e pessoas, utilizados em obras de construção, mineração, indústrias, portos, aeroportos e centros logísticos.
.Componentes e serviços: Componentes e peças utilizados na troca por desgaste, reparo ou na manutenção das máquinas e equipamentos de construção e mineração. Além de outros serviços como treinamento, gestão, telemetria, software e outros.
Além disso, a edição de 2024 da M&T Expo terá novamente a Arena de Demonstração, um espaço voltado para que os expositores apresentem as inovações de seus equipamentos ao vivo, simulando as condições de uso para os visitantes. Isso permitirá que os compradores conheçam toda o potencial e as funcionalidades do equipamento.
Um diferencial da feira é conectar expositores e visitantes durante 365 dias ao ano. Por meio do projeto 365, a M&T Expo promoverá diversos encontros, com o apoio de entidade parceiras, para estimular a interação entre os compradores e empresas. E, esse contato não ocorrerá somente em São Paulo, mas também em todo o Brasil e na América Latina, ao promover Road Shows por cidades e países, ofertando uma chance de se relacionar com diferentes públicos e abrir novos negócios.
Ainda nesse contexto, a M&T Expo conta com a Vitrine de Negócios, ferramenta online que conecta os visitantes em todos os momentos, antes, durante e depois da feira. O público pode encontrar produtos e ter contato com os expositores.
A preocupação ambiental também está na pauta da M&T Expo, por meio de iniciativas ESG para que os impactos ambientais com a realização da feira sejam amenizados. O evento promove coleta seletiva dos resíduos, usa energia renovável e água de reuso e faz ações para neutralização das emissões de carbono.
A M&T Expo 2024 ressaltará importância do mercado de equipamentos para construção e mineração no desenvolvimento econômico e social no país. Em 2022, a feira contou com mais de 600 marcas expositoras em 54 mil metros quadrados. Na parte de conteúdo, foram 192 horas de programação, com 52 palestrantes e especialistas participantes.
Foto: divulgação

Mais Notícias...

Página 1 de 283

Início
Anterior
1

Site Login