Evonik apresenta tecnologia para produção de asfalto mais sustentável

Aditivo de alta performance permite produção de asfalto modificado com borracha, utilizando pneus descartados. Em sua primeira aplicação no país, produto demonstra como pode melhorar o processo produtivo, a aplicação e a qualidade do asfalto.
Um dos grandes desafios urbanos, das administrações públicas e da engenharia é a manutenção da qualidade e da durabilidade da pavimentação de ruas e estradas. Disto, decorrem segurança do usuário, demanda de recursos financeiros e materiais, custos com veículos e combustíveis, condições de tráfego e sustentabilidade. A cada ano, aumenta a necessidade de asfaltos de melhor composição, que não só possuam maior vida útil como reduzam o impacto sobre o meio ambiente.
A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, desenvolveu um processo patenteado para atender a essas demandas. Trata-se da mistura do aditivo poliolefínico VESTENAMER® ao pó da borracha proveniente de pneus descartados. Ao ser misturado à massa asfáltica, a solução elimina problemas do processo produtivo, facilita a aplicação e garante melhor qualidade do asfalto modificado com borracha.
A inovação beneficia gestores e usuários de vias públicas, bem como o meio ambiente, uma vez que estimula processos de reaproveitamento de materiais. Estima-se que, a cada ano, cerca de 19,3 milhões de toneladas de pneus são descartados no mundo, aproximadamente 450 mil toneladas somente no Brasil. Com o VESTENAMER®, a Evonik contribui para o fechamento do ciclo de uma maneira mais sustentável, reduzindo resíduos, manutenções recorrentes e a emissão de carbono.
Confira o vídeo do case de aplicação do VESTENAMER® em: https://www.youtube.com/watch?v=aleivHEbdhk.
Foto: divulgação