Cursos de projetos de energia solar acontece em São Paulo

14/10/2014 - Cursos de projetos de energia solar acontece em São Paulo
 
Curso permitirá que alunos apresentem projetos sociais para o lançamento de campanhas de financiamento coletivo
 
Já estão abertas as inscrições para o Curso de Projetos de Sistemas de micro e minigeração solar, que será realizado pela Academia Solar, em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de outubro. O curso prepara profissionais para o novo mercado de autoprodução de energia elétrica, por meio da energia solar fotovoltaica, além de promover o incentivo a projetos sociais.
De forma inovadora, o curso aborda os temas mais importantes para projetar uma instalação de micro e minigeração solar fotovoltaica, conectada à rede, e suas interações com o planejamento e integração às diferentes edificações residenciais, comerciais e industriais. A dinâmica do curso permite aos alunos pensar, dimensionar, simular e instalar os sistemas de energia solar, além de analisar quais os resultados econômicos e ambientais de cada projeto.
“Nosso curso é o único que analisa a integração das tecnologias solares fotovoltaicas (energia elétrica) e térmicas (aquecedores solares de água) nas edificações, pois a combinação das duas tecnologias pode reduzir mais de 90% o consumo de energia de uma residência”. Comenta Carlos Café, um dos instrutores da Academia Solar.
As inovações tecnológicas e de negócios, bem como as regulamentações vigentes, serão abordadas em vários aspectos. Modelos de financiamento, exigências técnicas, procedimento de conexão, compensação de energia e normatização serão alguns dos temas do curso.
“Estamos preparando uma nova geração de prossumidores (consumidores-produtores) de energia, visando um futuro em que todas as casas e edifícios, de qualquer porte, gerarão energia suficiente para atender às suas necessidades energéticas. Possibilitando, inclusive, autonomia completa em relação aos sistemas convencionais de energia”. Completa Carlos Café.
A demanda por profissionais, empreendedores e consumidores capacitados para atuar no mercado de energia solar, será crescente nos próximos anos, gerando muitos empregos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado de energia solar fotovoltaica gera 10 vezes mais empregos que a média de outros setores  e, segundo dados da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), das 6,5 milhões de pessoas que trabalham com energia renovável no mundo, 2,7 milhões se concentram na área de energia solar.
O mercado brasileiro de energia solar deve avançar consideravelmente nos próximos anos em duas grandes frentes. Primeiro, devido ao leilão de energia solar que acontecerá este mês, que conta com 400 projetos cadastrados, totalizando 10.790 MW de capacidade. Em segundo, através da geração distribuída, regulamentada através da resolução 482/2012 da ANEEL, que permite a todo cidadão, empresa ou instituição, gerar sua própria energia elétrica instalando os painéis solares fotovoltaicos.
 
Projetos sociais e financiamento coletivo com os alunos
Os alunos dos cursos da Academia Solar em todo Brasil, poderão experimentar e participar de uma nova experiência. Um acordo entre a Academia Solar e a Plataforma SOLCIAL de Crowdfuding Solar, criará novos caminhos para a conscientização social e técnica da energia solar em entidades assistenciais e escolas em todo Brasil.
É uma proposta inovadora. Segundo Carlos Café, idealizador da Plataforma SOLCIAL, os alunos matriculados nos cursos serão incentivados a levar projetos reais, de entidades assistenciais ou escolas, para serem dimensionados, simulados e projetados durante e após as aulas do curso. Identificada a viabilidade técnica dos projetos, a Plataforma SOLCIAL, em conjunto com o aluno que apresentar o projeto, lança uma campanha de Crowdfunding (financiamento coletivo) para captar recursos para aquisição e instalação real de uma usina solar na entidade selecionada. “É uma inovação que trará benefícios para todos os envolvidos, pois o aluno consolida seu conhecimento, participa da campanha de crowdfunding – exercitando o empreendedorismo social – e ainda tem a oportunidade de participar ativamente da instalação do sistema de energia solar, caso a campanha atinja sua meta final”. Comenta Camila Downey, da Academia Solar.
 
Campanha em andamento
8% do valor das inscrições de todos os cursos da Academia Solar já estão sendo doados para a campanha de instalação de energia solar, já em andamento, para o Lar de Marcos, instituição que abriga centenas de crianças em Contagem, Minas Gerais. Esta, será a primeira entidade beneficiada pela Plataforma Solcial em Minas gerais. “Em duas semanas de doações já atingimos 14% da meta estabelecida para instalar uma usina solar de 5 kW para o Lar de Marcos”. Afirma Marcos Vilela, também idealizador da Plataforma SOLCIAL.
O Lar de Marcos, já se aproxima dos seus 50 anos de fundação, tendo abrigado centenas de crianças e adolescentes e tem o título de filantropia do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), sendo reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal.
“Vamos trabalhar para que o Lar de Marcos seja uma vitrine para a divulgação da ideia, para outras instituições do país, disseminando a cultura da energia solar, proporcionando economia de energia e dinheiro para beneficiar diretamente estas entidades e consolidar uma cultura de doação e compartilhamento”. Completa Marcos.
 
Visita Técnica
Como parte da programação do curso, os participantes ainda terão a oportunidade de visitar as instalações da Casa E- Basf no Sábado, dia 25. A CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF, comemorou seu primeiro aniversário em setembro deste ano e em seu primeiro ano recebeu mais de cinco mil visitantes, entre profissionais de construção, de sustentabilidade, do setor elétrico e também estudantes. A proposta é permitir que os alunos e visitantes possam ver, sentir, tocar e perceber os benefícios dos produtos de uma indústria química na construção de um espaço que utiliza produtos com foco em eficiência energética e sustentabilidade. Entre os produtos que mais chamam atenção na CasaE, estão os pisos drenantes da área externa, Elastopave, Concreto Permeável,  sistema construtivo em EPS(isopor), entre outros. Em harmonia com o tema do curso, os alunos poderão conhecer na prática o uso de painéis solares para aquecimento de água e placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica com sistema smart grid, que não usa bateria e envia o excedente de energia para rede pública.
 
Público-Alvo
O curso é direcionado aos profissionais da área de sustentabilidade, energia, arquitetos, engenheiros, eletricistas, eletrotécnicos, empreendedores, estudantes e inovadores.
Os alunos serão desafiados a compartilhar suas experiências construindo um conhecimento colaborativo.
 
Instrutor
O curso é ministrado por Carlos Café, Diretor do Studio Equinócio (Grupo SOLAREVO), empresa de Engenharia na Área de Energia Solar, idealizador do Plataforma SOLCIAL (Crowdfunding Solar) e Vice Presidente da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Engenheiro Mecatrônico com mais de 15 anos de experiência área de energia solar térmica e fotovoltaica na realização de projetos e instalações de engenharia, consultoria e treinamento.
 
Parceiros importantes
SunEdison - A SunEdison é líder mundial em tecnologia de energia solar fotovoltaica e de semicondutores, além de uma fornecedora líder de serviços de energia solar. A divisão de energia solar da empresa desenvolve, financia, constrói, opera e realiza manutenção de usinas solares fotovoltaicas em grande escala e sistemas sobre coberturas comerciais e residenciais. A empresa está presente em mais de 25 países, nos cinco continentes e, ao final de 2013, administrava mais de 1.000 usinas fotovoltaicas, que somadas totalizam uma potência superior a 2,3 GW.
Agência Renova - Agência Renova é uma empresa do segmento de soluções energéticas, que atua no desenvolvimento de serviços de projeto, instalação e manutenção de centrais térmicas de geração de água quente (aquecedores solares) e de usinas solares fotovoltaica residenciais, comerciais e industriais. Os projetos da Agência Renova estão presentes nos maiores centros urbanos do Brasil. São instituições públicas e privadas consumindo energia limpa de forma eficiente, sempre com o menor custo operacional.
Procobre - O PROCOBRE é uma rede de instituições latino-americanas cuja missão é a promoção do uso do cobre que, exatamente por suas características de condutividade elétrica e térmica, resistência mecânica, flexibilidade, resistência à corrosão e relação custo-benefício, é um metal muito utilizado em instalações de sistemas solares fotovoltaicos e térmicos representando papel fundamental na geração e transporte da “energia do futuro”. “Hoje é mais importante do que nunca projetar e operar sistemas elétricos e térmicos que não só têm a máxima eficiência possível, mas também tem o mais alto grau de segurança e confiabilidade”. Comenta Antonio Maschietto, diretor do Procobre.
 
Local e Inscrições
São Paulo - 20 a 24 de Outubro
CasaE BASF-Avenida Prof. Vicente Rao, 1195 Campo Belo – São Paulo – SP
O curso acontecerá de 20 a 24 de Outubro de Segunda a Sexta Feira de 18 as 22h00.
A visita técnica será realizada no dia 25 de Outubro das 9h00 às 11h30.
Inscrições podem ser feitas pelos sites:
http://studioequinocio.com.br/wp-content/themes/studio-equinocio/ficha_inscricao.php?link=29
http://www.eventick.com.br/microgeracao-solarsp
 
Sobre a Academia Solar - O Academia Solar possui grande experiência no Brasil e em outros países da América Latina na organização de cursos e palestras voltados para a área de energia solar térmica e fotovoltaica.  Com mais de 1000 alunos treinados pelo país nos últimos anos, a equipe de instrutores e parceiros desenvolve um conteúdo que tem em seu DNA as tecnologias da energia solar abordadas de forma teórica e prática. O conteúdo dos cursos é desenvolvido em estreita colaboração com parceiros da indústria, governo, ONGs e instituições de ensino. Cada conteúdo está sob constante revisão para garantir que ele permaneça atualizado e avalie e incorpore a opinião (feedback) dos participantes e com base nos desejos e experiência profissional dos nossos clientes.
A energia solar é um dos mercados que mais cresce e gera empregos em todo o mundo e o setor vem enfrentando o grande desafio de encontrar pessoas qualificadas com as habilidades necessárias para a correta concepção e instalação de sistemas de energia solar para projetos residenciais, comerciais e industriais.
 
Sobre a CasaE - A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.
O sistema construtivo utilizado para as paredes, foi o Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – blocos feito com Neopor - poliestireno expandido. Esta inovação, além de tornar a obra mais rápida e limpa, é responsável por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de cerca de 70%.
A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à eficiência energética, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. São plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. Todos esses materiais foram aplicados na CasaE com o objetivo de mostrar ao mercado de construção o que existe de mais moderno em termos de obra de eficiência energética.
 
Agência Renova

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login