Equipe AeroRio, do CTC/PUC-Rio, bicampeã na Classe Advanced da SAE Brasil AeroDesign, está pronta para mais uma edição da competição

22/10/2014 - Equipe AeroRio, do CTC/PUC-Rio, bicampeã na Classe Advanced da SAE Brasil AeroDesign, está pronta para mais uma edição da competição
 
Torneio acontece em São José dos Campos de 30 de outubro a 02 de novembro
 
A AeroRio, equipe carioca formada por alunos de Engenharia do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), vai participar pela quarta vez da SAE Brasil AeroDesign, sendo a bicampeã na Classe Advanced pelos últimos dois anos consecutivos. A 16ª edição da tradicional competição de projetos aeronáuticos será realizada de 30 de outubro a 02 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.
As equipes participantes passam por três etapas: relatório de projeto, apresentações e competição de voo. Os campeões da SAE Brasil Aerodesign ganharão o direito de participar da edição internacional nos EUA, a SAE Aerodesign East Competition, em 2015. Na Classe Advanced o avião pode ter no máximo 3 kg e terá que decolar, voar e pousar com uma carga de até 22 kg. Diferente dos dois anos anteriores, em que as aeronaves transportavam água, nesta edição de 2014 a carga passa a ser sólida e o material fica a critério de cada equipe. Além disso, desta vez foi liberado o uso de motores tanto elétricos quanto à combustão e o limite de cilindrada/potência foi retirado, aumentando a flexibilidade e dando mais liberdade para inovação das equipes.
A AeroRio tem como principal diferencial o método de construção dos componentes do avião, feitos em fibra de carbono. Segundo Igor Lins e Silva, capitão da equipe, foi preciso aprimorar as técnicas utilizadas para atingir a nova meta de peso vazio da aeronave. “O grande desafio está em identificar e otimizar todos os aspectos possíveis do projeto. Quando você se torna referência e fica em destaque, sempre se espera uma evolução, uma melhora. Por isso, sabemos a responsabilidade que temos em trazer mais uma vez o título para a PUC-Rio”, explica o capitão da equipe.
Nesta edição de 2014, a AeroRio está aprimorando ainda mais o seu sistema embarcado para aquisição de dados na aeronave (uma espécie de “caixa preta”, que funciona registrando tudo o que acontece em voo), sistema esse que, em 2013, garantiu à universidade uma menção honrosa na categoria Advanced.
A SAE Brasil AeroDesign 2014 contará com 95 equipes, 87 do Brasil e oito do exterior, entre elas Venezuela, México, Peru e, pela primeira vez, a Polônia. Todas as equipes são divididas nas classes Advanced, Micro e Regular. No total, são mais de 1,3 mil participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos.
 
APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login