Empreendedor e ex-aluno doutor é eleito o novo diretor executivo do IMEmpreende da USP

11/12/2014 - Empreendedor e ex-aluno doutor é eleito o novo diretor executivo do IMEmpreende da USP
 
Dr. Paulo Salem, ex-aluno do Instituto de Matemática e Estatística da USP, usará sua experiência para conectar o mundo acadêmico ao empreendedor
 
O Dr. Paulo Salem traz em seu currículo passagens pela USP e outras universidades de renome do mundo e assumiu a menos de um mês a direção executiva do IMEmpreende - um novo grupo de empreendedores do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) - onde se formou. Trata-se de uma iniciativa para (ex-)alunos e (ex-) docentes que pretende conectar pessoas dessa cultura acadêmica comum e ajudá-las em seus projetos empreendedores.
Paulo já vinha fazendo algo semelhante por conta própria há alguns anos e diz que agora, com esse respaldo institucional, especialmente com o apoio do professor titular Fabio Kon, um dos idealizadores do grupo, ficará mais eficaz, "Acredito firmemente que temos um potencial represado enorme dentro do IME, capaz de gerar produtos tecnológicos de primeira linha, mas que precisa fluir melhor. Como Diretor Executivo, é minha responsabilidade coordenar os esforços do grupo para que isso aconteça" afirma Paulo Salem.
Sua história empreendedora começou muito cedo, ainda muito jovem (por volta dos 17 anos) ele criou um aplicativo - o SmartNote - respondendo a um desafio que havia sido lançado pela revista Informática Exame (hoje Info Exame), de criar o melhor aplicativo de notas virtuais e foi o ganhador do desafio na época, mas ele não parou por ali.
Seu mais recente projeto empreendedor é o Liberalis - portal feito para profissionais liberais - que surgiu de inspiração e necessidade próprias, que trazia traços daquele adolescente criativo e que gerou uma evolução desse sentimento numa direção mais independente, " O que me leva ao empreendedorismo é o desejo de criar coisas novas e fazer melhor. De modo geral, isso significa, para mim, operar de modo independente, isto é, ter minha própria empresa" afirma Paulo e acrescenta "Acredito que é muito difícil poder realmente levar adiante projetos inovadores em empresas estabelecidas, mesmo as grandes da tecnologia, que já têm seus mapas traçados. O divertido é desenhar o próprio mapa".
Entre o primeiro aplicativo e o Liberalis, inúmeras ideias passaram pela mente do empreendedor Paulo Salem, e um projeto importante foi o Distincards, que criou junto com o então sócio na época Marcelo Hashimoto em 2005, e que o lançou em projetos na Web, "Tratava-se de um site de cartões virtuais baseados em arte, filosofia e literatura. Hoje o sistema não funciona mais, mas há uma página-memorial que mostra um pouco de como era em www.distincards.com" conta Paulo.
Paulo diz que igualmente importante é saber que ideias não levar adiante, "Eu tenho uma lista de ideias que vou aumentando ao longo do tempo. De vez em quando eu a reviso para verificar se tem algo que ainda me parece interessante. Quando algo fica na lista por bastante tempo e continua interessante, significa que talvez valha a pena trabalhar mais o item" segundo ele as ideias precisam de tempo para amadurecer e vingarem, "Tenho isso como uma disciplina, posto que minha tendência natural é me animar com qualquer nova ideia que eu tenha, para em seguida abandoná-la por algo melhor" afirma.
 
Sobre Paulo Salem - Paulo Salem, 31, é formado pela Universidade de São Paulo em Ciência da Computação e é doutor na mesma área pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris-Sud (França). Além de tecnologia, tem grande interesse nas ciências em geral, negócios, filosofia e arte. Busca empregar esses diversos aspectos de modo coeso na criação de ideias, tecnologias e produtos que promovam o progresso. Atualmente dedica-se principalmente ao Liberalis, um sistema para profissionais liberais e autônomos divulgarem-se na Web.
Sobre o Liberalis - O Liberalis (http://liberalis.biz) é um sistema online que permite a profissionais liberais e autônomos (como advogados, médicos, consultores, arquitetos, entre outros) criarem e gerenciarem seus próprios sites profissionais, através de um processo que visa ser rápido, fácil e inteligente. Foi criado por Paulo Salem, doutor em Ciência da Computação pela USP. Desde o início de março de 2013, a versão básica dessa tecnologia está disponível gratuitamente no site da empresa. Uma vez criado, o site do usuário fica acessível num endereço da forma http://liberalis.biz/nome_de_usuário
 
pitchcom

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login