CURSO: Engenharia diagnóstica em edificações

11/06/2012 - CURSO: Engenharia diagnóstica em edificações

Professores: Eng. Tito Lívio Ferreira Gomide, Engº Msc. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto e Eng° Marco Antonio Gullo

Data: 20 a 22 de junho de 2012
Início: 18h00 Término: 22h00
Local: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120
Carga horária: 12 horas

Programação
Objetivo: Fornecer conhecimentos gerais, técnicos (com comentário de normas) e práticos do desenvolvimento dos diagnósticos técnicos em edificações através das Vistorias, Inspeções, Auditorias, Perícias e Consultoria em Edificações.

Público Alvo:- Peritos de Engenharia, Assistentes Técnicos, Engenheiros Civis, Arquitetos; Profissionais da construção civil, Construtores, Projetistas, Fabricantes de produtos e serviços da construção civil.

PROGRAMA
1) Conceitos e Generalidades da Engenharia Diagnóstica
2) As Tipologias e Diferenças das Vistorias, Inspeções, Auditorias, Perícias e Consultoria em Edificações
3) Vistorias em Edificações – conceitos e generalidades, teoria e prática com apresentação de case
4) Inspeções em Edificações – conceitos e generalidades, teoria e prática com apresentação de case
5) Auditorias em Edificações – conceitos e generalidades, teoria e prática com apresentação de case
6) Perícias em Edificações – conceitos e generalidades, noções gerais, suas etapas e principais anomalias e falhas
7) Consultorias em Edificações – conceitos e generalidades, teoria e prática com apresentação de case
8) Ensaios tecnológicos
9) Prática profissional

PROFESSORES:
Tito Lívio Ferreira Gomide: – Engenheiro Civil pela FAAP em 1977, Bacharel em Direito pela USP em 1983, Perito Criminal pela Academia de Polícia de São Paulo em 1986, pós-graduado em avaliações e perícias de engenharia pela Unisanta, em 1992, especialista em Direito Imobiliário Empresarial pela Universidade Secovi, em 2010 e em Arquitetura Sustentável pela Université de Paris – Sorbonne, em 2011.
Atua como perito e professor de Engenharia Diagnóstica, Inspeção Predial, Criminalística, Avaliações e Perícias de Engenharia desde 1982, foi o primeiro coordenador do curso de pós-graduação de perícias e avaliações da FAAP, em 1996 e presidente do Ibape-sp na gestão 2006/2007. Autor de artigos e livros de Engenharia Legal, Inspeção Predial, Engenharia Diagnóstica e Grafoscopia editados pela PINI e LEUD, e palestrante de inúmeros eventos técnicos desde 1982, dentre os quais alguns do Secovi-sp, Sinduscon-sp/mg, Cobreaps, AASP, AMARJ, Instituto de Engenharia, Ibracon, Crea-es/ce/rs, Unisanta, FAAP, Universidade Mackenzie, Universidade Moura Lacerda, Universidade de Passo Fundo, jornadas técnicas em Cabo Verde e outros.
Atualmente é perito e diretor do Gabinete de Perícias Gomide Ltda, tendo realizado milhares de perícias para as mais renomadas cortes judiciais, escritórios de advocacia e principais empresas de construção civil do Brasil.É membro titular da APEJESP, Instituto de Engenharia, Ibape-sp-rs, IBDiC e do Conseil de Expertise da ONU
Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins em 1980 e Administrador de Empresas, pela Universidade Mackenzie em 1992; Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP em 2002; Mestre em Habitação na área: Tecnologia das Edificações pelo IPT - 2007; Perito Judicial e Assistente Técnico desde 1987; Membro do corpo docente do IBAPE/SP e dos cursos de pós-graduação em convênio com a FAAP e UNISANTA e MOURA LACERDA; Palestrante e ministrador de cursos, treinamento nos temas: Perícias em Revestimentos; Perícias em Edificações; Inspeção e Manutenção Predial; Engenharia Diagnóstica; Norma de Desempenho em edificações; Representante do IBAPE/SP na ABNT, na elaboração da Norma de desempenho de edificações; Secretário da Comissão de normas da ABNT- CB2 para revisão das normas: NBR 14037 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações e NBR 5674 – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção, como representante do IBAPE; Laureado com a medalha Hélio de Caires pelo melhor trabalho de Perícias do XIV COBREAP - Salvador-BA-2007: Perícias em Fachadas de Edificações – Pintura; Diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.

Marco Antonio Gullo - Engenheiro Civil, Pós-graduado em Perícias de Engenharia e Avaliações e em Administração de Empresas. Diplomado em diversos cursos de extensão em Patologias Construtivas. Carreira formada em empresas de expressão no cenário imobiliário, atuando diretamente na construção e fiscalização de edificações prediais, assim como na condução de departamento de manutenção predial. Ministrante de cursos e palestras em institutos e associações de engenharia por todo o país. Participação como consultor técnico para o Grupo Abril e Central Globo de Jornalismo. Co-autor em vários livros técnicos publicados pela Editora PINI. Assistente Técnico nos Fóruns das Comarcas da Capital e Grande São Paulo. Ex-coordenador da Câmara Técnica de Perícias em Edificações do IBAPE/SP (biênios 2006/2007 e 2008/2009).
Observações

INVESTIMENTO:
Associados do IE: R$360,00 (mensalidade em dia)
Não Associados: R$450,00

INCLUSO NO CUSTO:
(Material didático) Livro: Engenharia Diagnóstica em Edificações, coffee break, certificado e estacionamento.

OPÇÕES DE PAGAMENTO ATRAVÉS DO SITE:
• Á Vista (transferência bancária)
• Cartão de crédito (opções de parcelamento)
• Boleto (Três dias de prazo)
Depósito Banco Itaú (enviar comprovante para identificação do pagamento)
Banco 0341 / Agência 0740 / conta 49120-4
CNPJ: 61.647.483/0001-05

IMPOSTO DE RENDA
O Instituto de Engenharia é isento de retenção de IR. Por Decreto Estadual, o Instituto de Engenharia não tem obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal.
O Instituto de Engenharia é uma corporação de caráter puramente científico, cujos fins são a defesa da classe e a cooperação profissional, sem nenhum intuito lucrativo.

FREQUÊNCIA:
Será fornecido certificado de participação a quem atingir a freqüência mínima de 75%.

CANCELAMENTO DO CURSO:
O Instituto de Engenharia reserva-se o direito de cancelar ou adiar o curso, caso não atinja o número mínimo de participantes. Neste caso, mediante a comprovação do pagamento efetuamos o reembolso referente o valor integral.

CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO:
As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo, 03 (três) dias úteis antes do início do Evento. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência por fax ou e-mail.

INFORMAÇÕES:
Roseli Coimbra
(11) 3466-9253
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login