Conheça o melhor projeto urbanístico feito por estudantes no Brasil

15/12/2015 - Conheça o melhor projeto urbanístico feito por estudantes no Brasil
 
Estudantes do Rio Grande do Sul foram os vencedores do Urban21, maior concurso universitário de Urbanismo do país organizado pela revista PROJETOdesign e patrocinado pela Alphaville Urbanismo, líder nacional em empreendimentos horizontais e bairros planejados. A parceria inovadora rendeu um expressivo número de inscritos. Foram 87 equipes de 68 universidades de 16 estados e do Distrito Federal. Ao todo, 398 estudantes se inscreveram no concurso. Eles foram auxiliados por 87 professores orientadores na elaboração do projeto.
Os grandes campeões foram os estudantes Alexandre Budiner, Artur Junqueira, Karina Krein e Lucas Medeiros, do Centro Universitário Univates, de Lajeado. Eles elaboraram um projeto sob orientação do professor César Bernardes Wagner, para o Baixo 4º Distrito, uma região de 24 hectares em Porto Alegre cortada pela Avenida Farrapos e pela Rua Voluntários da Pátria. A proposta urbanística prevê ruas com áreas verdes ampliadas e espaços onde se prioriza a circulação de pedestres.
Nesta primeira edição do concurso, as equipes de universitários trouxeram um desenho urbano para uma área já existente em alguma cidade do Brasil com população superior a 300 mil habitantes.  O projeto, entre outros aspectos, levou em consideração a articulação entre diferentes modais de transporte e sua importância na configuração de áreas públicas de qualidade, em harmonia com os empreendimentos ao redor.
A comissão julgadora foi formada pelos arquitetos Elisabeth França, Carlos Leite, Marcos Boldarini, Adriana Levisky e Marcelo Willer, presidente da Alphaville Urbanismo. “A adesão que tivemos para a primeira edição do Urban21 foi surpreendente. É muito bom ver que acadêmicos do país inteiro se interessam em projetar e planejar áreas urbanas, algo que realmente precisamos em maior número no Brasil”, diz Katia Oliveira, diretora de Produto e Marketing da Alphaville Urbanismo.

Imagem: divulgação
Grupo Máquina PR

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login