ABB fornece material didático para curso de sistemas fotovoltaicos da Unicamp

11/01/2016 - ABB fornece material didático para curso de sistemas fotovoltaicos da Unicamp
 
Voltado para profissionais, estudantes e acadêmicos, curso com conceitos fundamentais da energia solar é um dos mais completos da atualidade
 
A ABB, empresa líder em tecnologias de energia e automação, acaba de firmar parceria com a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) para, a partir de abril de 2016, fornecer material didático para o curso sobre sistemas fotovoltaicos. “A ABB é uma empresa com ampla expertise em sistemas fotovoltaicos, segunda maior fornecedora mundial de inversores solares e oferece soluções de geração de energia renovável e tecnologias eficientes que possibilitam excelentes resultados. Nós vamos disponibilizar todo o conteúdo técnico para esse curso e daremos o suporte necessário para a elaboração das apresentações”, explica Giacomo Santos, responsável pelos segmentos de energia solar e eólica da ABB, na divisão de Produtos para Eletrificação. A proposta do curso é introduzir os conceitos dos sistemas fotovoltaicos, destacar sua importância em cenários de eficiência energética e sustentabilidade, bem como conceitos fundamentais, como energia solar e seus componentes.
“O objetivo do curso é propiciar uma formação em que o aluno tenha a oportunidade de adquirir e complementar conhecimentos em diversas áreas relacionadas aos sistemas fotovoltaicos, além de permitir a capacitação e atualização com as tecnologias e os componentes atuais. Esse curso é focado em geração distribuída, e voltado para profissionais que queiram se especializar”, pondera o engenheiro Hermes José Loschi, professor responsável pelo curso.
O conteúdo do curso contempla dimensionamento dos componentes e dos sistemas fotovoltaicos, com abordagens técnicas e acadêmicas sobre a importância e o desempenho de cada componente como os painéis solares, baterias, inversores, dispositivos de proteção CC e CA, cabos e estrutura de fixação.
Também serão apresentadas as aplicações convencionais dos sistemas fotovoltaicos, contextos de aplicação e conceitos para viabilidade econômica e de projetos para as concessionárias de energia.
O curso será dividido em sete módulos e lecionado em dois fins de semana. A capacitação está aberta a todos os profissionais, estudantes e acadêmicos com interesse de conhecimento na área.
 
Sobre a ABB - A ABB é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 140.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios.
 
Llorente & Cuenca

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login