FEI oferece pós-graduação em Gestão de Projetos para profissionais que almejam crescimento vertical

04/02/2016 - FEI oferece pós-graduação em Gestão de Projetos para profissionais que almejam crescimento vertical
 
Inovador, o curso de especialização PMBOK Guide tem como objetivo qualificar e capacitar profissionais para um mercado cada vez mais exigente
 
04 de fevereiro de 2016 - Subir um degrau. Esse é o termo que, após a graduação e acúmulo de experiência em determinada área, os profissionais passam a utilizar, visando reconhecimento e promoções, sejam verticais ou horizontais. Deixar de realizar funções técnicas e ser promovido a gestor, no entanto, muitas vezes tem mais a ver com novas habilidades e conhecimentos, e não somente dedicação e capacidade.
É aí que entra em cena a pós-graduação, seja buscando uma especialização, aprimoramento ou aprofundamento de bases acadêmicas. Segundo um estudo da empresa de transição de carreira Produtive, em 2015, ano em que muitas categorias tiveram dificuldades para obter reajustes, profissionais com formação complementar foram contratos com salários 21,4% maior em relação a 2014. Assim, a média salarial de contratação foi de R$ 13.804 em 2014, para R$ 17.561 no ano passado.
O Centro Universitário FEI oferece quase 30 cursos de pós-graduação latu senso, nas áreas de Engenharia, Administração e Ciências da Computação. Dentre eles, destaca-se o inovador curso de Gestão de Projetos: PMBOK Guide.
 
PMBOK – O Project Management Body of Knowledge  (PMBOK®) é um Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos, de autoria do Project Management Institute – PMI. Ou seja, é uma padronização, que tem como objetivo identificar e nomear processos, áreas de conhecimento, técnicas, regras e métodos em gerenciamento de projetos. Ele foi reconhecido em 1999 como o padrão vigente em gerenciamento de projetos pelo ANSI – American National Standards Institute.
Os conhecimentos PMBOK são aplicáveis tanto aos profissionais e acadêmicos que utilizam e desenvolvem as práticas amplamente testadas e aprovadas, quanto a quem prefira as modernas e inovadoras. O material também estabelece uma linguagem comum para a profissão, servindo de referência básica para qualquer um que se interesse por Gerenciamento de Projetos.
 
O Curso – O Prof. Dr. Edson Coutinho, especialista na área de marketing e gestão de projetos e coordenador do curso na FEI já há 5 anos, explica que os pós-graduandos têm à disposição toda a estrutura do PMBOK e, ao final dos 18 meses, no último módulo, são treinados, por meio da realização de simulados, para a prova de certificação Project Management Professional (PMP) e, assim, tornarem-se Gerentes de Projetos PMI.
“Nossa pós-graduação em PMBOK tem três grandes funções. A primeira é ensinar, na prática, sobre gestão de projetos, da concepção até a entrega final para o cliente. Em seguida, vem a gestão empresarial, na qual é passado ao aluno a importância do vínculo dos projetos com uma empresa ou instituição a que estão ligados, seus objetivos, sua missão e valores”, explica. “O terceiro e último é preparar o estudante para realizar e ser aprovado na prova de certificação Project Management Professional (PMP), se assim ele desejar.”
Na pós-graduação PMBOK da FEI, os alunos entram em contato também com noções de liderança e gestão de pessoas – fugindo, portanto, dos conhecimentos adquiridos na graduação de Engenharia. Os pós-graduandos possuem, em média, 30 anos, oscilam entre analistas e coordenadores e são profissionais que visam assumir, em breve, cargos de gestão. “O curso também os torna profissionais inter e multidisciplinares, aprendendo a gerir pessoas, projetar custos, e promover processos de melhoria de qualidade. Ou seja, tornam-se três profissionais em um só. Isso, unido à metodologia do PMBOK, é o melhor dos dois mundos.” Ressalta Prof. Edson.
O curso é voltado, preferencialmente, a profissionais que desejam conhecer, aprimorar ou construir uma carreira na área de Gestão de Projetos, a partir da metodologia do PMBOK Guide, graduados em áreas correlatas à gestão de projetos. Ou ainda empreendedores e consultores que buscam se aprofundar na metodologia, bem como profissionais que procuram um crescimento pessoal e um diferencial competitivo no mercado empresarial.
 
Primeira turma – Jefferson Figo dos Santos tem 28 anos e é formado em Ciência da Computação pela FEI. Iniciou o curso em 2011, na primeira turma, e concluiu na metade de 2012. Atualmente é Gerente de Projetos de uma multinacional norte-americana.  “Já atuava com gestão de projetos e sentia que faltava um complemento, uma base acadêmica. Além disso, queria me manter atualizado, de forma a ampliar minhas possibilidades de crescimento verticais e horizontais dentro da empresa”, conta.
“Além dos conteúdos práticos e teóricos, a troca de experiências dentro da sala de aula foi incrível. Conheci profissionais de diversas áreas do mercado e pude discutir os projetos em que cada um estava atuando”. Após a conclusão de sua pós, Jefferson prestou a prova aplicada pelo PMI e conseguiu seu certificado em PMBOK.
 
Na prática - Andressa Fidalgo é engenheira eletricista e atua há seis anos na área de Gestão de Projetos. Iniciou o curso em agosto do ano passado, quando sentiu uma necessidade do mercado. “Eu já faço gestão de projetos há algum tempo e temos diversas atuações como gerentes de projeto PMI. Sempre achei muito interessante a maneira estruturada como eles trabalham”, comentou.
“O curso não só tem me ajudado muito como tem sido um diferencial, ainda mais na FEI, que é uma instituição reconhecida. As pessoas com quem trabalho dominam os processos, mas não conseguem colocá-los em prática. Hoje, tenho o conhecimento de como é na teoria, mas consigo acertar os processos dentro da empresa e do departamento conforme as metodologias que aprendo em aula”, disse.
Saiba mais em: http://goo.gl/42Yrdm
 
Sobre a FEI - Com 74 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia, e excelência no ensino da Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
 
Core Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login