CTC/PUC-Rio oferece curso online sobre Smart Grid e sistemas de distribuição de energia elétrica

17/02/2016 - CTC/PUC-Rio oferece curso online sobre Smart Grid e sistemas de distribuição de energia elétrica
 
Técnicos, engenheiros e professores podem se inscrever até o dia 1º de março para aulas com foco em sistemas elétricos
 
O curso online “Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica e Introdução à Smart Grid”, oferecido pelo Centro Técnico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), abordará o consumo e a distribuição de energia no Brasil, com foco em sistemas de distribuição e evolução de redes inteligentes. Com duração de um mês e carga horária de 23 horas, o projeto terá início no dia 7 de março e tem vagas limitadas.
Com exemplos didáticos e estudos de casos reais, o curso será coordenado pelo professor Délberis Araújo Lima, do Departamento de Engenharia Elétrica, e apresentado em três módulos: planejamento dos sistemas elétricos; proteção dos Sistemas Elétricos e Introdução às redes elétricas inteligentes, também conhecidas como Smart Grids. A tecnologia, ainda recente no país, é capaz de otimizar os processos em redes elétricas, diminuindo perdas, aumentando a qualidade e capacidade de transmissão do sistema, além de reduzir impactos ambientais.
Outros temas também serão abordados durante o curso, entre eles: a variabilidade no consumo, tarifas de energia, aumento no uso de fontes renováveis e utilização de novas tecnologias em sistemas de distribuição. De acordo com dados da ONS, o histórico de consumo elétrico brasileiro apresentou crescimento de 87% no período de 1995 a 2014. Para Lima, esse crescimento demanda novas soluções e mudanças na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. “O curso deve mostrar o processo de transformação que o Brasil passou durante os últimos anos e ainda deve enfrentar futuramente. Precisamos capacitar os profissionais para nos adequarmos a este novo cenário”, ressalta.
Os interessados devem se inscrever até o dia 1º de março, através do site da Coordenação da Central de Extensão da Universidade.
 
APPROACH COMUNICAÇÃO

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login