UFSCar inaugura Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável

13/04/2016 - UFSCar inaugura Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável
 
No novo espaço serão desenvolvidas pesquisas que envolvem conceitos e práticas de Química Verde
 
ufscar_centro.jpgNo dia 8 de abril, aconteceu o evento de inauguração do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem), com sede no Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento contou com a presença de docentes, pesquisadores, representantes da GlaxoSmithKline (GSK) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O CERSusChem é coordenado pela docente do DQ Arlene Correa e formado por pesquisadores da UFSCar, USP, Unicamp, Unesp e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de contar com colaboração com instituições nacionais e internacionais. O Centro tem o objetivo de promover o desenvolvimento e uso efetivo da química sustentável, com envolvimento da pesquisa acadêmica, industrial farmacêutica e de biotecnologia para superar os desafios atuais em síntese orgânica, com base nos princípios da química sustentável. O principal foco das pesquisas do CERSusChem é o desenvolvimento de catalisadores, materiais que facilitam a interação dos reagentes resultando em processos com menor demanda energética, redução na geração de resíduos e aumento de produtividade.
A mesa de inauguração contou com a presença da professora e coordenadora do novo Centro, Arlene Correa; Marcos José Cataldo, Diretor-Médico da GlaxoSmithKline Brasil; do Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira; do professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, do Instituto de Física da USP de São Carlos, representando Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor Científico da Fapesp; da diretora do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar, Sheyla Mara Baptista Serra; e do vice-chefe do Departamento de Química, Romeu Cardozo Rocha Filho. A professora Arlene iniciou o evento e apresentou a estrutura e os objetivos do CERSusChem. O Vice-Reitor da UFSCar destacou a importância do Centro para o desenvolvimento científico e também no processo de integração de universidades e instituições de pesquisa.
Mais informações sobre o CERSusChem podem ser obtidas no site www.cersuschem.ufscar.br.
 
Inauguração ocorreu no dia 8 de abril na UFSCar. Foto: Enzo Kuratomi
Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos.

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login