Ex-aluna de doutorado da UFSCar vence etapa brasileira de prêmio internacional para jovens cientistas e engenheiros

27/06/2012 - Ex-aluna de doutorado da UFSCar vence etapa brasileira de prêmio internacional para jovens cientistas e engenheiros
 
Mariana de Albuquerque Lima Braulio, foi a vencedora da etapa brasileira do prêmio realizada no dia 11/6, na sede da Associação Brasileira de Metalurgia
 
A ex-aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mariana de Albuquerque Lima Braulio, foi a vencedora da etapa brasileira do prêmio Young Persons’ World Lecture Competition 2012 (www.iom3.org), realizada no dia 11 de junho, na sede da Associação Brasileira de Metalurgia.
Patrocinado pelo Institute of Materials, Minerals and Mining (IOM3), o concurso é voltado a estudantes e profissionais com idade inferior a 28 anos de idade. O objetivo é promover uma atmosfera amigável de competição para jovens cientistas e engenheiros, para que possam melhorar a sua habilidade de comunicação em apresentações para uma plateia com ou sem conhecimento técnico. "Ver o trabalho reconhecido é um indicativo de que estamos propiciando algo de bom para a comunidade acadêmica e setor industrial. A sensação de aceitar um desafio, expor um trabalho em inglês para um público novo e realizá-lo adequadamente é muito prazerosa", comemora Mariana.
Entre dez participantes finalistas, a pesquisadora conquistou o primeiro lugar com o trabalho Macromarket for nanomaterials: inducing sustainability by designing the microstructure, baseado na sua pesquisa de doutorado orientada pelo professor Victor Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Os participantes da etapa brasileira fizeram uma palestra curta em Inglês sobre um assunto de sua escolha e que fosse relacionado, em algum aspecto, com material, minerais, mineração, embalagem, tecnologia de barro ou madeira sujeitas à ciência relacionada. Os candidatos concorrem em uma série de eliminatórias organizadas por sociedades afiliadas ao Instituto, dos quais sete candidatos regionais são selecionados para competir na final nacional.
O tema do trabalho apresentado por Mariana foi o desenvolvimento de um mercado “macro” para “nano” materiais, visando promover a sustentabilidade de diferentes setores industriais, como o petroquímico e o de alumínio. "Apesar de muitas pesquisas serem realizadas na área de nanotecnologia, são poucas aquelas que conseguem um aumento de escala para aplicação industrial. Para isso, a proposta do trabalho é combinar ciência, entendendo como utilizar os benefícios da nanotecnologia, e aplicação, transformando o que a universidade desenvolve em algo aplicável", explica Mariana.
A ex-doutoranda pretende continuar atuando na área de pesquisa junto ao Grupo de Engenharia de Microestrutura de Materiais (GEMM). "Quero continuar principalmente nesta linha que envolve ciência básica e, para isso, precisamos do apoio da Universidade, e também aplicada, buscando solucionar desafios práticos e industriais", comenta.
Como resultado da sua conquista, Mariana representará o Brasil na final mundial do prêmio Young Persons’ World Lecture Competition 2012, que ocorre em Londres, de 2 a 6 de julho próximos. "Gostaria de ressaltar que embora a apresentação nesta competição seja individual, este é um prêmio decorrente de um trabalho em equipe, onde todos os colegas do grupo de pesquisa a que pertenço, o GEMM, tiveram certamente uma contribuição para este reconhecimento, especialmente ao meu orientador de iniciação científica, mestrado e doutorado, o professor Pandolfelli, por brilhantemente conduzir todo o meu processo de orientação e desenvolvimento profissional. Os parceiros industriais do grupo (Alcoa, Petrobras e Magnesita) também tiveram uma contribuição muito especial, por nos permitir desenvolver projetos que atendam necessidades práticas do setor industrial", finaliza.

Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos.

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login