Administração para Engenheiros: interface essencial no mundo corporativo contemporâneo

19/04/2016 - Administração para Engenheiros: interface essencial no mundo corporativo contemporâneo
 
Num mercado em que a maioria dos engenheiros ocupa posições de gestão, lançamento de professores da EESC-USP explora relações entre teorias administrativas e a aplicação em situações do cotidiano nas empresas
 
administracao.jpgAproximadamente 60% dos engenheiros graduados há mais de cinco anos passam a ocupar posições de gestão em empresas e trabalham como supervisores, coordenadores, gerentes ou diretores. O levantamento foi realizado por um site brasileiro de carreiras e reflete o perfil dos profissionais modernos, que precisam entender o funcionamento do sistema dinâmico e complexo de uma empresa, lidando com trabalhos que envolvem questões legais, financeiras, econômicas e de gerenciamento das pessoas.
É para falar com estudantes de engenharia que se preparam para este mercado de trabalho que os professores do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP Fábio Müller Guerrini e Edmundo Escrivão Filho, além da doutoranda do Programa de Pós-Graduação da mesma escola, Daniela Rosim, lançam Administração para Engenheiros (Elsevier).
O livro aborda a formação e o desenvolvimento das modernas teorias administrativas e está organizado em conhecimento (texto teórico), compreensão (questões dissertativas), aplicação (exercícios), reflexão e síntese (estudos de caso). Ao final de cada capítulo, há um roteiro de atividades similar a um estudo dirigido, que permite ao leitor criar conexões entre os conteúdos.
O objetivo dos autores é trabalhar com conceitos pertinentes a um determinado movimento da administração, focando em um pensador específico, e explorar o conteúdo de forma detalhada. Entre os temas abordados estão o layout de fábricas, a diversidade de configurações das instituições, as especificidades da pequena empresa, além dos contextos culturais nos quais as teorias surgiram.
Com 13 capítulos, Administração para Engenheiros pode ser utilizado como material didático de apoio e seu sumário baseia-se na ementa das disciplinas de Gestão e Administração presentes nos cursos. As ilustrações com traço à mão enfatizam ainda o desenho como segunda linguagem técnica do livro, própria da formação do engenheiro.
Segundo os autores, os principais benefícios da obra dizem respeito ao conhecimento teórico, aliado à compreensão das relações entre as teorias, aplicação em situações cotidianas, reflexão teórica que se baseiam em problemas de natureza administrativa e síntese para o diagnóstico da situação.
 
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHEIROS
Editora: Elsevier
Formato: 17x24 cm
Páginas: 304
Preço: R$ 85,90
 
OS AUTORES:
Fábio Müller Guerrini é professor do departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP. Desenvolve pesquisas sobre modelagem de redes dinâmicas e ministra a disciplina Formação do pensamento administrativo para o curso de Engenharia de Produção. É também co-autor dos livros Planejamento e controle da produção:  projeto e operação de sistemas (Elsevier-Campus) e Modelagem da Organização: uma visão integrada(Bookman).
 
Daniela Rosim é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC-USP, pesquisa sobre o trabalho do administrador e o trabalho do dirigente da pequena empresa. Possui experiência didática na disciplina Formação do Pensamento Administrativo, com o desenvolvimento de dinâmicas de aprendizagem ativa em sala de aula e utilização do PBL (Problem-Based Learning).
 
Edmundo Escrivão Filho é professor do departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP. Pesquisa a gestão das pequenas empresas e dá aulas de Formação do Pensamento Administrativo para os cursos de Engenharia de Produção e de Administração e Empreendedorismo para cursos de Engenharia. Usa nessas aulas a metodologia PBL (Problem-Based Learning). É co-autor  dos livros Teorias da Administração (Saraiva) e Modelagem da Organização: uma visão integrada (Bookman).

DEDICATA COMUNICAÇÃO

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login