CTC/PUC-Rio abre inscrições para Exame Unificado para Pós-Graduação em Física através do UNIPOSRIO

25/04/2016 - CTC/PUC-Rio abre inscrições para Exame Unificado para Pós-Graduação em Física através do UNIPOSRIO
 
Programa de pós-graduação em Física da PUC-Rio está entre os 15 melhores do País e é recomendado pela Capes/Brasil com nota 6
 
Estão abertas as inscrições para o Exame Unificado para Pós-Graduação em Física do Rio de Janeiro (UNIPOSRIO-FÍSICA), que tem a PUC-Rio como uma das participantes — seu programa do Departamento de Física do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está entre os 15 melhores do País e é recomendado pela Capes/Brasil com nota 6. Candidatos de todo Brasil para Mestrado e Doutorado têm até 6 de maio para efetivarem suas inscrições na prova única que, além da PUC-Rio, também conta com outros quatro programas de pós-graduação em Física de instituições de ensino superior do Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Os organizadores da prova buscam não apenas candidatos formados em Física, mas também em Engenharia, Matemática, Química e Astronomia. “Buscamos estudantes de diferentes áreas, mas com diversos conhecimentos em comum”, explica Welles Morgado, diretor do Departamento de Física do CTC/PUC-Rio e representante da PUC-Rio no UNIPOSRIO.
 
As inscrições devem ser feitas via internet, no link http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.PreRegister. Histórico de graduação, histórico do mestrado (se aplicável), CPF/RG ou passaporte, além de duas cartas de recomendação de diferentes professores estão entre os documentos a serem apresentados na inscrição. Para os candidatos com mestrado, uma dessas cartas de recomendação deve ser do próprio orientador e, na impossibilidade de atender esta exigência, o candidato deverá justifica-la. As cartas de recomendação deverão ser preenchidas no formulário online que consta no endereço http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.carta_recomendacao.
 
Processo seletivo será feito em duas etapas
A primeira etapa do processo de seleção será uma prova escrita no dia 13 de maio no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ, das 14h às 18h (horário de Brasília). A prova para os candidatos interessados no mestrado terá quatro temas de Física Básica ou três temas de Física Básica e um tema de Mecânica Quântica. Já a prova para os concorrentes ao doutorado, será baseada em três temas de Física Básica e um tema obrigatório de Mecânica Quântica.
Os resultados das provas escritas serão divulgados para todos os candidatos no dia 20 de maio. Após divulgados os resultados desta primeira etapa, o candidato poderá se inscrever para a segunda etapa, onde será feita uma avaliação presencial, e selecionar a(s) instituição(ões) na(s) qual(is) deseja ingressar através do endereço http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.PreAgendaEntr.
 
Nesta segunda etapa, o candidato terá sua trajetória acadêmica avaliada e poderá ser arguido sobre o conteúdo de sua prova escrita.  Esta prova será realizada no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos dias 2 de junho (para os candidatos ao mestrado) e 3 de junho (para os candidatos ao doutorado). O resultado final será divulgado dia 10 de junho.
 
CALENDÁRIO:
Inscrições: 05 de abril a 06 de maio
Prazo para solicitar realização da prova em outra unidade: 06 de maio
Prova escrita: 13 de maio
Pedido de revisão da prova: 23 de maio a 25 de maio
Avaliação presencial: 02 de junho para candidatos ao Mestrado e 03 de junho para os candidatos ao Doutorado
Resultado final: 10 de junho
 
SERVIÇO:
EXAME UNIFICADO PÓS-GRADUÇÃO EM FÍSICA DO RIO DE JANEIRO
Inscrições: Até 06/05/16
Informações: http://uniposrio-fisica.cbpf.br
Telefone: +55 (21) 2629-5878 / 2629-5879
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
 
APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login