Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica - USP realiza primeiro projeto do CICS - Centro de Inovação e Construção Sustentável

28/04/2016 - Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica - USP realiza primeiro projeto do CICS - Centro de Inovação e Construção Sustentável
 
Resultado de uma iniciativa pioneira do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica - USP, o CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável foi recentemente criado no Brasil com o objetivo de congregar grupos de pesquisadores,  representantes da sociedade e agentes atuantes na cadeia produtiva da construção civil em torno da temática tecnologia, inovação e sustentabilidade  no setor. Trata-se de uma rede que nasce para estimular a interlocução qualificada entre as partes envolvidas e reunir, cada vez mais, parceiros compromissados com a realização de experimentos, desenvolvimento e validação de novas tecnologias.
Ao valorizar o necessário olhar multidisciplinar e sistêmico para a compreensão dos desafios, das possíveis soluções, e, sobretudo, da complexidade atual das tecnologias, o CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável busca fortalecer o avanço da construção civil sustentável a partir da geração de conhecimento que permita a devida compatibilização entre questões econômicas, ambientais e sociais. A Comissão Coordenadora é composta pelos professores Francisco Cardoso, Orestes Gonçalves, Vahan Agopyan e Vanderley John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica - USP.
O primeiro projeto que está sendo realizado pelo CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável é o de construção de um "living lab" - laboratório vivo - que irá abrigar a sede da rede, o LME - Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais e outros laboratórios acoplados de acordo com a natureza das pesquisas a serem realizadas, como, por exemplo, o LSP - Laboratório de Sistemas Prediais e sua torre hidráulica.
Localizada no campus da USP - Butantã, em São Paulo, com arquitetura do escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos e Vivá, e apoio da FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, a nova edificação irá receber grupos de profissionais, empresas e pesquisadores envolvidos com trabalhos de experimentação e inovação tecnológica. As estruturas e os espaços estão sendo projetados para permitir flexibilidade, mudanças e substituições de sistemas, soluções e materiais. Fachadas, coberturas, revestimentos, iluminação, entre outros componentes e elementos construtivos, estarão em constante mutação e serão testados e monitorados sistematicamente, conferindo ao edifício, por sua vez, a condição de ser em si mesmo o objeto da pesquisa.
 
Primeiro projeto da rede CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável. Como participar?
Empresas da indústria de materiais, novas tecnologias, produtos, sistemas e serviços de construção e operação podem se candidatar para fazer parte do primeiro projeto do CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável: a construção e a experimentação do laboratório vivo que abrigará a sede da rede, no campus da USP, em São Paulo. O envolvimento de novos parceiros comprometidos com o processo de evolução tecnológica no setor é fundamental para o sucesso da busca por melhora de produtividade, eficiência e desempenho no ambiente construído.
Inicialmente com a realização de cinco workshops temáticos, o CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável busca apresentar as oportunidades de participação aos interessados em realizar investimentos para o avanço de soluções em uso sustentável de água, energia limpa, condicionamento ambiental (que envolve questões hidrotérmicas, visuais, acústicas e da qualidade do ar interno e externo, por exemplo), iluminação, sistemas construtivos, uso de novos materiais, desconstrução seletiva, canteiro de obras sustentável, monitoramento de ambientes, soluções construtivas e geração descentralizada de energia. Também são de interesse os conceitos de soluções multifuncionais, sistemas adaptáveis ou ativos, internet das coisas, planejamento da vida-útil e zero-net energy, conceito no qual o consumo e a produção de energia se equiparam.
 
Workshops
Os workshops que estão sendo realizados pelo CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável envolvem as cinco principais áreas de pesquisa do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica - USP: Água e Esgoto; Condicionamento de ar e Geração de Energia; Construtibilidade; Domótica - Automação e Monitoramento; Envelope do Edifício - Fachadas e Cobertura.
Os workshops são abertos apenas para inscritos. As empresas que ainda não realizaram inscrições e têm interesse em se integrar à iniciativa devem entrar em contato com a equipe do CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável. Mais informações estão disponíveis no web site> sites.poli.usp.br/eventos/cics/.
 
Sobre o Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica - USP
Sinônimo de tradição, liderança, compromisso com a qualidade e com o desenvolvimento sustentável, visão sistêmica e inovação para a formação de recursos humanos, geração e divulgação do conhecimento e promoção do setor da construção civil e do bem-estar da sociedade, o Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica - USP atua nas áreas de Engenharia de Sistemas Prediais; Real Estate; Materiais e Componentes da Construção Civil; Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil; Engenharia e Planejamento Urbano; e Tecnologia Computacional para Construção Civil. Criado há mais de 45 anos, é o primeiro Departamento de Engenharia de Construção Civil do País. Saiba mais> www.pcc.usp.br.
 
Pitanga Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login