Últimos dias de inscrições para mestrado e doutorado em exatas na PUC-RIO

28/06/2012 - Últimos dias de inscrições para mestrado e doutorado em exatas na PUC-RIO

Cursos do CTC/PUC-Rio conquistaram Nível Máximo de Excelência pela CAPES. Bolsas CNPq, CAPES e PUC-Rio oferecem isenção da mensalidade aos alunos

Até dia 06 de julho se encerram as inscrições de cinco seleções a mestrado e doutorado do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). As engenharias de materiais, mecânica e civil aceitam candidatos até os dias 29 e/ou 30 e, na próxima semana, no dia 06, termina o prazo para as carreiras de informática e física. As novas turmas começam no segundo semestre de 2012. Todas estas pós-graduações conquistaram notas 6 e 7 na Capes (triênio 2007-2009), confirmando o CTC/PUC-Rio como um dos mais importantes polos de ensino, pesquisa e extensão do país.
Vale ressaltar que, em todos os cursos de pós-graduação acadêmicos do CTC/PUC-Rio, os candidatos podem ser beneficiados com bolsas de estudos de órgãos de fomento, que inclui o pagamento das anuidades e uma remuneração mensal, ou receber, da própria PUC-Rio, uma bolsa de isenção de pagamento de anuidades. Para os mestrados profissionais não há bolsas de isenção.
A seleção dos candidatos será feita com base no currículo, histórico escolar e cartas de recomendação. Se necessário, será analisado o plano de trabalho proposto e marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais).
O CTC/PUC-Rio é um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do País e investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Com um corpo docente formado por aproximadamente 190 professores, a maioria com doutorado no exterior, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio oferece uma formação completa.

PUC-Rio é a melhor universidade do Rio de Janeiro e a sexta no Brasil, de acordo com o ranking QS Latin America 2011
Considerada a melhor do Rio de Janeiro no ranking QS Latin America 2011, a PUC-Rio ocupa o 15º lugar na América Latina, o 6º no Brasil e 1º no Rio de Janeiro. O ranking avalia as universidades latino-americanas de acordo com os indicadores de qualidade da instituição, sua reputação no meio acadêmico e produção científica realizada nos últimos anos. Além disso, analisa a qualificação do corpo docente com base no seu desempenho acadêmico e produção intelectual.

Veja aqui todos os detalhes para se candidatar às pós-graduações oferecidas pelo CTC/PUC-Rio: Engenharia de materiais e de processos químicos e metalúrgicos – Inscrições até 29/06/12 – Nota 6 na CAPES
Os candidatos ao mestrado e ao doutorado podem optar por duas áreas de Concentração: Ciência e Engenharia dos Materiais e Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Este programa oferece treinamento em materiais para pessoas com formação em diferentes áreas. Por isso abriga graduados de várias especialidades, tais como: - Engenharias (Metalúrgica, Materiais, Química, Mecânica, Civil, Elétrica, Ambiental, etc.), - Ciências Básicas (Biologia, Química, Física, Matemática e Informática), - Arquitetura, Geologia, - Ciências da Saúde (Farmácia, Odontologia e Medicina).
Das 15 pós-graduações avaliadas pela CAPES (triênio 2007-2009) em todo Brasil, a Engenharia de Materiais da PUC-Rio conquistou nota 6 e está entre as cinco universidades do país que receberam notas 6 e 7 (máxima).
Mais informações em: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progmet.html

Engenharia Mecânica – Inscrições até 30/06/12 – Nota máxima (7) na CAPES
Os cursos de pós-graduação nessa área são voltados para graduados em Engenharia Mecânica ou em especialidades afins como Engenharia Civil, Naval, Aeronáutica, Química e Física. Das 34 pós-graduações em Engenharia Mecânica avaliadas pela CAPES (triênio 2007-2009) em todo Brasil, a PUC-Rio conquistou máxima (7) e está entre as quatro universidades do país nessa categoria.
São três áreas de concentração, cada uma delas com três linhas de pesquisa: Termociências (Engenharia de Fluidos, Transferência de Calor e Massa e Máquinas Térmicas); Mecânica Aplicada (Sistemas Mecânicos, Integridade Estrutural e Mecatrônica e Computação Gráfica); Petróleo e Energia (Engenharia de Dutos, Engenharia de Petróleo e Sistemas Energéticos).
Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/dem_pos_admissao.php

Engenharia Civil – Inscrições até 30/06/12 – Nota 6 na CAPES
Para se candidatar ao mestrado, o aluno deve ser graduado em Engenharia Civil, Mecânica, Naval, Aeronáutica, ou de Minas. Em casos excepcionais poderão ser admitidos candidatos com outra formação, a critério da Comissão de Pós-Graduação. Os interessados no doutorado devem ter o título de mestre e podem escolher entre duas áreas de especialização: Estruturas ou Geotecnia.
Das 35 pós-graduações em Engenharia Civil avaliadas pela CAPES (triênio 2007-2009) em todo Brasil, a PUC-Rio conquistou nota 6 e está entre as quatro universidades do país que receberam notas 6 e 7 (máxima). O curso de Engenharia Civil também está no QS World University Ranking, que define as 200 melhores universidades do mundo na área de “Civil & Structural Engineering”. Em 175º lugar, com apenas duas universidades brasileiras no ranking, a Engenharia Civil da PUC-Rio mantém-se como a melhor do país e a terceira da América do Sul, perdendo somente para a PUC-Chile e a Universidade do Chile.
Mais informações em: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progciv.html

Informática – Inscrições até 06/07/12 – Nota máxima (7) na CAPES
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informática, Mestrado e Doutorado possui as seguintes áreas de Concentração: Otimização e Raciocínio Automático, Banco de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos e Teoria da Computação.
A Pós-Graduação do Departamento de Informática sempre teve o Nível Máximo de Excelência em ensino e Pesquisa junto à CAPES, mantendo-se com nota 7 desde 1998.
Mais informações: http://www-di.inf.puc-rio.br/~coordpos/

Física – Inscrições até 06/07/12 – Nota 6 na CAPES
Para ingressar no mestrado e doutorado do Departamento de Física da PUC-Rio, é preciso se inscrever no Exame Unificado para a Pós-graduação em Física do Rio de Janeiro, o UNIPOSRIO – FÍSICA. O exame reúne os programas da PUC-Rio, CBPF, UFRJ, UERJ e UFF em uma única prova. Para o ingresso no próximo semestre as inscrições se encerram dia 06 de julho.
De acordo com a última avaliação da Capes (triênio 2007-2009), dos 47 cursos de Física avaliados em todo país, a PUC-Rio conquistou nota 6, ficando entre as 13 universidades que atingiram as notas 6 e 7. Vale ressaltar que o ensino de mestrado e doutorado em Física da PUC-Rio é gratuito, já que o Departamento conta com o apoio de bolsas de estudos em vários órgãos de fomento e agências financiadoras de pesquisas (Capes, CNPq, Faperj e a própria PUC-Rio). No caso de alunos com vínculo empregatício, a PUC-Rio oferece ainda a isenção integral da mensalidade.
A prova da UNIPOSRIO-FÍSICA neste semestre será no dia 13 de julho, no campus da PUC-Rio. As inscrições devem ser feitas pelo site http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.PreRegister. Após a divulgação dos resultados do exame, o aluno poderá optar pela instituição que quer cursar.
Mais informações em: http://www.fis.puc-rio.br/.

Informações para a imprensa:
APPROACH

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login