Desafios e oportunidades para o curso de Engenharia de Materiais encerra Ciclo de Palestras da UFSCar

14/06/2016 - Desafios e oportunidades para o curso de Engenharia de Materiais encerra Ciclo de Palestras da UFSCar
 
Evento acontece na Sala de Seminários do PPGCEM, área Norte do Campus São Carlos da Universidade
 
Na quarta-feira, dia 15 de junho, Daniel Rodrigo Leiva, coordenador do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), profere a palestra "Quadro de desafios e oportunidades para o curso de Engenharia de Materiais da UFSCar", encerrando a 11ª edição do Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico. O Ciclo tem a realização conjunta do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT-Materiais), Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), com apoio do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e Departamento de Ciência da Informação (DCI).
Ao longo dos meses de maio e junho, o Ciclo contou com apresentações de especialistas convidados que debateram aspectos atuais sobre o tema da avaliação e inovação e da educação em Engenharia. Foi realizada também uma mesa-redonda com ex-alunos e aluno do curso, que trataram dos aspectos positivos, assim como os pontos a melhorar, do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar.
Neste encerramento será apresentado o quadro de desafios e oportunidades para o curso de Engenharia de Materiais. Essa atividade será também uma reunião conjunta do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante. Como resultados serão indicadas as ações prioritárias para aprimorar a formação em Engenharia de Materiais oferecida pela UFSCar.
A palestra acontece na Sala de Seminários do PPGCEM DEMa/UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, das 10 às 12 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.nit.ufscar.br/ciclos. Mais informações pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (16) 3351-8551.

Programação
A programação do 11ª edição do Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico contou com cinco palestras. A palestra inaugural do Ciclo foi a "A atuação de engenheiros de materiais em sistemas complexos: uma discussão sobre a formação e a carreira", ministrada por Sérgio Mascarenhas, docente da USP e Doutor Honoris Causa da UFSCar, no dia 11 de maio. No dia 18, Maria Angélica do Carmo Zanotto, pedagoga da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar, proferiu a palestra "Ensino Superior e uso de tecnologia de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem".
No mês de junho, o Ciclo teve continuidade no dia 1° com a palestra "Inovações no ensino superior: cursos e MOOC monitorados e os kits educativos", com o professor da USP e diretor da Agência de Inovação da USP, Vanderlei Bagnato. E no dia 8, aconteceu uma mesa-redonda com ex-alunos e aluno do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar sobre suas trajetórias profissionais e acadêmicas. Moderada por Bráulio Salumão de Oliveira, do PPGCEM, a mesa contou com Vítor Covre Evangelista da Silva, aluno de graduação do 3º ano; Henrique Finocchio, diretor técnico da Afinko Soluções em Polímeros; e Dailor Moreno Barberis Lima, da Whirlpool Latin America.

Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos. Telefone: (16) 3351-8119.

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login