NOTA DA UNICAMP

22/06/2016 - NOTA DA UNICAMP
 
A propósito da ocupação da Reitoria por um grupo de estudantes, a Unicamp vem a público expressar o que segue:
Respeitando a trajetória democrática da Unicamp, a Reitoria desencadeou e esgotou todas as oportunidades de diálogo e negociação com os estudantes.
A Comissão da Unicamp que negociou a desocupação da Reitoria realizou, ao longo de quarenta dias, seis reuniões com a Comissão dos Estudantes, com a expectativa genuína de alcançar uma solução negociada. A opção pelo longo desdobramento das negociações, sob o peso da premência da ação de reintegração de posse, traduziu a escolha pela busca de uma solução positiva baseada em um acordo legitimo. Na última reunião, ocorrida dia 15 de junho, a Comissão da Unicamp apresentou um documento para a construção de um compromisso entre as duas partes objetivando a desocupação do prédio, no qual consta o atendimento da maioria dos  itens da pauta estudantil.
A Reitoria lamenta a intransigência e a irresponsabilidade dos estudantes em não reconhecer os avanços aos quais as negociações chegaram, avanços objetivos que de fato ampliam sobretudo as condições de inclusão e permanência estudantil.
A Reitoria reconhece o direito de manifestação e greve, mas entende que direitos individuais e coletivos não são excludentes. Nesse sentido, a Administração Central também lamenta profundamente as manifestações e ações excessivas, como piquetes e enfrentamentos, promovidas por grupos minoritários de estudantes, que vêm ocorrendo em várias unidades dos campi da Universidade, e tomará as providências cabíveis.
Os atos que caracterizam o descumprimento da medida judicial expedida pela Segunda Vara da Fazenda Pública de Campinas estão sendo registrados e enviados à Justiça para adoção das medidas adequadas.
Os incidentes envolvendo manifestantes nas unidades de ensino e pesquisa, principalmente aqueles que caracterizam constrangimento e intimidação, também estão sendo apurados internamente para que sejam tomadas providências com base nas normas institucionais de condutas disciplinares.

REITORIA DA UNICAMP
Campinas, 22 de junho de 2016.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo
Campinas, SP CEP 13083-970

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login