Concurso desafia estudantes a construir ponte de palito de sorvete

26/09/2016 - Concurso desafia estudantes a construir ponte de palito de sorvete
 
- Criado em 2008 pelo Centro Universitário FEI, o Concurso Travessia desafia estudantes do ensino médio e alunos da FEI a construírem pontes usando somente palitos de sorvete, cola branca, barbante e clipes
- O objetivo da competição é desenvolver competências como capacidade de trabalho em equipe, visão de planejamento e organização, além de poderem aplicar conceitos aprendidos em sala de aula como física e matemática
 
São Bernardo do Campo, setembro de 2016 - O Concurso Travessia chega a sua 8ª edição, nos dias 5 e 6 de outubro, desafiando estudantes do ensino médio e universitários a construir uma ponte resistente e estável usando somente cola, barbante, clipes e palitos de sorvete.
Promovida pelo Centro Universitário FEI, a competição tem como um dos objetivos promover o desenvolvimento de habilidades que possam ser importantes inclusive na carreira profissional, como proatividade e trabalho em grupo. “Um aluno que participa de uma competição como o Travessia já se mostra mais proativo que os outros. Além disso, o objetivo do concurso não é só incentivar o estudo da engenharia, mas também a aplicação dos conceitos que eles aprendem em sala, como matemática e física”, explica o Prof. Kurt Amann, coordenador do curso de Engenharia Civil e também coordenador do evento.
Com três categorias, o concurso abrange a participação de estudantes de escolas de ensino médio – categoria EMC -, alunos da FEI dos cursos de Administração, Ciência da Computação e do ciclo básico de engenharia – categoria ABC -, e também os alunos a partir do 3º ciclo de engenharia da FEI – categoria PRO.
Durante o primeiro dia de competição os estudantes deverão construir pontes em arco, inspiradas em uma estrutura real, em quatro horas. Depois de construídas, as pontes passarão por testes de resistência: um carrinho com peso inicial de dez quilos passará pela ponte, parando no meio do percurso por dez segundos antes de seguir até o final. Com algumas mudanças de avaliação para cada categoria, em resumo, a ponte que aguentar mais peso ganha a competição.
“As avaliações são bastante rigorosas, mas não conseguir uma boa colocação não impede que os alunos continuem tentando em outras edições. Eu percebo que os alunos acabam voltando nos anos seguintes mais motivados e interessados. Já até encontrei alunos de ensino médio que participaram do concurso estudando aqui na FEI e agora participam como alunos”, conta o prof. Kurt.
Cada participante trará um 1kg de alimento não perecível no dia das montagens das pontes, que serão doados para a instituição de caridade Fé e Alegria. Mais informações sobre o evento:  http://www.fei.edu.br/concursotravessia/.
 
SERVIÇO
CONCURSO TRAVESSIA
Data: 5 e 6 de outubro de 2016
Local: Centro Universitário FEI campus São Bernardo do Campo – AV. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972
Informações: http://www2.fei.edu.br/concursotravessia/
 
 
Sobre a FEI - Com 75 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
 
 
Core Group

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login