Editora da UFSCar lança livro sobre estruturas metálicas em aço na construção civil

22/06/2017 - Editora da UFSCar lança livro sobre estruturas metálicas em aço na construção civil
 
Publicação é voltada a engenheiro projetista de estruturas de aço e outros profissionais da área
 
dimensionamento.jpgA Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) está lançando o livro "Dimensionamento de elementos e ligações em estruturas de aço", de autoria de Alex Sander Clemente de Souza, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar.
 
A obra objetiva ser uma ferramenta de auxílio ao entendimento do comportamento das estruturas metálicas em aço, ao processo de projeto e à disseminação da norma brasileira de projeto de estruturas metálicas. "Tem sido cada vez mais rara a publicação de livros técnicos no Brasil, sobretudo de autores nacionais e com base nos procedimentos de projeto das normas brasileiras. Percebi essa lacuna na área de estruturas de aço desde de quando comecei a lecionar disciplina relacionada ao tema", explica Souza, acrescentando que a publicação foi construída por meio da compilação de anotações, notas e apontamentos registrados durante as aulas.
 
Na obra são apresentados e discutidos os conceitos teóricos fundamentais para a análise e o dimensionamento de elementos estruturais e ligações em estruturas de aço. Ao todo são 11 capítulos com temas referentes a: aços e produtos de aço para estruturas, ações e segurança, análise estrutural, dimensionamento a tração, dimensionamento a compressão, dimensionamento a flexão simples, dimensionamento a flexão composta, ligações, resistência de ligações, ligações viga-pilar e base de pilares. Além dos conceitos teóricos fundamentais são apresentados os procedimentos normativos, exercícios e aplicações práticas.
 
"A sequência dos conteúdos, os exemplos e a linguagem podem facilitar para os estudantes que estão tendo o primeiro contato com o assunto. E, por outro lado, o conteúdo e as aplicações com base nos procedimentos das normas brasileiras podem auxiliar no dia a dia do engenheiro projetista de estruturas de aço e outros profissionais ligados à área", afirma o autor.
 
Ainda segundo Souza, estamos vivendo uma mudança de paradigma na construção civil que passa a primar pelo melhor aproveitamento dos recursos naturais, maior durabilidade, menos desperdício, redução de custos, entre outros fatores. "A construção metálica tem um potencial extraordinário para atender essas demandas imprimindo mais tecnologia e qualidade para a construção civil. Esse é o desafio dos profissionais do futuro e os conteúdos abordados no livro podem contribuir para superá-lo", conclui o professor da UFSCar.
 
Mais informações sobre o livro estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br.
 
anexo: Livro traz compilação de anotações, notas de aulas e apontamentos. Imagem: Reprodução.
Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos.

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login