CTC/PUC-RIO lança Ginga para Windows

01/08/2012 - CTC/PUC-RIO lança Ginga para Windows

Laboratório Telemídia, do Departamento de Informática da PUC-Rio, disponibiliza software gratuitamente

Acaba de ser lançado o Ginga4Windows que permite a utilização do software Ginga em ambiente Windows, ampliando seu uso em ambientes de desenvolvimento e testes de aplicações NCL. Mais ainda: usuários podem fazer o download de aplicações NCL e interagir com essas aplicações de forma similar ao ambiente de TV. O download do Ginga4Windows pode ser feito gratuitamente pelo site http://www.gingancl.org.br/pt-br/ferramentas. Este já é o quinto lançamento, desde maio, de sistemas desenvolvidos pelo Laboratório de Sistemas Multimídia / Telemídia, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).
O Ginga é um programa que media softwares e demais aplicações (padrão de plataforma middleware), permitindo a interatividade em TVs digitais com o selo DTVi. Ele foi desenvolvido pela PUC-Rio e pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e compõe o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T).
De acordo com Márcio Moreno, coordenador do Laboratório Telemídia, o novo software vai permitir rodar qualquer aplicação interativa na linguagem NCL nos computadores com Windows. “Com apenas dois cliques é possível instalar o software para, em seguida, começar a usá-lo, abrindo aplicações NCL”, esclarece Moreno. Antes do Ginga4Windows, só era possível desenvolver aplicações e testá-las em ambiente Linux e dispositivos de TV Digital, o que exigia um conhecimento muito grande por parte dos usuários. Agora, isso foi ampliado e facilitado e, em breve, a equipe do Telemídia prepara o lançamento da ferramenta para MAC.
Além da disponibilidade para usuários, o Ginga4Windows permite que desenvolvedores de aplicações NCL-Lua não fiquem mais restritos à divulgação de suas aplicações pela rede de radiodifusão, já que as TVs públicas com portais com aplicações NCL estarão prontas para IPTV e Broadband TV, podendo agora ter seus conteúdos rodando em TVs, PCs, smartphones e tablets que tenham Windows ou Linux. Essa mudança está alinhada à convergência de receptores, plataformas de redes de distribuição e sistemas de Televisão Digital (DTV).

Como instalar
O software, que vem num instalador compactado em um arquivo de 41,6MB, pode ser baixado no site gingancl.org.br, clicando em Tools e Exhibition Tools. Ao chamar o software, surge uma pequena janela onde se deve clicar em File / Open para abrir o aplicativo que se deseja executar. Antes, portanto, é necessário baixar os aplicativos NCL para experimentar o Ginga4Windows. Para baixá-los, visite o Clube NCL (http://clube.ncl.org.br/) e consulte os aplicativos na coluna Featured, à esquerda.

Sobre o Ginga
O Ginga, atualmente em sua versão 0.13.1, é o software de código aberto (um “middleware”) que gerencia as funções de interatividade na televisão digital brasileira e em quase todos os outros países da América Latina. Além disso, Ginga e a linguagem NCL, são padrões mundiais IPTV pelo órgão de padronização internacional ITU.

Informações para a imprensa: APPROACH

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login