Instituto Mauá de Tecnologia conquista cinco troféus na 9.ª Maratona de Eficiência Energética

01/08/2012 - Instituto Mauá de Tecnologia conquista cinco troféus na 9.ª Maratona de Eficiência Energética
 
A edição 2012 contou com 23 Instituições e aproximadamente 55 veículos na disputa
 
Na 9.ª Edição da Maratona de Eficiência Energética, que aconteceu de 24 a 27 de julho, em Curitiba, PR, o Instituto Mauá de Tecnologia destacou-se como a instituição que mais venceu nessa etapa da competição. Representada por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, a Mauá conquistou cinco troféus nas categorias Elétrico e Gasolina.
Ao todo foram quatro carros premiados, dois movidos à eletricidade e dois à gasolina. Os vencedores foram “Patinho Feio” - vice-campeão na categoria Elétrico; “Mach 5” - vice-campeão na categoria Projeto; “Pé de Pano” - vice-campeão na categoria Gasolina e “Barão de Mauá” - 3° colocado também na categoria Gasolina.
Como premiação a Mauá recebeu três motores e dois veículos protótipos, modelos a definir, todos da montadora Renault. Os alunos ganharam kits da Discovery Turbo.
Além dos quatro troféus, o Instituto Mauá de Tecnologia também recebeu o troféu que seria entregue ao patrocinador do evento, totalizando cinco.
“Ao anunciarem os três melhores colocados na categoria Elétrico a organização chamou à frente, erroneamente, os dois carros da Mauá. Como havíamos monitorado os outros competidores foi possível detectar o equívoco e avisar os organizadores. Dessa maneira, a organização do evento nos concedeu mais um troféu. Este não tem preço, pois só a Mauá tem”, comemora o professor Éd Cláudio Bordinassi, professor do curso de Engenharia Mecânica da Mauá.
Sobre a Maratona de Eficiência Energética A competição é dividida em três categorias Gasolina, elétrico e etanol e tem como objetivo envolver os futuros engenheiros e designers no desafio de criar veículos mais econômicos e ecológicos. Nas categorias Gasolina e Etanol, ganham as equipes que menos consumirem combustível após completar as oito voltas no Kartódromo, com uma velocidade média mínima de 24 km/h.
Já na categoria Elétrico a meta é completar o mesmo percurso com o menor consumo de energia elétrica fornecida por uma bateria, a uma velocidade mínima de 15km/h.
Em cada categoria são premiadas as três equipes que alcançarem o menor consumo energético, mas questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes.
 
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove, há 50 anos, o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados. O IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design de Produto e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria.

RMA Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login