ABRAMCO e Instituto Mauá de Tecnologia firmam parceria para implantação de Laboratório para mobiliário corporativo

23/08/2012 - ABRAMCO e Instituto Mauá de Tecnologia firmam parceria para implantação de Laboratório para mobiliário corporativo
 
São Paulo, agosto de 2012 - A ABRAMCO – Associação Brasileira de Mobiliário Corporativo – e o Instituto Mauá de Tecnologia firmaram convênio para a implantação de um laboratório para ensaios móveis corporativos, a fim de atender a crescente demanda do setor, de forma ética e qualificada, devidamente acreditado pelo INMETRO.
Ensaios de dimensão, de estabilidade de produto e de fadiga são alguns dos tipos de testes que serão feitos em cadeiras, mesas, gaveteiros e armários, entre outros. O objetivo do novo laboratório é ensaiar os produtos de acordo com as normas vigentes, além de diminuir os prazos de entrega de laudos, atendendo assim as empresas do setor.
 
Expansão da demanda
As obras do PAC e a expansão das atividades dos governos federal, estaduais e municipais demandaram a construção de novos edifícios e, consequentemente, sentiu-se a necessidade de uma infraestrutura local adequada. Com base nesse novo cenário, as instituições passaram a elaborar editais em que constam certas especificidades em relação ao mobiliário corporativo. Os laudos técnicos expedidos por laboratórios acreditados pelo INMETRO são uma dessas novas solicitações a fim de garantir a qualidade da matéria-prima e da construção/fabricação do produto em si.
Assim, para que as empresas de mobiliário corporativo possam participar de um processo licitatório, é essencial que o produto tenha a certificação necessária. “O que ocorre é que a fila de produtos a serem testados, avaliados e certificados é enorme: chega-se a até 180 dias de espera para que a empresa tenha o laudo em mãos. E, muitas vezes, os editais não têm esse prazo entre a divulgação e o encerramento do processo”, explica Gerson Chioratto Trama, diretor-presidente da ABRAMCO. Ainda segundo ele, o fato de um determinado produto (mesa, cadeira ou gaveteiro, por exemplo) não contar com essa certificação impossibilita que a empresa interessada possa participar de uma licitação efetuada por órgão público.
 
Solução com experiência e ciência
Preocupada com essa situação e com a profissionalização do setor, a ABRAMCO entrou em contato com o Instituto Mauá de Tecnologia a fim de que se pudesse melhorar esse cenário. Foi então que se partiu para a ideia da criação de um novo laboratório voltado para o mobiliário corporativo. “A opção por um centro de referência em educação e pesquisa em testes mecânicos de alta precisão foi um dos motivos que nos fizeram procurar a Mauá. Eles já contam com essa experiência em outras vertentes. Portanto, a questão era verificar se o instituto teria interesse em investir em um espaço físico e em mão-de-obra qualificada para atender a demanda do mercado”, observa Trama.
O Instituto Mauá de Tecnologia, entidade com excelência em ensino e pesquisa há mais de 50 anos no Brasil, por sua vez, analisou por alguns meses a proposta da ABRAMCO de firmarem a parceria. “Nós precisávamos entender um pouco mais desse mercado, além de estudar as especificidades dos produtos com as quais teríamos que nos envolver”, justifica o engenheiro José Roberto Augusto de Campos, coordenador do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia e responsável pela equipe que trabalhará diretamente na implantação desse novo laboratório.
Por conta da existência de especialistas da instituição e pelo fato da Mauá ser uma organização que investe em pesquisa nas áreas de Engenharia e Design, a parceria pôde se dar de forma satisfatória para ambos os lados. “Para uma instituição de ensino como a nossa, é muito importante que tenhamos uma visão da realidade, do que está acontecendo no mundo externo. Como o laboratório de mobiliário corporativo e outros que nós temos aqui em diversas áreas, esse novo laboratório servirá para atender a comunidade, mas também será um exemplo da tecnologia atual. A ABRAMCO terá à disposição mão de obra especializada na área de Engenharia e Design. Assim como os professores poderão entender e participar mais dos processos industriais com essa aproximação”, analisa o coordenador.
O Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia já possui outros laboratórios acreditados pelo INMETRO. “No caso do mobiliário corporativo, nós vamos aumentar o escopo, ou seja, mais ensaios acreditados pelo INMETRO”, explica.
É importante ressaltar que esse novo laboratório atenderá toda e qualquer empresa de mobiliário corporativo que necessite testar um determinado produto. A previsão é de que o laboratório esteja acreditado e apto para funcionamento a partir de abril de 2013.
 
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design de Produto e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria.
 
RMA Comunicação – Assessoria de Imprensa
 
Sobre a ABRAMCO - Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo
Fundada em 2009 e com sede na cidade de São Paulo, a Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo é uma organização não governamental com firmes propósitos de superar entraves que existem para o exercício da melhor, ética e transparente atuação concorrencial dos fornecedores de mobiliário corporativo no âmbito público e privado.
Com o objetivo de desenvolver e aprimorar o mercado de mobiliário corporativo no Brasil, a Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo, por meio de acompanhamento, fiscalização e promoção de práticas comerciais éticas, oferece proteção e segurança às entidades fornecedoras e compradoras de mobiliário corporativo em todo o país.
Para mais informações sobre a organização, acesse www.abramco.org.brInformações à Imprensa:

SOMA Agência

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login