Livro explica a construção de barragens das avaliações preliminares ao monitoramento da obra pronta

29/08/2012 - Livro explica a construção de barragens das avaliações preliminares ao monitoramento da obra pronta
 
livro_geologia-de-barragens-45c740.jpgNo oportuno momento em que o Brasil retoma a ênfase nos investimentos em energia hidrelétrica e a iniciativa privada amplia a demanda por profissionais habilitados para a construção de represas com a criação de inúmeras Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), a Oficina de Textos lança Geologia de Barragens, obra que apresenta o ciclo completo da construção de barragens, desde a fase de projeto até a verificação do impacto das obras e seu monitoramento. O autor, Walter Duarte Costa, não é apenas um acadêmico de renome, mas também um profissional com vasta experiência: de 1970 até hoje ele participou da construção de nada menos do que 171 represas em rios no País.
Geologia de Barragens é dividido em 12 capítulos, que vão dos conceitos introdutórios, para aqueles que estão tomando contato com o assunto pela primeira vez, até os detalhes para a construção em diferentes terrenos, composição de rochas e solos. O livro descreve, com o apoio em ilustrações e fotografias, as técnicas e materiais adequados para cada tipo de projeto. Ao final, o leitor encontra também apêndices com glossário de termos técnicos, normas da ABNT para solos e agregados, tabelas de conversão do Sistema Internacional de Unidades e a lista de barragens que tiveram a participação do autor.
Walter Duarte Costa dedica um capítulo exclusivamente à questão ambiental, cuja consideração hoje é indispensável para a realização de novos projetos. Se por um lado a energia proveniente das hidrelétricas é considerada limpa e renovável, por outro as obras de barramento exigem uma série de cuidados para que seus impactos sejam minorados. Num País com um dos maiores potenciais energéticos do mundo em seus rios, e que ainda teria muito a ganhar em termos e econômicos ao torná-los navegáveis, a construção de barragens – desde que seguidos os preceitos sociais e ambientais – é, e será ainda por muito tempo, uma solução para o desenvolvimento e para a integração do Brasil.
 
Título: Geologia de barragens
Autor: Walter Duarte Costa
Editora: Oficina de Textos
No. de páginas: 352
Formato: 17 x 21 cm
Preço: R$ 65,00
ISBN: 978-85-7975-054-0
 
Sobre o autor
Walter Duarte Costa nasceu em Recife, em 1938. É geólogo, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização na Universidade de Alcalá Henares, em Madri, e doutorado em Geociências, defendido na Universidade de São Paulo (USP) em 2002. Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em mais de 40 anos de carreira, participou de 171 obras em barragens, além de inúmeros projetos nas áreas de abastecimento, irrigação, mineração, indústria e meio ambiente. Costa é sócio-fundador da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia.
 
Assessoria de Imprensa: Heloisa Pereira

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login