Primavera é um incentivo a mais para cultivar plantas

25/09/2012 - Primavera é um incentivo a mais para cultivar plantas

Coordenadora do curso de paisagismo do CEPDAP explica que final do inverno é o período ideal para quem quer começar um jardim

Com a chegada da primavera as flores começam a desabrochar e o colorido das plantas pode ser o incentivo que faltava para elaborar um jardim. Para quem quer começar e não sabe ao certo em qual período, a paisagista e coordenadora do curso de paisagismo do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) Vera Ros explica que o início da estação é a melhor época para preparar um jardim. “No período da primavera muitas plantas estão começando a brotar e a terra dever ser adubada e preparada para receber mudas e sementes”.
Mas antes de começar a plantar, Vera recomenda que é necessário pensar em alguns pontos para que o jardim fique sempre bonito. “Primeiro é preciso avaliar o espaço disponível e o clima do local, para depois decidir quais espécies serão usadas. Em muitos casos o morador escolhe plantas que não se adaptam ao ambiente e o jardim acaba não indo para frente. O ideal é optar pela ajuda de um profissional para não errar”, aconselha.
Além disso, todo o jardim precisa de cuidados básicos para se manter bonito e sempre florido. “A irrigação é essencial em todas as estações, pois tanto o excesso e a escassez de água podem prejudicar as plantas. Por isso é sempre bom dosar a quantidade. Outra questão importante é adubar a terra e fazer a manutenção de poda das plantas”, indica Vera.
Para a paisagista, se for o caso for de revitalizar um jardim já existente, o ideal é fazer a limpeza do local e a poda das plantas. “No inverno as plantas podem ficar mais secas e precisam de cuidados para começar a brotar novamente. Os vasos também precisam de cuidados para receber a nova estação. Uma boa prática é replantar, principalmente se as raízes estiverem grandes demais e saindo do dreno do vaso”, explica.
Vera indica que para ambientes internos e com sombra, lírios da paz, antúrios brancos e vermelhos são uma boa alternativa. “No espaço externo podemos optar por uma enorme gama de espécies que trarão beleza e alegria ao ambiente. Já quem prioriza o olfato deve tomar cuidado com as flores que pretende cultivar para que o odor não incomode. Uma boa opção são as tuias de limão, lavandas, gardênias e camélias, que exalam um perfume agradável”, sugere.

Plantas que estão em plena floração durante a primavera:

Agapanto (Agapanthus africanus)

Alpínia (Alpinia purpurata)

Boca-de-leão (Antirrhinum majus)

Calceolária ou sapatinho-de-vênus (Calceolariaherbeohybrida)

Dama-da-noite (Cestrum nocturnum

Centáurea ou escovinha (Centaurea cyanus)

Lágrima-de-Cristo (Clerodendron thomsonae)

Clívia (Clivia miniata)

Estefânia (Cobaea scandens)

Orquídea Dendróbio (Dendrobium densiflorum)

Dedaleira (Digitalis purpurea)

Lírio-do-amazonas (Eucharis grandiflora)

Frésia (Freesia híbrida)

Gardênia ou jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides)

Gérbera ou margarida-do-transval (Gerbera jamesonii)

Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

Orquídea Laelia (Laelia purpurata)

Magnólia branca (Magnolia grandiflora)

O CEPDAP está com matrículas abertas para o Curso Paisagismo e Design de Jardins. Nas aulas os estudantes irão aprender a desenvolver e planejar jardins, explorando elementos artificiais, decorativos e mobiliários, além de saber diferenciar as variadas espécies vegetais. O curso é destinado ao público em geral e profissionais e estudantes da área.

Mais informações pelo site www.cepdap.com.br, pelo telefone (41) 3029-4044 e também na fanpage http://www.facebook.com/cepdap.profissoesinovadoras

Perfil CEPDAP
O CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) atua desde 1998 na área de ensino. A empresa tem como objetivo qualificar profissionais diferenciados e competentes, oferecendo cursos que atendam as necessidades atuais do mercado. A instituição é reconhecida pela Secretaria do Estado de Educação, cadastrada no Ministério da Educação (MEC) e regulamentada pelos órgãos de classes como Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) e do Convention Bureau. O CEPDAP trabalha com cursos nas áreas de Design de Interiores, Paisagismo, Eventos, Gestão Desportiva, além de Marketing e Comunicação.  Mais informações no site www.cepdap.com.br

Talk Assessoria de Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login