Curso FUPAM: PROCEL EDIFICA para Edifícios Residenciais

09/10/2012 - Curso FUPAM: PROCEL EDIFICA para Edifícios Residenciais

A FUPAM - Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente - promove entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, o curso ‘Certificação Energética PROCEL EDIFICA para Edifícios Residenciais’, destinado a arquitetos, engenheiros, designers, projetistas, estudantes e profissionais da área.

O objetivo do curso de 20 horas/aula é apresentar aos participantes a Etiquetagem do nível de Eficiência Energética em Edifícios desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia e publicada pelo Inmetro em 29 de novembro de 2010, para ser aplicada em UH - unidades habitacionais autônomas; edificações unifamiliares, e unidades autônomas de edificações multifamiliares; áreas de uso comum, tanto frequente como eventual.
O conteúdo será focado nos métodos de classificação geral do edifício e os requisitos quanto às áreas externas e áreas internas, coletivas e privadas, e seus respectivos pré-requisitos de avaliação da eficiência energética.
Segundo o professor Leonardo M. Monteiro, coordenador de cursos da FUPAM, serão abordadas questões conceituais básicas sobre certificação energética e metodológicas propostas pelo PBE - Programa Brasileiro de Etiquetagem – na sua versão PROCEL EDIFICA para os edifícios residenciais coletivos ou privados. O conteúdo programático detalhado, a bibliografia básica e informações sobre inscrições podem ser obtidas na internet no endereço: http://www.fupam.org.br/PORTAL/cursos_detalhe.asp?Id=57 ou com Andréia, na secretaria do curso pelo telefone 11 - 3554-6060  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdo Programático Detalhado

- Referências sobre a questão da crise energética e da sustentabilidade.

- Histórico do Programa PROCEL/Edifica.

- A regulamentação para o setor residencial, o selo/etiqueta parcial e completa e glossário básico: unidades habitacionais autônomas (UH) e edificações unifamiliares, e unidades autônomas de edificações multifamiliares.

- Verificação dos Pré-requisitos gerais.

- A componente ‘Envoltória’ e pré –requisitos específicos.

- A Componente ‘Aquecimento de água’.

- A Componente ‘Envoltória Refrigerada’:  aquecimento ou resfriamento.

- Bonificações (ventilação e  iluminação natural, uso racional de água, condicionamento artificial, iluminação artificial, refrigeradores, medições individualizadas).

- Procedimentos para a Certificação Global.

- Exercícios práticos de aplicação da regulamentação.

Serviço
Coordenador: Profº Drº Leonardo M. Monteiro
Professores: Profº Nelson Solano, Profª. Rita Buoro
Carga horária: 20 horas-aula
Local: Praça Monte Castelo, 19 (150 metros do Metro Butantã)
Datas e Horários:
30/11 (sexta-feira) 18h30 às 23h00
01/12 (sábado) 8h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30
02/12 (domingo) 8h00 às 12h30
Taxa de inscrição: R$ 100,00 
Investimento: 2 (duas) parcelas de R$ 600,00
Informações: Andréia - 11 3554-6060 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 
Inscrições: http://www.fupam.org.br/PORTAL/cursos_detalhe.asp?Id=57

ViaVerbo Assessoria de Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login