Huawei certifica primeira instituição do Brasil para oferecer treinamento com certificação da multinacional

10/10/2012 - Huawei certifica primeira instituição do Brasil para oferecer treinamento com certificação da multinacional

Programa de ensino atende demanda por mão de obra especializada na área de telecomunicações

A Huawei, líder global no fornecimento de soluções em tecnologia da informação e comunicações (TIC) escolheu o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para ser a primeira instituição credenciada no Brasil para treinar profissionais que desejam possuir a Certificação HANA - Huawei Authorized Network Academy (Certificado de conhecimento Huawei – em português). O anúncio foi feito durante cerimônia solene nesta terça-feira, dia 9, no Futurecom, o maior evento de telecomunicações da América Latina. Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da Huawei, João Pedro Flecha; o diretor do Inatel, Marcelo Marques de Oliveira; o presidente da Fundação do Inatel (Finatel), José Geraldo de Souza; o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang; o Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações e ex-aluno do Inatel, Maximiliano Salvadori Martinhão e o vice-presidente de vendas da Huawei no Brasil, Zhao Yuning.
A parceria vai prover a instalação de modernos laboratórios para realização de cursos de instrução a manuseio de equipamentos Huawei. O treinamento terá 60 horas de duração e aulas inicialmente presenciais, aplicadas por meio de um simulador das tecnologias desenvolvidas pela empresa. A escolha do Inatel como parceiro para implementação do programa foi estratégica, já que o instituto possui 47 anos de experiência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. “Hoje damos um grande passo unindo academia e indústria em prol do desenvolvimento tecnológico e social do país. Por meio deste convênio, o Inatel passa a ser uma academia Huawei, isso traz mais um avanço para a nossa instituição e mais uma contribuição do Inatel no desenvolvimento das telecomunicações e da Tecnologia da Informação, pois levaremos capacitação e formação a profissionais de todo Brasil”, disse o diretor do Inatel, Marcelo Marques de Oliveira.
O certificado Huawei foi desenvolvido pela matriz da empresa na China há três anos, desde então, o programa vêm sendo um sucesso na Ásia, Oriente Médio, África e outras regiões. “A Huawei entende que o volume de profissionais especializados em TIC deve acompanhar o crescimento das telecomunicações. A demanda por mão de obra qualificada para a área no Brasil é notória, e acreditamos ser uma ótima oportunidade de inserir, em parceria com o Inatel, o certificado HANA”, afirma o vice-presidente da Huawei, João Pedro Flecha de Lima.
O Secretário de Telecomunicações do Ministério de Telecom, Maximiliano Savaldori, acredita que este é um momento importante para diminuir a distância entre um centro de ensino e o mercado de trabalho. “No governo federal, temos trabalhado para diminuir esta distância e promover a aproximação com diferentes projetos como o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o ‘Ciência Sem Fronteiras’ e as bolsas oferecidas na graduação”, explicou. O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang afirmou que esta é uma parceria estratégica global entre Brasil e China. “Esta parceria representa uma grande contribuição à área de TIC no Brasil”, explanou.

O curso
Para participar do curso, não é necessária graduação na área, porém, os profissionais devem ter conhecimentos prévios em tecnologia da informação e comunicações. A primeira turma terá início em 2013 e as inscrições serão abertas através do site do Inatel Competence Center – ICC (http://www.inatel.br/icc/). Os primeiros módulos serão referentes à rede de dados e LTE – HCDA and HCNA-LTE.

Sobre o Inatel
O Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações - é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965. A instituição está localizada em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, região conhecida nacional e internacionalmente como o “Vale da Eletrônica”.
Na área de ensino, o Inatel oferece sete cursos de graduação nas áreas de engenharia e tecnologia; tem também pós-graduação lato sensu, cursos a distância em TV Digital e IPTV, e ainda Mestrado em Telecomunicações.
Na área de serviços, o Inatel, através do Inatel Competence Center (ICC), transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, treinamento, consultoria e calibração de equipamentos.

Sobre a Huawei
Líder global em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Huawei dedica-se à inovação com foco no cliente e a sólidas parcerias. Criamos soluções E2E em redes de telecomunicações, dispositivos e computação em nuvem. Estamos comprometidos com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo soluções e serviços competitivos. Nossos produtos e soluções foram implementados em mais de 140 países, atendendo a mais de um terço da população mundial. Para mais informações, visite o site da Huawei: www.huawei.com.br

Assessoria Inatel

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login