Cidade densa é tema da pós em arquitetura, cidade e sustentabilidade da Belas Arte

16/01/2013 - Cidade densa é tema da pós em arquitetura, cidade e sustentabilidade da Belas Arte

Instituição oferece para curso que traz conceitos como cidades compactas, usos mistos, edifícios híbridos, mobilidade urbana e adensamento inteligente
 
A cidade densa, rejeitada no século XX, deve ser redescoberta e reinterpretada como uma das grandes oportunidades sociais e sustentáveis para os espaços urbanos futuros, pois, segundo resultados do Censo 2010, 85% da população brasileira vive em áreas urbanas. Essa premissa orienta a pós-graduação em “Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade”, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, coordenada pelo professor Me. Ricardo Martos, que tem inscrições abertas até o dia 1º de fevereiro.
“É preciso tomar o cuidado com o rótulo sustentabilidade. Desmistificamos o mau uso da palavra durante o curso, conversamos sobre novos materiais, eficiência energética, mas dedicamos especial atenção à questão da cidade. O objetivo é preparar os alunos para projetarem nesse contexto da cidade densa, mal planejada. Esse adensamento pode ser usado de forma criativa e sustentável evitando, por exemplo, grandes deslocamentos das pessoas”, afirma Martos.
Durante o curso, os alunos têm acesso a conteúdos sobre tecnologias para geração de energia, tratamento de resíduos, assim como alternativas para transportes públicos virtualmente limpos, o que pode tornar a cidade densa um modelo sem grau de risco à saúde. Conceitos como cidades compactas, usos mistos, edifícios híbridos, mobilidade urbana e adensamento inteligente, são a base de pensamento para implementação de um desenvolvimento sustentável para os espaços urbanos.
Objetivamos diagnosticar a qualidade físico-ambiental, os quadros resultantes das apropriações dos espaços urbanos e os impactos da produção dos edifícios, por meio de uma análise multidisciplinar, bem como contribuir para a formação e instrumentalização de profissionais oportunos dedicados à prática do processo gerenciador e conformador do ambiente urbano e arquitetônico.
 
ARQUITETURA, CIDADE E SUSTENTABILIDADE
Carga horária: 420 horas
Semestres: 3
Início das aulas: 18/02/2013 (2ª Feira)
Período: segundas e quartas, das 19 às 22h40, e um sábado por mês, das 8 às 16h40
Investimento (2013/1): 20 parcelas de R$ 1.060,00
 
Sobre o Centro Universitário Belas Artes de SP
Fundado em 23 de Setembro de 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. Dividido em três unidades, o centro universitário é reconhecido pelo ensino com personalidade, posicionamento adotado em 2009.
Com 17 cursos de graduação, 19 de pós-graduação e uma lista completa e dinâmica de cursos livres e de extensão, é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade e a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática no mercado profissional.
Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa oferecida pela instituição. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.
www.belasartes.br
 
Marqueterie Assessoria de Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login