Carro construído por alunos da FEI participa da etapa regional do Baja SAE

22/07/2013 - Carro construído por alunos da FEI participa da etapa regional do Baja SAE
 
Competição ocorre no final de julho, em Minas Gerais, e reúne equipes de 30 universidades de toda a região Sudeste
 
Uma equipe de 24 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle irá representar o Centro Universitário da FEI na etapa Sudeste da competição Baja SAE, que será disputada nos dias 27 e 28/7, em Sarzedo-MG. Eles irão concorrer com 29 equipes de diferentes universidades, entre as melhores do Brasil na modalidade Baja SAE, confiantes no desempenho do protótipo off-road MBF-27, denominado Dina (força, em latim).
Construído pelos alunos da FEI sob orientação dos professores, o MBF-27 tem características que podem fazer a diferença numa competição: farol automático, que acende conforme escurece; sistema exclusivo chamado Diferencial, que permite melhor desempenho nas curvas; sensor de temperatura do CVT, motor e do painel; e suspensão traseira do tipo multi-link (tri-link). Além disso, o carro tem GPS e recurso de telemetria, que envia para os boxes, em tempo real, informações de velocidade, rotação do motor, níveis da bateria e do tanque de combustível. O Dina também tem placas de aproveitamento da energia solar para carregar as baterias e os faróis de lâmpadas LED.
Para a estudante Stephanie Burato, da equipe Baja FEI, participar dessa etapa regional é importante para treinar os novos integrantes e pilotos que irão para a disputa nacional, em março de 2014. “Estaremos competindo com as principais equipes brasileiras, como a atual campeã nacional Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Trata-se de um processo seletivo, uma boa oportunidade para ver se todos estão preparados para assumir a responsabilidade para competições de níveis mais altos”, afirma.
Os alunos da FEI retornaram há pouco tempo de Rochester, nos Estados Unidos, onde participaram da etapa mundial do Baja SAE. E, desde então, estão se preparando para a competição regional. Mesmo no período de férias, os integrantes da equipe têm trabalhado intensamente. “Nosso principal objetivo é ganhar”, completa Stephanie.
Entre os critérios de avaliação do Baja SAE estão: segurança, projeto, custos de fabricação, aceleração e velocidade, subida de rampa, suspensão e tração. O Dina também participará de um enduro de quatro horas.
 
FICHA TÉCNICA – MBF-27:
· Motor Briggs & Stratton 10HP
· Carroceria feita de PET reciclado, pintada com tinta à base de água.
· Chassi tubular de aço
· Direção mecânica, do tipo pinhão cremalheira
· Freios a disco nas 4 rodas
· Transmissão automática do tipo CVT e Caixa de Transmissão com duas velocidades
· Rodas 10" de alumínio
· Suspensão dianteira do tipo duplo braço triangular
· Suspensão traseira do tipo multi-link
· Combustível: gasolina (faz cerca de 12 km/l)
· Velocidade máxima: 60 km/h
· Peso: 153 kg
 
Baja SAE
Exclusivas para alunos da graduação, as competições Baja SAE são uma oportunidade para colocar em prática conhecimentos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas.
A FEI foi uma das primeiras faculdades do Brasil a ter uma equipe de mini-baja para as competições realizadas pela Society of Automotive Engineers - SAE. Criadas em 1976, as disputas chegaram ao País em 1995, pela SAE Brasil, filiada à SAE International. O Baja da FEI é tricampeão mundial (2004, 2007 e 2008) e heptacampeão nacional (2001, 2002, 2005, 2007, 2009 e 2011).
 
Sobre a FEI - O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br
 
Foto: Divulgação - Crédito da foto: Cadú Coppini
Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login