Equipes da FEI e UFMG vencem a Baja SAE BRASIL Etapa Sudeste FIAT

30/07/2013 - Equipes da FEI e UFMG vencem a Baja SAE BRASIL Etapa Sudeste FIAT
 
Competição contou com a participação de 30 equipes de SP, MG, ES, RJ e DF, neste último final de semana (27 e 28 de julho), em Sarzedo/MG
 
A equipe FEI Baja, formada por 20 estudantes de engenharia do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) se sagrou campeã da Baja SAE BRASIL Etapa FIAT, neste final de semana – 27 e 28 -, em Sarzedo, Minas Gerais. Em segundo lugar ficou a equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, seguida pela equipe Piratas do Vale, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Guaratinguetá).
A competição obteve 100% de aproveitamento: as 30 equipes inscritas compareceram todas. Cerca de 600 estudantes, representantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal, submeteram seus carros off-road, projetados e construídos dentro das instituições de ensino, a provas estáticas e dinâmicas, avaliadas por um grupo de cerca de 70 juízes e comissários, todos voluntários da indústria da mobilidade.
Não bastasse a forte rajada de poeira, as equipes tiveram de enfrentar as novas regras da competição, como o não abastecimento dos carros durante o enduro de resistência, com duração de 3 horas. O veículo da equipe campeã Baja FEI conseguiu completar essa prova em 2h58’. Além deste quesito, a Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT apontou as melhores equipes em mais sete provas:
 
Melhor Arrancada – equipe EESC USP Bachareis, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.
Melhor Suspension & Traction e Melhor Gestão de Custos – equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Melhor Gestão de Projetos, Melhor Utilização de CAE e Melhor Validação de Projetos – equipe Piratas do Vale, da Unesp Guaratinguetá.
Melhor Plano de Metas – equipe ITA Dumont 140, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
 
PRÊMIO FIAT - A Fiat, grande apoiadora da Baja SAE BRASIL Etapa Sudeste, também homenageou algumas equipes com o Prêmio FIAT de Boas Práticas de Engenharia. A FEI Baja foi reconhecida em primeiro lugar e recebeu como prêmio um Ipad e um kit de ferramentas. A segunda colocada no concurso foi a equipe Poli Phantom, com um Ipad, seguida pela EESC USP Bacharéis, que ganhou um furadeira sem fio.
A competição, que teve início no sábado (27), teve como objetivo promover a troca conhecimentos entre as equipes e estas testarem os carros para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada no primeiro semestre do ano, em São Paulo, com universitários de todas as regiões do País.
 
OUTRAS REGIONAIS - Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Sul, marcada para 11 a 13 de outubro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul; e a Etapa Nordeste, realizada entre 8 e 10 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, Bahia.
 
VEÍCULOS - Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Companhia de Imprensa

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login