Projetos de Engenharia Civil da FEI propõem melhorias no transporte e buscam minimizar danos ambientais

02/12/2013 - Projetos de Engenharia Civil da FEI propõem melhorias no transporte e buscam minimizar danos ambientais
 
Implantação de trem expresso até o Aeroporto de Guarulhos e um estudo sobre as fundações do Taj Mahal estão entre os principais trabalhos expostos na 48ª ExpoCivil, que ocorre nos dias 3, 4 e 6/12
 
Um estudo sobre as fundações do Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo; uma linha ferroviária de interligação entre o centro econômico de São Paulo e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, garantindo melhor acessibilidade para usuários do aeroporto e para os moradores da região; e uma política que visa minimizar os impactos da construção civil ao meio ambiente por meio da redução dos resíduos gerados e descartados.
Esses são alguns dos trabalhos que serão apresentados pelos formandos de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI, na 48ª ExpoCivil, que acontece nos dias 3, 4 e 6 de dezembro. Alguns projetos serão expostos também no Inova FEI, dia 16/12, a partir das 18h30.
“O objetivo é que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver projetos em conjunto, tomando todas as decisões”, afirma o prof. Raul Fernando Ramos, coordenador da Expo Civil. “Os temas são de livre escolha dos alunos, porém, nos últimos dez anos a sustentabilidade tem mostrado mais significância nos trabalhos, todos com viabilidade econômica”, completa.
Saiba mais sobre os projetos que serão expostos:
Expresso Aeroporto – projeto de construção de uma linha ferroviária para interligar o centro econômico paulistano ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Sistema de massa mola aplicado em ferrovias – estudo sobre a utilização de um sistema de massa mola para atenuar os impactos ambientais causados por vibrações e ruídos secundários nas imediações de ferrovias em áreas urbanas.
Gestão de resíduos na construção civil – política que visa redução dos resíduos gerados e descartados pela construção civil, a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente e à sociedade.
Argamassa de revestimento – análise da relação entre custo e aplicação dos diferentes tipos de argamassa de revestimento.
Análise comparativa de lajes – estudo financeiro e estrutural dos modelos de laje, com base nas particularidades de cada empreendimento.
Fundações do Taj Mahal – estudo e avaliação de possíveis soluções para os danos estruturais do Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo.
Tipos de estrutura para edifício residencial – análise comparativa entre os diversos métodos empregados na construção de edifícios residenciais.
BIM e gestão de projetos – utilização da tecnologia de Building Information Modeling (BIM) para modelar e gerenciar qualquer tipo de projeto, permitindo a criação de um modelo 3D, que possibilita a visualização de interferências, informações construtivas e interface entre as disciplinas envolvidas.
 
Programação:
48ª Expo Civil
3 e 4/12, das 9 às 12 horas
6/12, das 9 às 17 horas
Auditórios prédio J - Centro Universitário da FEI – campus SBC
Av. Humberto Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção, São Bernardo do Campo - SP
 
Sobre a FEI - O Centro Universitário da FEI é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br
 
Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login