Inovação e segurança são foco dos projetos de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI

10/12/2013 - Inovação e segurança são foco dos projetos de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI

Viatura específica para a Polícia Militar e um sedã com suspensão eletromagnética são alguns dos trabalhos que serão expostos na 52ª Expo MecAut, no dia 12/12

São Bernardo do Campo, 10 de dezembro de 2013 – Sete projetos de TCC  (Trabalho de Conclusão de Curso) serão apresentados e expostos em formato de “maquetes” pelos alunos formandos em Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI, na 52ª edição da Expo MecAut, no dia 12 de dezembro. Os automóveis projetados pelos estudantes têm apelo ecológico, pois atendem às leis nacionais de proteção ao meio ambiente, e buscam oferecer aos usuários mais conforto, segurança e economia de combustível. Entre os trabalhos, estão uma inovação no mercado automobilístico - o sedã com suspensão eletromagnética; utilitários com tração 4x4 e uma viatura para garantir mais agilidade em deslocamentos e ergonomia, respeitando os requisitos de segurança, à Polícia Militar.

A Expo MecAut é a mais tradicional exposição de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de alunos do Centro Universitário da FEI - e uma das mais concorridas. “A FEI incentiva os alunos a buscarem constantemente ideias inovadoras. Queremos que a Engenharia seja também uma arte e que traga novas soluções para o mercado automobilístico”, diz o coordenador da Expo MecAut, prof. Edson Esteves.

Conheça detalhes sobre os projetos que serão expostos:

-  Magnus – sedã médio, com a inovadora suspensão eletromagnética, que se adequa a curvas e retas, garantindo mais desempenho e estabilidade em frenagens e aceleração. Foi desenvolvido para usuários que buscam segurança, conforto e economia. Outro foco do projeto é a redução do desgaste dos pneus.

-  Aguiar – viatura projetada especialmente para a Polícia Militar de São Paulo, com dinâmica longitudinal e grande aceleração. Em relação ás viaturas comuns, é mais confortável, pois traz melhorias no dimensionamento, ergonomia e acesso aos comandos. Também é mais veloz e possui motor turboalimentado e caixa de transmissão com seis velocidades, o que permite arrancadas mais rápidas. Seus componentes podem ser reciclados para a fabricação de novas viaturas.

-  Ensav – veículo esportivo, desenvolvido para o público entusiasta do automobilismo. Com preço mais acessível do que outros modelos esportivos, apresenta melhor desempenho, pelo rendimento volumétrico da faixa de rotação e sistema de admissão continuamente variável, o que garante mais potência e torque. Em função do motor sobrealimentado, apresenta menores níveis de consumo de combustível.

-  Tibau – van utilitária, com tração 4x4 nas rodas. Foi desenvolvido para famílias, pois tem capacidade para até oito passageiros, grande espaço no porta-malas e pode transportar peso de até 1.300 kg. Com motor turbo diesel, é um veículo versátil.

-  Hanbull – veículo utilitário de carga, categoria N1, para transitar nas cidades. O caminhão é robusto e foi projetado para atender microempresários e proprietários de pequenas frotas. Versátil para uso no dia a dia, tem duas inovações: nova transmissão para saídas de rampa e adaptação da caçamba.

-  Bruttos – veículo compacto, com tração 4x4, para transportar até quatro pessoas e carga a qualquer tipo de terreno. Ideal para empresas prestadoras de serviço, que precisam levar carga e operadores a locais diversos. Possui chassi tubular e downsizing do motor, para atender às leis ambientais.

-  Hivuc – caminhão com perfil leve e embreagem automatizada, para dar mais conforto ao motorista. Desenvolvido para usuários que buscam mais conforto no dia a dia, pois a embreagem automatizada minimiza os esforços. O veículo também oferece boa visualização de outros carros no trânsito.

Programação:

Quinta-feira, 12/12 - 52ª Expo MecAut, a partir das 18 horas

-  Visita à exposição dos projetos

-  Apresentação dos projetos pelos alunos

-  Coquetel e premiação

Local: Ginásio de esportes do Centro Universitário da FEI
Av. Humberto Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção, SB Campo/SP

Sobre a FEI - O Centro Universitário da FEI é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br

Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login