UFSCar forma milésimo pós-graduando em Ciência e Engenharia de Materiais

19/12/2013 - UFSCar forma milésimo pós-graduando em Ciência e Engenharia de Materiais
 
Milésima defesa foi realizada no dia 18 de dezembro por Gabriel Abreu Uehara, sob orientação do professor Sebastião Vicente Canevarolo Junior, docente do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade
 
No dia 18 de dezembro de 2013, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) formou seu milésimo pós-graduado. A defesa foi realizada pelo, então mestrando, Gabriel Abreu Uehara, com o trabalho “Reaproveitamento de aparas de filmes multicamadas de polietileno/pet na produção de blendas compatibilizadas”, sob a orientação do professor Sebastião Vicente Canevarolo Junior, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar.
Inaugurado em 1978, o curso de mestrado do PPGCEM formou sua primeira aluna, Maria do Carmo de Andrade Nono, em 1981, sob orientação do professor José Roberto Casarini. Já a defesa da primeira tese do curso de doutorado, criado em 1986, aconteceu em 1992, pelo aluno Ângelo Rubens Migliore Júnior, sob a orientação de Edgar Dutra Zanotto, docente do DEMa até os dias atuais.
A marca de mil pós-graduandos formados é alcançada ao mesmo tempo em que acontece a divulgação da avaliação trienal 2010-2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na qual o PPGCEM recebeu pela quinta vez consecutiva a nota máxima 7, confirmando seu grau de excelência padrão internacional. Dos 3.337 Programas avaliados apenas 4,2% atingiram a nota máxima na avaliação da Capes.
O Programa conta com 34 docentes e está pautado pelo princípio de formar excelentes pesquisadores, por meio de aulas, dissertações e teses originais e de alto nível em Materiais, e assim contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico da área, tornando-se um centro internacional de ensino, pesquisa e extensão que seja referência de qualidade. Entre 2010 e 2012, os docentes do PPGCEM conquistaram um total de 42 prêmios, sendo 28 nacionais e 14 internacionais, em várias categorias, dentre eles a mais importante honraria em Ciência e Tecnologia do País, o “Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia”, edição 2012, na Grande Área do Conhecimento de Ciências Exatas, da
Terra e Engenharias, que foi concedido ao professor Edgar Dutra Zanotto.
Para a professora Dulcina de Souza, vice-coordenadora do PPGCEM, a manutenção do grau de excelência padrão internacional nas várias avaliações trienais da Capes é consequência natural do elevado nível das pesquisas desenvolvidas das quais participam, além dos pesquisadores do Programa, pesquisadores estrangeiros, através de intercâmbios formais e informais com os melhores centros do exterior nas várias áreas de competência em Materiais. “Além da cooperação internacional, o estreito contato com as indústrias da área de Materiais é um outro diferencial do PPGCEM, que colabora fortemente para o sucesso do Programa”, completa Dulcina.
Atualmente, o PPGCEM possui 142 alunos regulares, sendo 68 mestrandos e 73 doutorandos, dos quais 67% são bolsistas das agências de fomento, como a própria Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e outros 33% são vinculados à indústria tais como Electrolux, Embraer, Faber-Castell, Petrobras, TAM, Tecumseh, Volkswagen, dentre outras.
Segundo Dulcina, os egressos do PPGCEM têm assumido papel importante em diversas Universidades, centros de pesquisa e indústrias no Brasil e exterior. “Em atualização recente foi possível obter informações a respeito de 784 egressos, dos quais 337 são professores/pesquisadores em Instituição de Ensino Superior, 30 são pesquisadores em Centros/Institutos de Pesquisa, 256 trabalham em indústrias e empresas e 25 são empresários. Com relação às suas posições, quatro são Diretores-Presidentes, um Vice-presidente, 14 diretores, 48 gerentes, 286 professores, 107 pesquisadores e 40 pós-doutores. Temos conhecimento que 745 trabalham no Brasil e 39 no exterior”, comemora Dulcina.
Mais informações sobre o PPGCEM estão disponíveis em www.ppgcem.ufscar.br
 
Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos.

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login