Laboratórios Virtuais da Pearson contribuem para inovação no ensino de Física na USP

20/12/2013 - Laboratórios Virtuais da Pearson contribuem para inovação no ensino de Física na USP

Parceria é resultado do projeto InovaLab, desenvolvido pela USP, para incentivar a adoção de novas ferramentas para as práticas laboratoriais em sala de aula

Os Laboratórios Virtuais de Física, desenvolvidos pela Pearson - líder em educação no mundo -, foram adotados pela Universidade de São Paulo (USP) com o propósito de inovar o ensino laboratorial da disciplina no Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Após dois meses de uso, a plataforma é considerada referência de aprendizagem por aliar precisão e detalhamento na prática da disciplina em diferentes cursos.
Utilizados por sete milhões de estudantes e 100 mil professores, nos Estados Unidos, e por 50 instituições educacionais brasileiras, os Laboratórios Virtuais, desenvolvido em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), possibilitam alternativas mais viáveis e produtivas para o ensino, contribuindo para a preparação dos alunos nas práticas presenciais, por refletir a realidade do que acontece nos laboratórios reais e, ainda, por permitir que procedimentos sejam feitos com total segurança e sem o receio do aluno danificar materiais, o que representa também mais custo para a instituição de ensino.
A adoção do software de Física é uma das iniciativas do projeto InovaLab, que apoia programas inovadores para a instalação de laboratórios e tecnologias educacionais nas aulas práticas ministradas pela USP. Herbert Alexandre João, educador do Instituto de Física de São Carlos, acredita que com a plataforma, os estudantes podem desenvolver práticas laboratoriais a qualquer momento e quantas vezes desejarem. "Neste sentido, o Laboratório Virtual oferece grande qualidade gráfica, adequando-se aos conteúdos curriculares trabalhados nas disciplinas básicas dos cursos", afirma.
Cerca de 400 estudantes que frequentam os Laboratórios de Ensino de Física do IFSC utilizam o software para realizar atividades complementares às disciplinas teóricas e principalmente para produzir pré-relatórios de práticas experimentais. Os professores podem incorporar o uso da plataforma de aprendizagem às aulas ministradas nos institutos de Arquitetura e Urbanismo, Química, Ciências Matemáticas e Computação e na Escola de Engenharia de São Carlos, todos localizados no campus da USP em São Carlos.
Os principais cursos que atuam com o uso da plataforma são as Engenharias e os quatro cursos do IFSC: Bacharelado em Física, Bacharelado em Física Computacional, Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares e a Licenciatura em Ciências Exatas.

Sobre a Pearson - Empresa líder em educação no mundo, a Pearson tem mais de 150 anos de experiência no mercado, atua em cerca de 60 países e conta com 45 mil colaboradores. Fornece materiais e serviços educacionais, informações de negócios pelo Grupo Financial Times e publicações de consumo pela Penguin Random House.
No Brasil há 17 anos, atua com soluções para todo ciclo educacional de uma pessoa, desde a Educação Infantil até a vida adulta e profissional por meio de produtos e serviços. Recentemente, reforçou sua atuação em Educação Básica com a aquisição, em 2010, das marcas de Sistemas de Ensino COC, Dom Bosco e Pueri Domus, da área privada, e NAME, da área pública; no setor de avaliação educacional e psicológica com a compra da Casa do Psicólogo em 2012; e na linha de publicações de consumo, em 2011, com o investimento em 45% na Companhia das Letras.
Hoje, líder em educação no Brasil, conta com mais de mil colaboradores. Para mais informações, visite pearson.com.br

Sobre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) - O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) é um centro de pesquisa dinâmico e interdisciplinar localizado no coração do estado de São Paulo. Com acesso a um excelente financiamento de pesquisa, o Instituto coordena diversas redes brasileiras de pesquisadores em diversas áreas como óptica e fotônica, biologia estrutural, materiais cerâmicos, nanobiotecnologia e eletrônica orgânica. O IFSC é equipado com uma excelente infraestrutura, incluindo salas de aula, laboratórios de ensino, escritórios administrativos, oficinas e auditórios, além de pesquisas de importância mundial, pelas quais o Instituto é reconhecido. O IFSC possui aproximadamente 80 docentes, 200 técnicos e pessoal administrativo, 600 estudantes de graduação e 200 estudantes de pós-graduação envolvidos em programas de física. www.ifsc.usp.br
 
CDI COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login