2º Curso Internacional CTG ABINT

20/03/2014 - 2º Curso Internacional CTG ABINT
 
O crescimento dos geossintéticos nos últimos anos vem despertando a atenção da engenharia. Porém, este rápido crescimento encontra como desafio a capacitação em novas tecnologias, impedindo muitas vezes a correta utilização desta família de produtos. Dentre as áreas que apresenta maior utilização de geossintéticos, estão os projetos de Aterros Sanitários e Mineração.
Em um projeto de um aterro de disposição de resíduos ou confinamento de rejeitos, diversos elementos básicos devem ser considerados, podendo-se citar: drenagem de nascentes, impermeabilização da fundação, células de resíduos cobertas diariamente para a redução de vetores, drenagem de chorume e gases, e cobertura final do aterro.
Em todos estes elementos, materiais convencionais, como por exemplo, argila, areia e brita, foram sempre utilizados com bastante frequência. No entanto, o uso destes materiais está cada vez mais limitado, devido à dificuldade de exploração de novas jazidas, altas distâncias de transporte, alto custo dos materiais granulares, dificuldade de trabalho em épocas com alta pluviosidade, dentre outros.
O desenvolvimento dos materiais geossintéticos ocorrido nas últimas décadas veio a sanar as dificuldades relativas à utilização desses materiais considerados convencionais, permitindo aproveitar ao máximo as vantagens destes produtos.
Para aprimorar esse conhecimento, nos dias 28 e 29 de maio de 2014, será realizado o 2º Curso Internacional CTG-ABINT – Projetos de Obras Ambientais com Geossintéticos, no teatro do Edifício Odebrecht, na cidade de São Paulo, com o objetivo principal de fomentar a boa técnica de aplicação dos geossintéticos.
O Curso, organizado pelo CTG-ABINT e com o patrocínio da BRASKEM, traz como palestrantes engenheiros Richard Thiel, Presidente da empresa Thiel Engineering, Inc., localizada em Oregon/CA (EUA) e Sam Allen, Vice-Presidente do TRI (Texas Research International), localizado em Austin/TX (EUA).
O CTG é formado por empresas fabricantes de geossintéticos no Brasil associadas à ABINT (Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos). Dentro do grupo estão as maiores empresas produtoras nacionais, utilizando diversos polímeros como PP, PET, PVC, PVA e PEAD. As empresas que atualmente compõe o CTG são: Bidim, Braskem, Cipatex, Huesker, Maccaferri, Ober, Santa Fé, Sansuy e Roma.
 
Mais informações: www.geossinteticos.org.br

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login