2ª edição do Desafio de Design Odebrecht Braskem estimula a criação de mobiliário escolar

06/08/2014 - 2ª edição do Desafio de Design Odebrecht Braskem estimula a criação de mobiliário escolar
 
Universitários dos cursos de Design e Arquitetura disputarão concurso utilizando plástico para desenvolvimento de móveis
 
As empresas Odebrecht Properties e Braskem, em parceria com a Tramontina e a agência de design Mais Packing, apresentam a 2ª edição do projeto Desafio de Design Odebrecht Braskem, um concurso entre estudantes universitários que estimula novos talentos a desenvolver aplicações inovadoras com plástico em peças de mobiliário, atendendo aos conceitos de sustentabilidade, praticidade e inovação.
Para esta edição, houve uma ampliação do concurso, com participação de mais instituições e inclusão do curso de Arquitetura na disputa.  Ao todo, foram convidadas seis universidades, as cinco com cursos de Design com registro mais antigo no MEC e a vencedora da primeira edição do Desafio de Design. São elas: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Fundação Armando Alvares Penteado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Paulista, Universidade São Judas Tadeu e, como vencedor da edição anterior, o Instituto Europeo di Design.
A disputa terá duração de quatro meses e tem como desafio a criação de mobiliário de plástico com design moderno e inovador para escolas em duas categorias: Infantil e Ensino Fundamental/Médio. Os projetos precisam ser originais, criativos e trazer inovação tecnológica, mercadológica e sustentável.
Durante o período do projeto, os estudantes receberão consultoria da agência de design Mais Packing e contarão também com a orientação de profissionais de design. Além de serem capacitados com palestras técnicas e treinamentos sobre as aplicações de produtos da Braskem, os estudantes receberão informações sobre Análise de Ciclo de Vida dos produtos, materiais e processos, tendências de design, entre outros.
A ideia é reforçar as principais vantagens do plástico, como redução de peso, facilidade no transporte, durabilidade, resistência e ergonomia, que permite trabalhar formas complexas, além do fato de ser 100% reciclável.
“Queremos motivar os jovens de que é possível criar peças inovadoras e sustentáveis. Por meio do projeto, os estudantes aprendem a conhecer novas técnicas e ao mesmo tempo estimular a criatividade. Nosso objetivo é fomentar o uso de plástico pelos jovens designers brasileiros, solução inteligente que atinge níveis de acabamento e qualidade únicos, diferenciais que podem ser mais explorados no País”, afirma Walmir Soller, diretor de Polipropileno da Braskem.
A Odebrecht Properties, empresa da Organização Odebrecht responsável pela identificação, concepção, estruturação de investimentos, construção e operação de ativos imobiliários diversificados e sustentáveis, também participa da concepção do Desafio de Design desde a 1ª edição. O mobiliário desenvolvido em 2013 está presente na área de convivência do Edifício Odebrecht São Paulo, localizado no bairro do Butantã.
“Mais uma vez, acreditando na capacidade de inovação e qualidade dos trabalhos de jovens brasileiros, apoiamos a 2ª edição do Desafio de Design. Atentos aos projetos apresentados, temos a confiança que aplicaremos o resultado desta iniciativa em projetos da Odebrecht Properties na área de educação”, afirma Felipe Jens, presidente da Odebrecht Properties.
A comissão julgadora será composta por representantes da Braskem, da Odebrecht Properties, da Tramontina e pelo profissional de design Auresnede Pires Stephan, formado em desenho industrial pela FAAP e em publicidade pela ESPM e com atuação no setor desde os anos 1970. A universidade vencedora será conhecida em novembro e receberá como prêmio o valor de R$ 15 mil reais.
 
Sobre o Desafio Design - O Desafio surgiu durante a elaboração do projeto de interiores do empreendimento. Em vez de buscar arquitetos ou designers renomados, as empresas decidiram por um processo que envolvesse jovens talentos do design brasileiro. A proposta de utilizar o plástico como o material das peças de mobiliário da praça de convivência busca mostrar a versatilidade dessa matéria-prima, inclusive em aplicações corporativas, e a possibilidade de seu uso de forma prática e sustentável, com seu menor impacto ambiental. Entre as principais vantagens do plástico estão redução de peso, facilidade no transporte, durabilidade, resistência e ergonomia, que permite trabalhar formas complexas. Além disso, o plástico é 100% reciclável.
Sobre Braskem - A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Com a inauguração de sua fábrica de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar, com capacidade anual de 200 mil toneladas, tornou-se a maior produtora de biopolímeros do mundo.

CDN Comunicação Corporativa

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login