Campo de provas New Holland Construction vira pista para etapa sudeste da Baja SAE BRASIL 2014

28/08/2014 - Campo de provas New Holland Construction vira pista para etapa sudeste da Baja SAE BRASIL 2014

new_holland_prova.jpg30 Carros off road, projetados por 540 estudantes de engenharia, participam da etapa sudeste da competição, que acontece nos dias 30 e 31 de agosto, em Sarzedo (MG)

A New Holland Construction é patrocinadora e recebe em seu Campo de Provas de Sarzedo, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a etapa sudeste da competição Baja SAE BRASIL 2014. Trata-se de uma disputa entre carros off road projetados e construídos por estudantes de engenharia de universidades da região sudeste do país. O evento é aberto ao público – toda programação - e acontecerá no próximo fim de semana - dias 30 e 31/08. Normalmente, no campo de provas da marca, que possui 70 mil m², são testados equipamentos e máquinas de construção e infraestrutura que são comercializados na América Latina.
“Ao patrocinar um projeto como esse, buscamos fornecer a oportunidade de os estudantes conhecerem uma área projetada para testes de equipamentos. Dessa forma, se familiarizam com o ambiente de forma prática e têm contato com a realidade do mercado de trabalho”, conta Paula Araújo, gerente de Brand Marketing da New Holland Construction.
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. “As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de pôr em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Competição
Nesta edição, são 30 equipes (mesmo número de 2013) formadas por alunos que participam do Projeto Baja SAE e competem representando a instituição de ensino a qual são ligados - sendo 11 de Minas Gerais, dez de São Paulo, seis do Rio de Janeiro, duas do Espírito Santo e uma do Distrito Federal –, que possuem ao todo cerca 540 estudantes. As equipes terão de submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, todos engenheiros da indústria da mobilidade.
A competição começa no dia 30 com as avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. No dia 31, os carros enfrentam o enduro de resistência, com três horas de duração. É a prova mais esperada da competição, realizada em terreno acidentado e com muito barro. A equipe FEI Baja, formada por 24 estudantes de engenharia do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), foi a vencedora da competição regional no ano passado (confira abaixo a lista completa de competidores).
Pista – Para receber a Baja, um mês antes da competição, o comitê técnico do projeto desenvolve o formato da pista, desenha os obstáculos e se reúne com o time da New Holland Construction. A equipe da marca começa os trabalhos de remoção de terra, construção dos obstáculos e demarcação da pista. Na véspera da competição, o comitê técnico realiza uma vistoria para finalizar o processo e realizar ajustes, caso sejam necessários.

Mais sobre a competição: Criada na Universidade de Carolina do Sul, nos EUA, a competição tem por objetivo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos e é uma oportunidade de desenvolverem um projeto, passando por todas as etapas envolvidas no processo, além de preparar para o mercado de trabalho.
Nacional – Competição de alto nível técnico, a Etapa Sudeste é o principal laboratório de testes para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. Constitui oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.  Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza durante o ano mais duas competições regionais, que são preparatórias para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS: a Etapa Nordeste, de 7 a 9 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 14 a 16 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Serviço - Baja SAE BRASIL 2014 – Etapa Sudeste
Data: 30 e 31 de agosto
Programação: Dia 30 (sábado), das 7h às 18h – Avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade (todas as atividades são simultâneas).
Dia 31 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência. Das 13h30 às 14h30 – Premiação.
Local: Campo de provas New Holland Construction (rua São Fransciso S/N – Sarzedo (MG)
Entrada Enduro 31/08: 1kg de alimento não perecível

INSTITUIÇÕES E EQUIPES: Minas Gerais – 11 equipes de 11 instituições: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – Equipe Cefast / Centro Universitário Newton Paiva – Equipe NPRace / Faculdade Pitágoras – Equipe Baja Pitágoras / Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira – Equipe MountainBaja / Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itajubá – Equipe Saci / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Baja UFMG / Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Equipe Komiketo Baja UFSJ / Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Equipe UFVbaja Pererecas / Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Equipe Cerrado / Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Equipe Zebu Baja UFTM / Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Equipe Espinhaço. São Paulo – 10 equipes de 10 instituições: Centro Universitário da FEI – Equipe FEI Baja / Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) – Equipe Poli Phantom / Fundação Hermínio Ometto (FHO Uniararas) – Equipe FHO Baja / Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – Equipe ITA Tron / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Equipe UNICAMP Baja SAE / Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Guaratinguetá – Equipe Piratas do Vale Bardahl / Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Ilha Solteira – Equipe Tec Ilha Baja / Universidade Federal do ABC (UFABC) – Equipe Baja UFABC / Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP) – Equipe Fatecnólogos / Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Genau Baja UFSCar. Rio de Janeiro – 6 equipes de 5 instituições: Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) – Equipe AEDBAJA / Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Equipe Mud Runner / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Equipe Reptiles / Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipe VR Baja / Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipe Tuffão Baja SAE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Minerva Baja UFRJ. Espírito Santo – 2 equipes de 2 instituições: Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA) – Equipe FAESA Baja / Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Equipe Vitória Baja. Distrito Federal – 1 equipe de 1 instituição: Universidade de Brasília (UnB) – Equipe Piratas do Cerrado.
New Holland campo prova.jpg

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login