Uma Usina no Telhado

Usina TelhadoUma Usina no Telhado

Em todo o mundo, cada dia mais pessoas estão investindo em sistemas de energia solar e equipando seus telhados com painéis de captação de energia solar. E por que não? Afinal, essa tecnologia tem crescido muito nos últimos anos e seus custos diminuído. A instalação de painéis solares no telhado da sua casa ou empresa é uma ótima maneira de gerar eletricidade para consumo, bem como para a rede, reduzindo valores na sua conta sem impactar o meio ambiente.

Se o objetivo é economizar na conta de luz, você está no caminho certo. Mas você já está preparado para ser proprietário de uma usina geradora de energia elétrica?

Além do abatimento na conta de luz, é preciso ter ciência que está construindo algo extremamente importante e que necessita de atenção constante como uma verdadeira usina. Para tal, uma usina precisa de projeto, materiais, mão de obra, instalação, manutenção, garantias e segurança adequada. Alguns pontos são de extrema importância durante o planejamento de seu projeto para captação de energia solar:

Quantos anos tem o telhado onde você vai fazer a instalação dos painéis solares? Se você sabe que precisará de um novo telhado em breve, ou que uma parte do seu telhado está danificada, provavelmente não será a melhor ideia instalar painéis solares neste momento.

Telhados vêm em diversas formas e tamanhos. Se não houver espaço suficiente, você provavelmente não receberá o retorno esperado em seu investimento.

Painéis solares exigem posicionamento específico para gerar a quantidade máxima de energia. No Brasil, em geral, os profissionais sabem que a melhor colocação é fazer com que os painéis fiquem voltados para o norte. Independentemente disso, essa informação é importante para você antes de iniciar a instalação.

A instalação de painéis solares aumentará o peso na estrutura do seu telhado. Se o peso desses painéis solares for demais para o seu teto, existe a probabilidade de que ele colapse. Isso é muito perigoso por muitas razões, para não mencionar caro. É essencial que um profissional avalie seu telhado para determinar se é necessário algum suporte adicional para começar a instalação.

Lembre-se que seu sistema de energia solar estará exposto ao tempo, e este pode ser severo com chuvas, escoamento, tempestades de raios, ventanias, granizo e muito mais. Existe o potencial de alguns equipamentos de energia solar serem danificados durante esses eventos. Apesar de alguns seguros cobrirem prejuízos contra esses tipos de eventos, é necessário considerar proteções efetivas contra essas ocorrências.

Além da estrutura e da forma do seu telhado, você também precisa considerar como vai conectar seu sistema de energia solar à rede. Ao conectar-se a uma concessionária local, há muitas coisas que você precisa determinar. Como por exemplo:

Quanto tempo levará para ser conectado?
Você precisa pagar alguma taxa?
Que tipo de cabo de energia devo utilizar?
Como você será creditado pela eletricidade gerada?
Quando você será creditado pela eletricidade gerada?
Embora a tecnologia tenha feito cair significativamente os custos de instalações, o investimento deve considerar os modelos e marcas certificadas, acreditadas e testadas que possam garantir a segurança de sua instalação e a eficiência da energia gerada.

Componentes de menor custo e qualidade podem ser perigosos e comprometer o prédio de forma geral. A última coisa que você quer é ter um incêndio em sua casa por causa dos componentes ou da mão de obra de instalação e manutenção com baixa qualidade.

Instalação de painéis solares é coisa para profissionais. Não tente fazer você mesmo. Há muitas coisas que podem dar errado se você não for treinado adequadamente no processo de instalação. Problemas de fiação: este é um trabalho que requer que você trabalhe com elementos elétricos. Se configurado incorretamente, você pode gerar choques elétricos que são prejudiciais a você e a todos ao seu redor. Além disso, pode haver risco de incêndio caso não sejam utilizados os cabos corretos. Existem Normas a serem seguidas para a determinação do tipo de cabo elétrico para cada ambiente.

Hoje a linha PRYSUN, da Prysmian é um produto preparado para suportar 120 °C por até 20.000 horas de funcionamento com proteção UV e livre de substâncias tóxicas.

Se você mesmo vai instalar esses equipamentos, essas garantias poderão ser anuladas. Se estabelecer procedimentos de manutenção adequados, tanto preventiva como corretiva, fará com que a usina no seu telhado funcione por mais tempo. Definir com seu contratado quais são os procedimentos de manutenção antes do início da instalação e quanto isso irá custar é fundamental. Se você não conseguir atender a esses requisitos de manutenção, há uma boa chance de seu equipamento não durar o tempo que você deseja.

Portanto, muito mais do que pensar simplesmente na redução do valor de sua conta de luz, esteja preparado para ser proprietário de uma usina geradora de energia elétrica!

Para saber mais sobre a tecnologia fotovoltaica, acesse –br.prysmiangroup.com/products-and…/…/solar-and-photovoltaics

Site Login