eventos

14/10/2014 - Simpósio de Impermeabilização: entrega dos resumos até novembro
 
IBI reforça data final para inscrição dos resumos dos artigos. E pontua a importância do tema impermeabilização nos meio acadêmicos
 
Com o tema “A relevância da impermeabilização na construção civil” será realizado de 15 a 17 de junho de 2015, no Espaço APAS, na capital paulista, o 14° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização, promovido e organizado pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). Um dos pontos altos do evento será a apresentação dos trabalhos técnicos, que avaliará as melhores iniciativas na área. Para concorrer, os interessados deverão inscrever os seus resumos até 7 de novembro, impreterivelmente.
Nesta primeira etapa, a entrega dos trabalhos acontece pelo site do simpósio, no endereço  www.ibibrasil.org.br/simposio2015. Na página, estão disponíveis todas as informações, desde as normas para envio dos resumos, passando pelos temas, prazos e premiações até a entrega dos trabalhos finais. Lá se encontram disponíveis, também, os critérios de avaliação a serem adotados pelo comitê científico.
Para José Miguel Farinha Morgado, coordenador do 14º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização, a expectativa para esta edição é que o número de trabalhos inscritos supere o do ano anterior: “Para tanto, estamos bastante empenhados na divulgação do simpósio e da chamada para inscrição dos resumos. Já iniciamos o envio de carta e de cartazes para coordenadores de aproximadamente 1,1 mil cursos universitários. Ao todo, distribuiremos 3,2 mil cartazes com foco na importância da impermeabilização no meio acadêmico e profissional. Queremos, com essa iniciativa, fortalecer nas universidades a importância do tema”.
 
Impermeabilização: curso com potencial de disciplina
De extrema importância, mas ainda pouco discutido no meio acadêmico, o tema impermeabilização ainda não possui disciplinas nos cursos regulares de engenharia. Mas essa realidade tem sido fortemente combatida e mudada pelas mãos do IBI e também do Instituto IDD, que atua na criação, desenvolvimento e gerenciamento de cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu (especialização), de extensão e livres de alto valor agregado nas áreas tecnológicas principalmente voltados à área de engenharia civil.
Ricardo Faria, coordenador regional do IDD, explica que são poucas as instituições educacionais que tratam o tema com propriedade: “O mais comum é vermos, em alguns locais, ensinarem sistemas de impermeabilização desatualizados, pouco produtivos e de forma bem genérica. Algumas instituições recorrem aos fabricantes de produtos de impermeabilização e às empresas especializadas para promoverem o assunto aos alunos. Entretanto, apesar de ser uma iniciativa benéfica para introduzir o tema de forma mais atualizada, acaba ficando muito limitada em função do pouco tempo, pois geralmente acontecem em forma de palestra e minicursos”.
Uma forma que as empresas que costumam apoiar esse tipo de ação encontraram foi incentivar esses workshops nas instituições durante as semanas acadêmicas e no decorrer das disciplinas dos cursos. Faria defende que as novas técnicas, novos produtos e novos sistemas devem ser discutidos com os alunos, abordando desde o projeto de impermeabilização, a especificação correta, as normas técnicas pertinentes, as particularidades de execução, a diferenciação de sistema para cada campo de aplicação e a gestão de custos. E para isso é necessário tempo suficiente de aprendizado e formação: “Para que, hoje alunos, mas amanhã profissionais, saibam com propriedade proteger as estruturas das construções com excelência na eficiência, garantindo a durabilidade e sustentabilidade das edificações”.
 
Por uma melhor formação
Dentro dos cursos que o IDD ministra está o de Tecnologia da Impermeabilização. Nessas aulas os alunos, no decorrer de 4 semestres, têm a oportunidade de interagir com professores da cadeia da engenharia civil e com profissionais gabaritados para aumentar o network, discutindo assuntos da impermeabilização, como Sistemas de Impermeabilização; Controle tecnológico de sistemas de impermeabilização; Concreto impermeável; Impermeabilização de fundações e subsolos, túneis e estruturas subterrâneas, pisos, coberturas, áreas frias e molháveis, fachadas e de ambientes agressivos; Projeto de impermeabilização;  Juntas de movimentação; Patologia em sistemas de impermeabilização; Sustentabilidade na construção; Orçamento e Aulas de ensaios e laboratórios.
 
Serviço
Entrega dos resumos
Data: até 7 de novembro
Inscrições e informações: http://www.ibibrasil.org.br/simposio2015/trabalhos.html

Demais datas
15/01/2015 – início da divulgação da lista de resumos aprovados;
21/02/2015 – prazo final para recebimento dos trabalhos finais;
06/04/2015 – início da divulgação dos trabalhos finais aprovados;
15 a 17/06/2015 – apresentação e premiação dos trabalhos.
 
Perfil IBI - O Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI) é uma entidade técnica sem fins lucrativos. Fundada em 1975, com o objetivo de promover o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento de produtos, serviços e o mercado de produtos químicos voltados para construção civil, congrega atualmente em seu quadro associativo 49 sócios, dos quais 24 aplicadores, cinco distribuidores e 20 fabricantes. Promove, ainda, ações e parcerias com institutos de pesquisa, desenvolvimento e análise de produtos e serviços – como o Laboratório Falcão Bauer –, órgãos públicos, bem como associações ligadas à indústria da Construção Civil.
Entre as principais atividades do IBI estão: cursos técnicos de impermeabilização; realização de simpósios e eventos; e a realização de reuniões relativas às normas técnicas no âmbito do Comitê Brasileiro de Isolação Térmica e Impermeabilização (CB 22), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Via Pública Comunicacao

Site Login