eventos

19/11/2014 - Balanço da XVI FIMAI revela novas parcerias e aumento gradativo dos negócios
 
Segurança na exploração de óleo e gás, matrizes energéticas alternativas, especialização de engenheiros e agrônomos, limpeza dos oceanos, além do interesse global pelo mercado ambiental brasileiro marcaram esta edição da FIMAI
 
Cresce a cada ano o interesse das indústrias por adquirir tecnologia e outras ferramentas para garantir maior sustentabilidade nos processos de produção. Essa foi a constatação da organização e também dos expositores da XVI FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no pavilhão azul do Expo Center Norte em São Paulo (SP).
Um dos maiores eventos do setor na América Latina, a Feira concentrou as principais inovações do mercado, com participação de players de nove países e cinco delegações, além de representações das principais empresas brasileiras que fornecem equipamentos, materiais e serviços de otimização de recursos naturais, controle de emissões e eficiência energética entre outros. A visitação alcançou 18 mil pessoas e os 320 expositores fizeram acontecer o grande encontro da sustentabilidade, com geração de negócios em torno de 1,8 bilhão de reais. “À medida em que aumenta a sensibilidade do setor com relação ao cumprimento da PNRS e à constatação de que sustentabilidade representa economia, cresce o interesse por implantar sistemas eficientes e as alternativas estão todas disponíveis na FIMAI, tudo o que o setor empresarial precisa para manter sua produção e ainda cumprir as exigências de preservação ambiental”, declara Julio Tocalino Neto, diretor executivo da Feira.
Entre as novidades desta edição da FIMAI estiveram as parcerias com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e a Associação Brasileira de Proteção e Combate às Emergências Ambientais (ABPCEA), que incrementaram a programação técnica dos seminários e provocou a participação de visitantes ainda mais interessados nas inovações do mercado. Outros conteúdos como as realizações recentes do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE) e os convidados do Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial (SIMAI) cumpriram a agenda tão aguardada com agentes das iniciativas públicas e privadas, suas realizações e propostas para o setor.
Importantes parcerias
A intensa movimentação nos estandes demonstrou potencial de negócios em crescimento e a participação do público nos auditórios, com palestrantes brasileiros e convidados internacionais, promoveu mais uma vez a atualização dos conhecimentos. Essa possibilidade de aprimorar a produção e adquirir formação especializada torna a FIMAI um ponto de encontro estratégico, e isso atraiu a atenção de dois novos parceiros.
Exemplo disso foi a realização da 1ª Oil Spill Brazil Conference & Exhibition, em que a ABPCEA se antecipou em apresentar soluções para a preservação da costa na exploração do pré-sal, resultando num marco na história da Feira. Especialistas de alto nível trouxeram contribuições sobre o tema, num momento em que o Brasil se prepara para uma evolução sem precedentes na área. “Diante do tempo curto de preparo da conferência e considerando, portanto, as dificuldades de encontrar os apoios, as palestras e toda a qualidade do conteúdo apresentado superou minhas expectativas. O nível técnico foi o que sobressaiu, diante de um público que participou de forma muito pertinente, tanto que resultou na formação de um grupo no âmbito da ABPCEA para consolidar o que foi discutido e fazer proposições para levar às esferas governamentais e ambientais”, comentou Jayme de Seta, vice-presidente da ABPCEA.
Já o CONFEA reconheceu na estrutura da Feira a possibilidade de oferecer um espaço ideal para seus associados e organizou um auditório para concentrar palestras relevantes na especialização. Ali aconteceram debates em torno do seminário Brasil & Termelétricas: “Essa energia é nossa!” e ainda foi ocasião para assinatura de importantes acordos de cooperação entre França e Brasil, com a proposta de aplicação da experiência com cidades sustentáveis à realidade brasileira. “Estamos inovando ao juntar forças com a Fimai, o que é muito importante porque a área do meio ambiente é a que anda junto com a engenharia, a agronomia, a meteorologia, a geologia e a geografia. Somos responsáveis pela transformação dos recursos naturais, mas também pela preservação desses recursos, seja na construção de obras, na fabricação de carros, na geração de alimentos e no consumo da água. Por isso é importante nossa presença aqui, por meio das palestras, para podermos discutir a maneira mais sustentável de extração de recursos naturais”, afirmou o presidente em exercício do CONFEA.
A programação tradicional da FIMAI, com a realização do CEMPRE e do SIMAI manteve o nível de interesse, nos auditórios repletos de especialistas buscando por atualizações. O SIMAI abriu o programa trazendo o professor Diego Piazza, da Universidade de Caxias do Sul, à frente do grupo que integra o projeto global The Ocean Cleanup, de limpeza dos oceanos. Em complemento ao conteúdo internacional, contou ainda com palestrantes da Alemanha, Chile, Estados Unidos da América e França, mesclando com os mais renomados conferencistas brasileiros.
Na programação do CEMPRE os destaques foram o lançamento de novo acordo setorial sobre embalagens e maior empenho para ampliar os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), também conhecidos como Ecopontos. Entre os palestrantes do X Recicle CEMPRE estiveram representantes de empresas como AMBEV, Mc Donald’s e Vigor, bem como de órgãos governamentais e de organizações civis atuantes no setor de reciclagem e reaproveitamento de resíduos, vindos de vários pontos do Brasil.
Sobre a FIMAI - A FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade é o maior evento anual do setor na América Latina. Novas tendências, inovações tecnológicas, práticas ambientais bem-sucedidas e proatividade no setor socioambiental é a marca registrada dos expositores da feira, transformando o evento em um centro gerador de experiências e de negócios importantes. Concentra mais de 400 expositores nos três dias de feira e recebe visitantes do mundo todo, com circulação média de 15 mil pessoas. A edição da Feira em 2013 movimentou cerca de 1 bilhão de reais em volume de negócios.
 
Ambientepress Comunicação

Site Login